16 novembro, 2009

Fórum alternativo exige políticas públicas para combate da fome mundial

"Precisamos de políticas públicas que coloquem os que produzem a comida do mundo no centro", é o que exigem os organizadores do Fórum "Soberania alimentar dos povos já!", realizado em Roma, de sexta (13) até amanhã (17). A proposta é pensar soluções para a crise alimentar que afeta a mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O fórum é uma alternativa à oficial Cúpula Mundial sobre a Segurança Alimentar, das Nações Unidas, também realizada em Roma, de hoje até quarta. Veja as informações na íntegra.

Entrevista com Franklin Frederic

Links do Programa Palavra Ética da TVC/BH sobre Águas Minerais do Sul de Minas: Santuário ecológico agredido pela transnacional NESTLE e pela privatização das Águas.
Entrevista com Franklin Frederic, ativista ambiental, na TV Comunitária de Belo Horizonte ( 01/10).
Entrevistadores: professora Delze e frei Gilvander.
Clic nos links abaixo e assista ao programa
São 5 partes:
parte 1 = http://www.youtube.com/watch?v=YQAh4iL0H5w
Parte 2 = http://www.youtube.com/watch?v=xLt6vzT5sC0
Parte 3 = http://www.youtube.com/watch?v=mRnc2GXT4vg
Parte 4 = http://www.youtube.com/watch?v=Kydc-G9CyBk
Parte 5 = http://www.youtube.com/watch?v=eoLzLLx1B-s

Encerramento do Ano Catequético

A Arquidiocese de Maringá, no dia 22, às 13h30 no Ginásio de Esportes Tancredo Neves em Sarandi, fará o encerramento oficial do Ano Catequético. Às 16h o arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti, irá presidir a Santa Missa que deve contar com a presença de cerca de 3 mil catequistas. Na ocasião será distribuída uma Bíblia para cada um dos catequistas. A Bíblia foi confeccionada especialmente para esta ocasião.

Vídeo sobre o Dia Nacional da Consciência Negra


Padre Ivaldir Camaroti dos Reis apresenta um vídeo sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. "Vivemos em um Brasil que ainda não foi capaz de reparar o pecado da escravidão", comenta o padre.
Pe ivaldir é assessor Arquidiocesano da Pastoral Afro e pároco da Paróquia Santa Joaquina de Vedruna, na Arquidiocese de Maringá.
Assista o vídeo aqui

Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil, desde a década de 1960, é dedicado à reflexão sobre o respeito e a inserção da negra e do negro na sociedade brasileira.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
O Brasil é um país onde a mistura das raças branca, negra e índia deu lugar a uma demografia colorida, mas demarcada, no entanto, por altos índices de preconceito.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência da negra e do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o Brasil (1594).

Zumbi dos Palmares
Zumbi nasceu em Alagoas (1655-1695) e é considerado o principal símbolo da luta e resistência do povo negro no Brasil. Zumbi, na língua afro, quer dizer guerreiro e foi esse o nome que adotou quando passou a assumir a luta contra a escravidão no Quilombo, local onde se situavam várias comunidades negras, nos Palmares. Liderando uma guerra civil contra portugueses, Zumbi ficou cerca de 14 anos numa intensa batalha até que numa emboscada foi morto. Seu corpo foi mutilado e sua cabeça decepada e enviada ao Recife, em Pernambuco, onde foi exposta em praça pública. Zumbi morreu no dia 20 de novembro, ficando conhecido com o grande líder da "primeira república verdadeiramente livre das Américas". Até hoje, a data é comemorada em todo o Brasil, com comemorações que relembram a sua coragem, força e fé.

6ª Jornada Artístico-Cultural de Educação e Relações Étnicas

Com o tema “Conflitos Raciais e o Desafio da Igualdade" no dia 19, Paraná realiza 6ª Jornada Artístico-Cultural de Educação e Relações Étnicas, promovido pelo Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas (NEERE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A jornada está ligada à Semana da Consciência Negra, celebrada nacionalmente em memória do líder negro Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, data escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra.
O evento contará com a presença de Frei João Xerri, fundador do Grupo Solidário São Domingos, responsável pelo estreitamento dos vínculos entre o Brasil a África do Sul.
Na ocasião será lançado o livro “Agenda Latino-americana 2010”, organizado no Brasil sob responsabilidade de Frei João Xerri. O trabalho conta com a participação de nomes como José Saramago, Leonardo Boff, Frei Betto entre outros.

Número de empregos com carteira assinada passa de 1 milhão

O Brasil conseguiu criar 1.163.607 de postos de trabalho até outubro. Somente no mês passado, foram gerados 230.956 empregos com a admissão de 1.433.915 pessoas e demissão de 1.202.959.
Entre os setores, os que mais de destacaram foram a indústria de transformação, o setor de serviços e o comércio.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) estão sendo divulgados agora no Ministério do Trabalho.

Dia da Consciência Negra

Programação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB) para comemorar o Dia da Consciência Negra:
Apresentação do Grupo Fogança
Mesa Redonda: RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
19 as 19:00h – Auditório do Bloco C-67
Componentes:
Prof. Renilson Menegassi
Mãe Glória de Abe
Pai Jorge Baba Omodjare
Prof. Eronildo José da Silva - mediador
Mesa Redonda: ENSINO E HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
20 as 19:00h – Auditório do Bloco H-35
Componentes:
Prof. Delton Aparecido Felipe
Prof. Jairo Carvalho
Prof. José Henrique Rollo Gonçalves
Profa. Ana Lúcia Silva
Prof. Luciano Gonsalves Costa - mediador
Inscrições no local
Exposição: INTELECTUAIS NEGROS NO BRASIL
Biblioteca Central de 20 a 28 de novembro

Realização: Departamento de Ciências Sociais
Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros

Últimos dias para inscrição no Vestibular do Cesumar - Maringá-Paraná

As incrições pra o Vestibular do Cesumar conforme esta no site encerram-se no próximo dia 18. Para 2010, a instituição oferece 3005 vagas em 46 cursos e entre as opções está o novo curso de Engenharia Ambiental, que dispõe de 60 vagas no período noturno. A primeira turma inicia as aulas no ano que vem.
Alguns cursos estão oferecendo também novos períodos, além dos que já existiam em 2008. São eles: Estética e Cosmética, Agronomia e Engenharia Civil, que passaram a contar com o período matutino, além do noturno. Já o curso de Biomedicina conta agora com a opção de horário noturno, além do matutino já tradicional e o curso de Fisioterapia deixou de ser integral, passando a ser ofertado em dois períodos, matutino e noturno.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site e preencher o formulário de inscrição. A taxa é de R$ 70 e pode ser paga em qualquer agência bancária.
As provas do vestibular serão realizadas no dia 22 de novembro no período da tarde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3027-6360.

Carta aberta de Cesare Battisti a Lula e ao Povo Brasileiro

Como última sugestão eu recomendo que vocês continuem lutando pelos seus ideais, pelas suas convicções. Vale a pena! Por Cesare Battisti
Leia aqui a carta aberta de Cesare Battisti, que como nós, acreditou e acredita em um mundo novo.

Dia da Consciência Negra: diversas ações marcarão a semana do 20 de novembro

Ao longo da semana em que se celebra na sexta-feira o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro -, serão realizados vários eventos e debates em todo o Brasil. Veja abaixo as programações dos eventos divulgados pelo governo federal - entre os quais, o ato público marcado para as 18 horas de sexta-feira, 20/11, em Salvador-BA, na Praça Castro Alves, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Programações dos eventos:
Programação da Seppir
Semana do Benin
Agenda 20 da Fundação Palmares II Diálogos Brasil África - Semana da Consciência Negra