14 outubro, 2009

Para o presidente do Incra pesquisa que indica que 37% dos assentados não produzem nada foi direcionado

Para Rolf Hackbart, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, o número de famílias entrevistadas, considerando a amostragem "muito pequena para se tirar as conclusões apresentadas" e acusou a CNA de "direcionar" o levantamento do instituto.
O presidente do Incra contestou os resultados da pesquisa do Ibope sobre a situação dos assentamentos, divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Leia aqui a reportagem publicada no Jornal Folha de S. Paulo

MST contestou a pesquisa que indica que 37% dos assentados não produzem nada.

O Movimento dos Sem-Terra (MST), contestou a pesquisa, qualificando-a de " ridícula e arbitrária". Em comunicado à imprensa, a organização alegou que a situação de nove assentamentos não reflete a realidade e lembrou que a CNA representa grandes proprietários. " Estranhamos que o Ibope se preste a esse tipo de trabalho, para atender aos latifundiários."
A pesquisa feita por Ibope mostra que 72,3% das famílias assentadas não conseguem gerar nenhum tipo de renda com a produção de seus lotes. Desse conjunto, 37% não estão produzindo nada; 10,7% não conseguem o suficiente para garantir o próprio abastecimento; e 24,6% produzem somente o necessário para se alimentar. O bloco dos que alimentam a família e vendem excedentes, gerando renda, é de apenas 27,7%.
Leia aqui a reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo

Trabalho morto: Marx e Lênin mereceriam Nobel de Economia


Marx previu a miséria crescente dos trabalhadores e Lênin previu a subordinação da produção de bens à acumulação de lucros do capital financeiro com a compra e venda de instrumentos de papel. As suas previsões são de longe superiores aos "modelos de risco" aos quais tem sido atribuído o Prêmio Nobel e estão mais próximos da moeda do que as previsões do presidente do Federal Reserve, de secretários do Tesouro dos EUA e de economistas nobelizados tais como Paul Krugman, o qual acredita que mais crédito e mais dívida são a solução para a crise econômica. A análise é de Paul Craig Roberts.
"O capital é trabalho morto, o qual, como um vampiro, vive apenas para sugar o trabalho vivo, e quanto mais sobreviver, mais trabalho sugará". (Karl Marx)
Leia a materia publicada no boletim Carta Maior

CCJ aprova projeto que disciplina ocupação de terras na Amazônia Legal por estrangeiros

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou ontem (13), projeto de lei que regulamenta a ocupação de imóveis rurais na Amazônia Legal por estrangeiros.
A proposta determina que, para ter a posse da terra, o estrangeiro terá que ter residência e domicilio há pelo menos dez anos na região.
Pelo texto, que seguirá para apreciação do Senado se não houver recurso para votação no plenário da Câmara, a propriedade poderá ter até 15 módulos. Cada módulo na Amazônia equivale a 1.140 hectares. Leia a matéria na íntegra