09 dezembro, 2009

Fotos 25 anos MST

Fotos do XVIII Encontro Estadual dos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), realizado no Assentamento Ireno Alves – Vila Velha em Rio Bonito do Iguaçu no Paraná, Entre os dia 14 à 17 de outubro onde Pe João Caruana e outros receberam homenagem Prêmio Luta Pela Terra. Aqui mais fotos.

20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra será feriado em Londrina-Pr

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Mendes de Sousa, convidam para a solenidade de assinatura da Sansão do Feriado de 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao líder maior Zumbi dos Palmares.
A solenidade contará com a presença do Ministro de Estado Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Edson Santos de Souza.
Para José Mendes de Sousa a participação das pessoas é de fundamental importância para a construção desse momento, que se configura como marco histórico para Londrina, cidade que se sobressai como vanguarda, sempre, na adoção de “políticas públicas universais que atendam às necessidades de todos os cidadãos e cidadãs e tratem desigualmente os desiguais”
Data: 10 de dezembro
Horário: 10h30min
Local: Calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

CPT é tema de questões do Enem

Confira as duas questões envolvendo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), na última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, na área Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que envolveram a Comissão Pastoral da Terra:
- QUESTÃO: A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.

OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e
reforma agrária. Revista Estudos Avançados. Vol. 15 n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.

Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região
(A) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.
(B) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.
(C) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.
(D) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.
(E) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.
(Gabarito: B)

- QUESTÂO: Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas.

“Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo”.
Disponível em:
http://www.mte.gov.br. Acesso em: 17 mar. 2009 (adaptado).

Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles

(A) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho.
(B) defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias.
(C) substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados.
(D) encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores.
(E) fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.
(Gabarito: D)

Fonte: CPT

Esperança

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade."
(Cardeal Suenens)

Cá Entre Nós


PEÇO MAIS UMA vez aos colegas que não deixem passar a oportunidade de exercer a solidariedade em relação a pessoas que realmente precisam do nosso apoio, participando do Natal Solidário dos Contabilistas.
A campanha já está em andamento pelo menos em Curitiba, Londrina, Maringá e Paranavaí, arrecadando alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e brinquedos para as casas que oferecem estadia e alimentação a familiares e pacientes carentes, em tratamento nos hospitais dessas cidades.Em Curitiba, vamos ajudar a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia –APACN; em Londrina, a Casa de Apoio Madre Leonia; em Maringá, a Fundação Oásis; e em Paranavaí, a Casa da Criança de Paranavaí.
Na capital, as doações podem ser entregues na recepção do CRCPR, Rua XV de Novembro, 2.987 – f. 3360-4700; no regional de Londrina, na Rua Espírito Santo, 199 – f. 3375-0591; em Maringá, na Av. Carneiro Leão, 135 - Sala 404 – f. 3262-2421. Em Paranavaí, Rua Rio Grande do Norte, 1.365 A – F. 3045-1491.
Informe-se sobre a campanha em sua região. Participe! Contabilize boas ações!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

FGTS para domésticas

O governo pretende apresentar em 2010 um projeto de lei que garanta aos trabalhadores e trabalhadoras domésticos o direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Segundo o ministro da Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, Edson Santos, “No Brasil há 6 milhões de trabalhadoras domésticas. Destas, apenas 25,8% têm carteira assinada. Nosso país guarda ainda muitos resquícios do período escravagista, e por causa da necessidade de sobrevivência (dessas profissionais) muitas acabam aceitando a informalidade”,

Projeto Ficha Limpa poderá entrar na pauta da Câmara

Há mais de dois meses o Projeto de Lei de iniciativa popular (PLP 518/09), da Campanha Ficha Limpa, foi entregue na Câmara dos Deputados. A expectativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é de que o projeto possa entrar hoje (9) na pauta do plenário, Dia Mundial de Combate à Corrupção. O MCCE promove hoje um dia de mobilização a favor do Projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados.