20 outubro, 2009

Manifestação em Sarandi contra o envio de lixo de Maringá

Amanhã, quarta-feira o Comitê de Lutas de Sarandi vai promover outra manifestação contra o envio do lixo de Maringá para Sarandi. A manifestação começa às 9 horas saindo de frente do posto Querência e deverá estar em frente Prefeitura de Sarandi às 10 horas.

Arcebispo da Arquidiocese de Maringá lançará carta aos jovens no Dia Nacional da Juventude


No próximo domingo (25) jovens de todo Brasil vão celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em Maringá, além de uma programação com missa, apresentações culturais e shows, o arcebispo dom Anuar Battisti vai lançar uma carta redigida especialmente aos jovens. A iniciativa faz parte dos projetos aprovados na assembléia arquidiocesana realizada em 2008 e que elegeu a juventude como uma das prioridades da Igreja. Leia mais...

Cá Entre Nós


MAL TERMINEI DE FALAR sobre o desafio nacional de zelarmos pela imagem do Brasil perante a comunidade internacional que nos confiou a Copa do Mundo e a Olimpíada, e traficantes detonam verdadeira guerra entre si e com a polícia, derrubando um helicóptero oficial e matando 22 pessoas, entre as quais inocentes.
Fatos como este repercutem mal lá fora. Ainda mais agora! Não poderia ser diferente. A criminalidade é a maior mancha em nossa imagem, desviando muitos turistas para outros destinos. Afinal, quem ousa viajar para um país onde corre sérios riscos de morrer por uma bala perdida ou endereçada? Detalhe: esse país não está em guerra declarada, como o Iraque e o Afeganistão, no momento.
As perdas para o Brasil não ficam apenas no campo do turismo. Nós, próprios, sofremos as conseqüências, vivendo sob o temor da violência crescente: infelizmente, crimes de toda ordem aumentam não apenas na “Cidade Maravilhosa”; e é sabido que grande parte tem relação direta com o uso e o tráfico de drogas.
Antes que a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional se arrependam, precisamos pensar rápido em soluções de segurança. Estaria ótimo se esse fosse o principal legado dos eventos.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Maringá

Todas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acompanhe "ao vivo" as reuniões dos vereadores de Maringá. Acesse http://www.cmm.pr.gov.br/ e clique no banner "TV Câmara".

Coral da Arquidiocese de Maringá viaja para Europa

O Coral Infanto-juvenil da Arquidiocese de Maringá embarca nessa quinta-feira, 22, para a Europa, depois de entrar em acordo com a companhia aérea TAP e a agência de turismo MarkTur.
Após vários momentos de negociação, os familiares dos integrantes do coral decidiram aceitar a proposta conjunta das duas empresas de proporcionar a viagem ao continente europeu ainda neste ano para o grupo.
No final de setembro, o coral não conseguiu cumprir os compromissos agendados na Itália e Portugal por causa da greve dos pilotos da TAP. Agora, a agenda foi refeita e os maringaenses deverão se apresentar em Assis, Netuno, Roma e Fátima. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 02 de novembro.

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

A Paz e o desafio de desarmamento

Esta semana que culmina com o aniversário da fundação da ONU (24 de outubro) é internacionalmente dedicada ao desarmamento, problema que vai desde a violência nossa de cada dia, alimentada por milhões de armas pessoais que, no mundo inteiro, produzem mortes e sofrimentos para tantas pessoas, como também o desafio imenso das ogivas nucleares. Conforme a ONU, hoje, no mundo ainda existem mais de 26 mil mísseis nucleares prontos para ser acionados e detonar este pequeno planeta em questão de segundos. Há poucos dias, apesar de algumas iniciativas ambíguas no plano da defesa interna e de ser chefe de um país quase permanentemente em guerra, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ganhou o prestigioso prêmio Nobel da Paz. Dizem ter sido o reconhecimento por seu empenho de diminuir os mísseis nucleares no mundo, assim como de estabelecer a paz no Oriente Médio.
No Brasil, há quatro anos, os grupos e pessoas que trabalham pela paz perderam o referendo sobre a proibição de porte de armas por parte da população. Assim mesmo o governo tem feito constantes campanhas pelo desarmamento da população. Mesmo em meio à violência que, no país tem aumentado, as pesquisas revelam que o desarmamento tem colaborado para diminuir o número de assassinatos e acidentes fatais no dia a dia dos brasileiros. Conforme o jurista Dalmo Dallari, "a partir do programa de desarmamento, posto em prática pelo governo federal...continue lendo...

Relator da ONU defende ação do MST no Brasil

O advogado belga Olivier De Schutter, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Alimentação, defendeu dia 16 em Brasília a estratégia do Movimento dos Sem-Terra (MST) de ocupar terras e exigir sua destinação para a reforma agrária. "É uma forma de chamar a atenção para o problema", disse De Schutter em entrevistacoletiva, segundo informações da Agência Brasil.
O relator também fez referências à concentração fundiária no País, que, além de ser alta na comparação com outros países, aumentou nos últimos anos, conforme levantamento estatístico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro. "A concentração fundiária é um problema no Brasil", apontou De Schutter.
O relator da ONU veio ao Brasil para participar de um seminário internacional sobre direito à alimentação, organizado pelo Ministério doDesenvolvimento Social, e para coletar dados para um estudo sobre problemas relacionados à alimentação ao redor do mundo. Segundo suas declarações, o acesso à terra é uma das questões centrais no debate sobre a produção de alimentos. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Convite

Clique na imagem para ampliar

Seminário em Curitiba debate os rumos do pré-sal


O seminário proposto pelo governador Roberto Requião e organizado pela Casa Civil acontecerá no dia 22, das 9 às 13 horas, no Canal da Música, em Curitiba, aberto ao público, com transmissão pela TV Educativa.
"Pré-sal - o Brasil no caminho certo" é o tema do seminário que será realizado em Curitiba na próxima quinta-feira (22). Promovido pelo Governo do Estado, com o apoio dos partidos políticos paranaenses, o evento objetiva apoiar a mudança do marco regulatório e apontar alternativas para a distribuição de royalties, propondo que contemple todos os estados brasileiros.
Participarão do seminário, os ministros Edison Lobão, de Minas e Energia e Paulo Bernardo, do Planejamento, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, deputados federais e dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação dos Engenheiros da Petrobrás.
Endereço: Rádio e Televisão Educativa do Paraná
Rua Julio Perneta, 695 - Mercês Cep: 80810-110
Curitiba - Paraná

Lançamento do DVD de treinamento do Curso de Dinâmica para Líderes-CDL 1º nível