05 novembro, 2009

Para refletir

"Sonha e serás livre de espírito...
luta e serás livre na vida."
Che Guevara

Compartilho um sentimento

Aos visitantes deste blog que pertencem a Arquidiocese de Maringá, acredito que compreenderá melhor.
Com relação:
1) 3º encontrão Arquidiocesano das CEBs
2) CEBs como prioridade

1)
3º encontrão Arquidiocesano das CEBs
Que pena, o 3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs que seria realizado no mês de outubro não aconteceu, foi transferido para ano que vem. A coordenação atual colocou os motivos, procuro entender as razões, mas que pena...
Tanto o 1º Encontrão realizado no dia 22/10/2005 com o tema “com firmeza e com carinho, para retomar o cominho”, como o 2º encontrão realizado no dia 23/09/2007, com o tema “celebrando a vida com carinho e ternura” foram motivador, expressivo, profético, revelador da face das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
O povo de Deus participou e pode ver revelado a face de nossa Igreja comprometida e que sabe com muita alegria, festa celebrar e acolher todo o povo Deus.
Após a realização do 1º e do 2º encontrão muitas pessoas através de e-mails, por telefone e pessoalmente demonstraram sua alegria, satisfação e desejo que o Encontrão Arquidiocesano das CEBs continue acontecendo.
O 3º Encontrão foi proposto para ser realizado no mês de outubro e aprovado pelo clero e pelo Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora como evento prioridade para este ano de 2009, que com a graça de Deus novamente ele seja aprovado como evento prioridade 2010.
2)
CEBs como prioridade
Trago presente comigo a assembléia arquidiocesana em que as CEBs foram assumidas como prioridade.
Muito de vocês estava presente, e como foi lindo ver padres, leigas e leigos, religiosos (as) defendendo as CEBs, “torcendo” para que ela fosse assumida. Foi á prioridade que mais teve manifestação a favor, foi lindo demais.
No dia da assembléia, minutos antes do inicio, não sei se dom Anuar lembra, conversávamos e com muita esperança pedir a ele para durante a assembléia ter todo carinho para com as CEBs, e graças a Deus, por diversas vezes durante a assembléia ele referiu as CEBs, e referiu as CEBs mesmo, pronunciando o nome CEBs e Acredite, até hoje sua voz soa como um salmo de esperança.
Acredito que a prioridade CEBs precisa ir alem da perspectiva da Cartilha que foi proposto.
Essa prioridade ela tem “característica” diferente das outras prioridades assumidas, por que ela tem haver com a estrutura de nossa arquidiocese, de nossas paróquias, então vejo que precisa ser dado destaque a prioridade CEBs.
Esse destaque as CEBs deve ser expressivo para o povo e principalmente expressivo para a “equipe” de decisão da arquidiocese.
Acredito nas CEBs como sendo o braço da Igreja que alcança todas as pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos.
Com as CEBs a Igreja mostra sim, que pessoas de idades diferentes, pessoas de carisma diferente são capazes, de sentarem juntas, de convier juntas, de assumir compromissos juntas, de celebrarem juntas.
Com as CEBs a Igreja mostra sim que a amizade, a ajuda mutua entre as pessoas é possível sim.
Com as CEBs a Igreja chega até os que participam e também chega ate as pessoas afastadas sem correr o risco de ser um aproximar passageiro, sem correr o risco de ser um aproximar direcionando apenas para uma direção.
Com as CEBs a Igreja leva o povo iluminado pela Palavra de Deus a ver a realidade e se comprometer com ela.
As CEBs são espaço de vivencia fraterna, semente de novas relações na Família, na rua, no bairro, na cidade, na sociedade.
Acredito sim, que as CEBs seja o sonho de Deus.

Debate sobre o pré-sal na cidade de Maringá

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Maringá realiza um debate, nesta sexta-feira (6), sobre o pré-sal e o novo marco regulatório do petróleo, com a participação do Deputado Federal André Vargas.
O objetivo do seminário é aprofundar a discussão diante de toda sociedade sobre as descobertas na camada pré-sal, o regime de partilha, a criação da Petrosal e a política de distribuição de royalties.
O Diretório Municipal do PT convida ao encontro todos os demais partidos políticos, movimentos sociais e setores da sociedade para conhecer, debater e divulgar o Projeto do Pré-Sal apresentado pelo governo brasileiro, visando diálogo e contribuição.
O encontro será realizado, às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Maringá (Av. XV de Novmebro, 514 – Zona 01).
Mais informações com o Presidente do Partido: José Eudes (44) 8418-4322

Lar Escola da Criança de Maringá - Churrascada Beneficente

O Lar Escola da Criança de Maringá, estará realizando sua última Churrascada Beneficente de 2009.
Data: 15 de Novembro
Horário: 11h30 às 14h
Valor: R$ 15,00
Endereço: Rua Martin Afonso, 1441 - Jd. Novo Horizonte – Maringá-Pr.
Informações: (44) 3227-3030
Cardápio para almoço no local: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; arroz a grega; farofa; pão; Salada de tomate; salada de cebola romana; maionese; salada de cenoura; salada de repolho chinesa; mix de folhas; mandioca cozida, molhos e vinagretes.
Cardápio para marmitex: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; farofa; pão; Salada de tomate; maionese; salada de repolho chinesa. O marmitex Poderá ser retirado das 11h às 13h e não há necessidade de trazer vasilhas.
Sobremesas e bebidas à parte.
Obs.: Isento de convite, menores de 8 anos, acompanhado dos pais.

Pastoral Carcerária da Regional Sul 4 divulga nota repudiando violência em presídios de Santa Catarina

Após a divulgação de um vídeo pela mídia brasileira no qual mostra-se alguns presos do Complexo Penitenciário São Pedro de Alcântara e do Presídio de Tijucas, em Santa Catarina, sendo violentados por policiais, a Pastoral Carcerária da Regional Sul 4 (Santa Catarina) emitiu uma nota de repúdio e indignação pelos fatos mostrados, divulgada no site da CNBB.
Segundo a nota “não se faz segurança pública pela repressão e descaso com o sistema prisional”. Leia a nota

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Maringá

Nada substitui a presença, mas na impossibilidade de estar presente na sessão da Câmara de Vereadores você pode acompanhar todas as terças e quintas-feiras, a partir das 16h, "ao vivo" as reuniões dos vereadores de Maringá. Acesse http://www.cmm.pr.gov.br/ e clique no banner "TV Câmara".

Beatificação de João Paulo II



Coforme publicado no jornal italiano La Repubblica no dia três, com base em fontes do Vaticano, entre abril e maio de 2010 será oficializada a beatificação do papa João Paulo II, falecido em abril de 2005.
De acordo com o jornal, resta definir qual será o local da cerimônia. Círculos mais ligados à Santa Sé preferem Roma, com apoio das autoridades locais, mas outro setor defende que a beatificação seja proclamada na cidade polonesa de Cracóvia, onde o então cardeal Karol Wojtila era o titular da diocese quando foi escolhido para suceder João Paulo I, em 1978.

Fonte: CNBB

Paraná aderem ao Pronasci

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) será o primeiro do país a aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
A cerimônia de assinatura do termo ocorre nesta quinta-feira (5), às 14h30, em Londrina (PR), com a presença dos ministros Tarso Genro, da Justiça, Paulo Bernardo, do Planejamento, do governador Roberto Requião e dos prefeitos envolvidos no consórcio.
A entrada do Cismel no Pronasci beneficiará os municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Rolândia, Tamarana, Sertanópolis e Arapongas.

Nota da CPT-MG à Imprensa e à sociedade

CPT -Comissão Pastoral da Terra – MG
Assunto: Falta de Reforma Agrária em Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha, MG, causa ameaças de morte à Irmã Geraldinha (Geralda Magela da Fonseca). Leia aqui a nota