25 novembro, 2009

Locais de prova do Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) que estava marcado para os dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiado depois de uma das provas ter sido furtada de uma gráfica de São Paulo que estava imprimindo o material, serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro a 4,1 milhões de estudantes.
Tanto no sábado (5) como no domingo (6), os portões serão abertos ao meio-dia e ao exame começará a ser aplicado às 13h. No primeiro dia, os exames serão de ciências da natureza e humanas. No segundo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 durante os dois dias.
Os/As candidatos podem consultar no site os locais onde farão prova. Os participantes também receberão em casa os cartões de confirmação de inscrição até 30 de novembro. No cartão, também há as informações sobre os locais e horários do exame. Quem não receber pode consultar essas informações pela internet ou pelo telefone 0800 61 61 61.
A partir deste ano, o exame é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Novena de Natal 2009 dedicado as CEBs


Novena de Natal 2009 dedicado as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
Palavra de Deus na vida do Povo
"CEBs - uma proposta de Igrejas nas casas. Pense nisso."
"Chega em suas mãos o material que deverá ajudar toda a comunidade a se preparar para o Natal do Senhor. É apenas um instrumento para reunir as pessoas e as famílias. Sabemos que CEBs é muito mais que este livretinho. CEBs é uma maneira de ser Igreja nos grupos pequenos e diariamente. Há alguns que expressam que dia tal é dia de CEBs. Na verdade esta pessoa não entende nada, pois CEBs é 24 horas por dia, 30 dias por mês e 365 dias e algumas horas por ano. Ou seja: a todo momento e em toda circunstância terá alguém em nome do Evangelho, na força do Ressuscitado, no dinamismo do Espírito e na realidade criativa do Reino para fazer acontecer a experiência de Deus na comunidade."
Veja a aqui a Novena de Natal, um belíssimo livro preparado pela Diocese de São José do Campos

Entrevista especial com Frei Gilvander Moreira

Conflitos Agrários em Minas Gerais: as ameaças à religiosa e ao MST. Em entrevista Frei Gilvander Moreira falou sobre o que está por trás dessa disputa por terras que vem se intensificando no estado mineiro, e das ameaças que aqueles e aquelas que lutam pela terra vêm sofrendo. “Há impunidade para os jagunços e mandantes de assassinatos de camponeses, porque quem morre, ou quem perde seus entes queridos, ou quem sofre toda sorte de violência, de abuso, de coação, de ameaça, ou coisas do tipo são os pobres”, afirmou. Veja a entrevista

“Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas”

A pesquisa das sociólogas Miriam Abramovay e Mary Castro, que ouviram mais de 2 mil brasileiros/as entre 15 e 29 anos mostra que no item confiabilidade e credibilidade, a família apareceu em primeiro lugar, com 68,3% das opiniões. A Igreja Católica com 15,3%, as igrejas evangélicas, com 11,3%, e o candomblé, com 4%, superaram instituições como as assembléias legislativas e câmaras de vereadores, com 1,6%, o Congresso nacional, com 1,5%, e os políticos, com 1,7%. Leia a notícia publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação.