03 novembro, 2009

28 de janeiro dia do combate ao trabalho escravo no Brasil

Dia 28 de janeiro será dedicado ao combate ao trabalho escravo no Brasil. O projeto de lei aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados foi sancionado no final da última semana pelo presidente em exercício, José Alencar, em Brasília. Junto à data, também será instituída a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Em 2004, o dia 28 de janeiro foi marcado pelo assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, três auditores e o motorista, quando apuravam denúncia de trabalho escravo na zona rural de Uma (MG). Veja mais informações

SAMU de Maringá

Desde 01º de novembro o SAMU de Maringá está com seis funcionários à menos. Cinco auxiliares de enfermagem e uma enfermeira foram demitidos injustamente, diante da proibição de dois vínculos empregatícios. Até agora, não houve reposição dos funcionários que foram demitidos, inclusive os demitidos no mês passado. Mais ainda, das quatro ambulâncias, em determinados períodos, apenas duas estão rodando...continue lendo...

Cá Entre Nós



TRANSCORRIDOS apenas cinco dias de eleições do CRCPR, até às 15h30 desta terça-feira, 8.293 contabilistas já haviam votado, sendo fácil prever que todos aqueles habilitados a fazê-lo – pouco mais de 25 mil -, deverão cumprir a sua obrigação antes do prazo final, que é 12 de novembro. E é recomendável não deixar mesmo para o último instante. Cá entre nós, a votação pela internet facilita bastante!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Gripe suína no Paraná

Conforme boletim da Secretaria da Saúde divulgado hoje, foram confirmados 27.114 casos, sendo que 277 tiveram complicações e morreram.
As mortes ocorreram entre 14 de julho e 27 outubro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 56% eram mulheres e 44%, homens. Quanto à faixa etária, 61,4% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 19,9% entre 50 e 59 anos e 9,4% entre 5 e 19 anos.
Dos 27.114 casos confirmados, 922 são de gestantes, o que equivale a 3,4%.
As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (9.584), Cascavel (2.612), Pato Branco (2.351), Francisco Beltrão (2.250), e Cornélio Procópio (1.758).
E as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (85), Cascavel (22), Maringá (21), Foz do Iguaçu (19), Campo Mourão (14), Londrina (14), Jacarezinho (13) e Toledo (12).

Seminário Economia e Vida

As Cáritas Brasileira provomove seminário em Maringá, neste próximo fim de semana com o tema: Economia e Vida com o objetivo de refletir sobre a vivencia da Economia Solidária a partir dos Fundos Solidários bem como articular a Campanha da Fraternidade Ecumenica de 2010.
Não haverá custos para os participantes.
Campanha da Fraternidade 2010 Ecumênica
“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c)
Data: 07 e 08 de Novembro 2009
Local: Arquidiocese de Maringá: Paróquia Santo Antonio Rua: Vereador Joaquim P. de Castro nº 267 –Vila Santo Antônio - cidade de Maringá Paraná
Vejam aqui como fazer a inscrição e a programação

Inscrições para o 23º Curso de Verão


10 a 17 de janeiro de 2010 na PUC de São Paulo
Tema: Política e Comunidades Humanas: por uma prática popular transformadora

É um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.
Destinatárias/os: Jovens e pessoas comprometidas com trabalhos pastorais, comunitários e com os movimentos populares e suas causas.
Ficha de Inscrições aqui
Mais informação com a programação aqui

Dia Mundial contra a Pneumonia

A doença Pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos
Alerta está no fato de a vacina contra a doença existir desde o ano 2000, mas estar disponível apenas em países ricos.
No primeiro Dia Mundial contra a Pneumonia, lembrado ontem (2), um projeto conhecido como Aliança Gavi quer vacinar 130 milhões de crianças, sobretudo em países pobres, até 2015.
Dados da parceria, que inclui a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), indicam que uma criança morre a cada 15 segundos vítima da doença, sendo que 98% das mortes são registradas em países pobres.
De acordo com a Aliança Gavi, a pneumonia é uma inflamação severa dos pulmões, geralmente provocada por uma infecção. A doença é responsável por uma em cada quatro mortes de crianças, mais do que as mortes provocadas pela aids, pela malária e pelo sarampo juntos. Todos os anos, aproximadamente 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos morrem vítimas de pneumonia.

Brasil deve ampliar em quatro vezes a atual capacidade da rede pública de armazenamento do sangue retirado do cordão umbilical

O material serve de fonte de células-tronco para transplante de medula óssea, tratamento indicado na cura de doenças que afetam o sangue como, por exemplo, leucemia e linfoma.
Caso as pesquisas em fase pré-clínica venham a atingir o resultado esperado, elas poderiam auxiliar tanto no tratamento de lesões da medula quanto em sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), regenerar músculos ou ser uma alternativa para outros casos de lesões irreversíveis em vítimas de acidentes e mesmo no mal de Parkinson.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, a meta é aumentar a oferta, estimada hoje entre 12 mil e 13 mil bolsas, para um total de 50 mil.
De acordo com a assessoria de imprensa do Inca, os Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) que formam a rede Brasilcord serão expandidos por meio de um programa a ser desenvolvido com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).