12 outubro, 2009

Dia da Criança: Cidadã ou Consumista?

Frei Betto
Criança precisa de afeto, de sentir-se valorizada e acolhida, mas também de disciplina e, ao romper o código de conduta, de punição sem violência física ou oral. Só assim aprenderá a conhecer os próprios limites e respeitar os direitos do outro. Só assim evitará tornar-se um adulto invejoso, competitivo, rancoroso, pois saberá não confundir diferença com divergência e não fará da dessemelhança fator de preconceito e discriminação.
É preciso conversar com elas, através da linguagem adequada, sobre situações-limites da vida: dor, perda, ruptura afetiva, fracasso, morte. Incutir nelas o respeito aos mais pobres e a indignação frente à injustiça que causa pobreza; senso de responsabilidade social (há dias vi alunos de uma escola varrendo a rua), de preservação ambiental (como a economia de água), de protagonismo político (saber acatar decisão da maioria e inteirar-se do que significam os períodos eleitorais). Leia na íntegra

Maria se mostra na cor negra


Nossa Senhora é solidária com os negros, a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação.
Com certeza hoje nas celebrações do Povo de Deus sem preconceito, muitas mulheres negras com seus bebês simbolizaram Maria que na imagem de de N. Sra se mostra negra.

Em 2010 a Romaria da Terra do Paraná será em Paranaguá

Em 2010 em Paranaguá as Romeiras e Romeiros com alegria celebrará os 25 anos de romaria, lutas, conquistas, sonhos a caminhada do Povo de Deus que não se consa e acredita que a justiça vai reinar neste mundo.

Nossa Senhora Aparecida Mãe querida



Celebramos hoje em todo o Brasil a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

No Evangelho, Maria nos ensina que o melhor caminho é "fazer sempre o que Jesus mandar" (Jo 2,1-11).
Nossa Senhora Aparecida é solidária com os pobres, deixa-se pescar por três pescadores pobres e trabalhadores no rio Paraíba em 1717 e as casas desses pobres tornam-se o primeiro templo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Nossa Senhoa brotou das águas, a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso batismo como novo nascimento.
Nossa Senhora é solidária com os negros, a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação.
Nossa Senhora é o carinho, a ternura e o sorriso de Deus para nós, os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.
O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 8 de dezembro desde que, em 1928, o papa Pio XI a declarou padroeira do Brasil, mas a partir de 1954, ela passou a ser homenageada em 12 de outubro, quando o governo brasileiro decretou esse como seu dia­ oficial.

Parabéns Criançada


As crianças aprendem o que vivem....
Se a criança vive com críticas, ela aprende a condenar
Se a criança vive com hostilidade, ela aprende a agredir
Se a criança vive com zombarias, ela aprende a ser tímida
Se a criança vive com humilhação, ela aprende a se sentir culpada
Se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente
Se a criança vive com incentivo, ela aprende a ser confiante
Se a criança vive com elogios, ela aprende a apreciar
Se a criança vive com retidão, ela aprende a ser justa
Se a criança vive com segurança, ela aprende a ter fé
Se a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma
Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo.

Autora Rosana Pinheiro dos Santos

Seminário marca a Semana Mundial da Alimentação

Realiza-se na terça e na quarta-feira, 13 e 14/10, a partir das 9 horas, no Hotel Nacional em Brasília-DF, o seminário "Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional", como parte das celebrações da Semana Mundial da Alimentação (de 11 a 17/10) e do Dia Mundial da Alimentação (16/10). O evento é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio da representação da FAO no Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O ministro Patrus Ananias (MDS) participa da abertura.

A disputa pela liberdade de expressão na América Latina

Nas últimas semanas, assistimos, assustados, aos níveis de autoritarismo atingidos pela imprensa brasileira na cobertura do golpe em Honduras. Enquanto nossa delegação parlamentar buscava em Tegucigalpa contribuir para a restituição da ordem democrática no país, a mídia nacional fazia malabarismos para legitimar um governo golpista e ignorava solenemente as inúmeras violações de direitos humanos e restrições aos direitos civis praticadas pelo governo Micheletti. Economizando decibéis, apenas registrou o fechamento e ocupação de emissoras de rádio e TV na capital pelo Exército hondurenho...continue lendo...