20 setembro, 2009

Com nova lei, organizações sociais e planos de saúde são presenteados por tucanos

Serra cria “apartheid” no sistema público de saúde
O governador de São Pualo, José Serra (PSDB) cria uma lei que aumentará a “diferença” de tratamento entre o povo pobre que utiliza o SUS e os que utiliza plano de saúde.
Com a mudança, o tucano poderá ampliar a terceirização de unidades públicas de saúde para entidades privadas em São Paulo e permitirá que até 25% dos atendimentos sejam dedicados aos planos de saúde. Ou seja, os hospitais estaduais gerenciados por OSs serão reembolsados por atendimentos prestados a pacientes que tenham planos de saúde. Mais informações

A Igreja neste final de semana reflete

Sabedoria 2,12.17-20
Tiago 3,16-4,3
Marcos 9,30-37

A liturgia deste final de semana nos ensina que a presença de pessoas justas sempre incomoda as pessoas de coração duro e os corruptos e que a inveja e a ambição causam muitos males na família, na comunidade e na sociedade. Jesus anuncia novamente sua paixão e convida a todos nós a sermos pessoas humildes e a nos colocar a serviço da vida e diante da atitude dos Apóstolos de querer saber quem seria o maior, atitudes muito presente nos dias de hoje, Jesus diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

CEBs da Província Eclesiástica de Maringá se reúnem

No dia 17 de outubro as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Província Eclesiástica de Maringá (PR), que compreende as dioceses de Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão, promovem uma reunião para tratar sobre seminário provincial organizado pelas CEBs que acontecerá nos dia 13 e 14 de fevereiro de 2010.
Devem participar da reunião:
Assessores/Assessoras das CEBs das dioceses
Coordenadores/Coordenadoras das CEBs das dioceses
Vices coordenadores/Vices coordenadoras das CEBs das dioceses
Convidados: os representantes das dioceses da Província de Maringá presente no seminário do Regional Sul II realizado nos dia 12 e 13 na cidade de Ubiratã.
A temática do seminário que acontecera em 2010 será: “CEBs e Ecologia”, por que acreditamos que é preciso construir uma nova mentalidade, a Mãe Terra diante da realidade atual esta gemendo de dor, precisamos ouvir o eco do grito da Mãe Terra. Os povos do mundo inteiro querem apenas a construção de uma proposta de desenvolvimento que evite a destruição da floresta, da biodiversidade e a poluição das águas. “Querem a construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida”, mas precisamos dar a nossa contribuição no dia a dia, com pequenos gestos. As CEBs e os movimentos sociais e outros organismo precisam sonhar juntos, trabalhar juntos e construir um novo mundo que acreditamos ser possível juntos.
A reunião do dia 17 de outubro será às 14 horas, na sala da Catedral, na cidade de Maringá e terá como pauta:
Seminário Provincial das CEBs a ser realizado em 2010
- Escolha do local
- Tema
- Lema
- Assessor
- Outros

21 de setembro, dia da Árvore

Por Marcio Demari
'Quando a última árvore...
...tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come.
"Martin Luther king"
A Natureza aclama sua ajuda.
Neste último século, o meio ambiente vêm sofrendo uma grande e acelerada transformação. E muitas destas alterações na natureza são praticamente irreversíveis a curto ou médio prazo. Se continuarmos com o mesmo ritmo de desenvolvimento, sem procurarmos estabelecer limites ao manejo e preservação dos recursos ambientais, a qualidade de vida no planeta diminuirá drasticamente. Leia o artigo