10 outubro, 2009

Grupo Muzenza promove hoje encontro de capoeiristas


Mestres e alunos de diferentes Estados prestigiam o 11° Maringá Open de Capoeira, realizado pelo Grupo Muzenza de Maringá; evento vai batizar mais de 40 alunos.
Quarenta e dois alunos, de Maringá e Apucarana, vão participar do batizado e subir a graduação que possuem no grupo. As atrações que antecedem a roda de mestres e o batizado incluem a apresentação da sequência de desenvolvimento com movimentos da capoeira contemporânea, pelo professor Antena e seus alunos, dança do ventre com o grupo Mahaila Zayn, de Presidente Prudente, e acrobacias. O Mahaila Zayn é o único grupo de dança do ventre da Terceira Idade a se apresentar do Brasil. Leia aqui a materia completa publicada no O Diário

Hoje tem Maringá Open de Capoeira

As 12 horas na praça da antiga rodoviária velha tradicional roda de rua e as 17 horas no Teatro Reviver o Open de Capoeira realizado pelo Grupo Muzenza.

CUT organiza 6ª Marcha da Classe Trabalhadora

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as centrais sindicais realizam no próximo dia 11 de novembro a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora - principal mobilização do movimento sindical brasileiro desde 2004, quando foi realizada a 1ª Marcha Nacional do Salário Mínimo, e que em 2005 deu início a maior série de aumentos reais para o mínimo nas últimas duas décadas.
Neste ano de 2009, a 6ª marcha tem como principal bandeira a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, que o movimento sindical quer ver aprovada pelo Congresso ainda neste semestre.
As bandeiras da 6ª Marcha incluem ainda a ratificação das convenções 151 e 158 da OIT, a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, a atualização dos índices de produtividade da terra, a definitiva aprovação do projeto que regulamenta a política de valorização do salário mínimo, a aprovação do PL 1621/07, que estabelece direitos iguais para trabalhadores direitos e terceirizados e o projeto popular para o pré-sal.

Fonte: IHU

Em dez anos, matrículas dobram no nível superior segundo IBGE

Os indicadores sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, de 1998 a 2008, dobrou a proporção de jovens de 18 a 24 anos (alunos na idade adequada) cursando universidade. A proporção passou de 6,9% para 13,9%. A taxa bruta (independente da idade) de frequência à universidade chegou a 30% no Brasil.
A melhoria coincide, em parte, com a expansão de instituições de ensino superior, sobretudo federais, e o Programa Universidade Para Todos (Pró-Uni), do governo federal, que dá bolsas totais ou parciais para alunos pobres cursarem faculdades particulares.
No ensino médio, também houve expansão, no mesmo período, de 76 5% para 84,1% de matriculados, com uma taxa líquida (de alunos com idade compatível com a série cursada) de apenas 50,6%. Em 1998, essa taxa era de somente 30,4%. Outro indicador que avançou aponta que, no ano passado, 97,9% das crianças e jovens de 7 a 14 anos estava na escola, contra 94,7% em 1998.

Fonte: agencia estado