21 janeiro, 2010

Campanha SOS HAITI já arrecadou R$ 285.264,82

No dia 15 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira lançaram a Campanha SOS HAITI e já arrecadou R$ 285.264,82 que serão destinados à compra de materiais de primeira necessidade e alimentos.
Segundo o assessor da Cáritas, José Magalhães de Sousa, este valor será depositado ainda esta semana em conta da Cáritas da República Dominicana, aberta especificamente para socorrer as vítimas do terremoto no Haiti.
“Enviaremos os recursos ao Haiti através da Cáritas de Santo Domingo, que acompanha de perto o socorro ao Haiti. O secretário latinoamericano da Cáritas, Antonio Sandoval, também está no Haiti”, disse Magalhães.
No próximo final de semana, a maioria das dioceses realiza, em suas paróquias e comunidades, coletas em favor da Campanha atendendo à solicitação da CNBB e da Cáritas. De acordo com o assessor da Cáritas, a expectativa é de que as doações cheguem a pelo menos dois milhões de dólares.
Foram abertas três contas para receber doações:
Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0;
Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1;
Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.

Curso de SPED - Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Contábil e Fiscal Digital

Labor Jurídico em Parceria com o Instituto Mercosul e a ACIM realizam na cidade de Maringá, no dia 5 de fevereiro , o Curso de SPED - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Contábil e Fiscal Digital, duração de 08 horas, das 08h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
Palestrante: A renomada Dra. Lúcia Helena Young, uma das melhores tributaristas do Brasil, professora de pós graduação e autora de diversos livros na área tributária. Veja a programação

I Feira Mundial e I Forum Social de Economia Solidária

Amanhã (22), tem início em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária que deve reunir empreendimentos de aproximadamente trinta países, de todos os continentes. Segundo Irmã Lourdes Dill, Coordenadora do Projeto Esperança/ Cooesperança, a agitação na cidade já começou com a chegada de algumas caravanas. Já o I Forum Social de Economia Solidária que também começa amanhã e termina na mesma data em que a Feira em Santa Maria, no próximo dia 24, acontece no Colégio Irmão José Otão, ao lado do Centro de Referência de ES.
O 1° Forum nasce num momento propício em que se dá maior visibilidade à caminhada da Economia Solidária (ES). O evento pretende dar enfoque a este modelo econômico alternativo, por meio da troca de experiências, como uma saída para as crises ambiental, alimentar e econômica.
Veja aqui a programação

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
O 21 de janeiro é também o Dia Mundial da Religião.
A Lei 11.635 que institui a data foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de dezembro de 2007.
Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 21 de janeiro.
Art. 2o A data fica incluída no Calendário Cívico da União para efeitos de comemoração oficial.
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 27 de dezembro de 2007; 186o da Independência e 119o da República.

Rezar, pensar, mas não esquecer do Haiti

Por Dom Anuar Battisti
Tocados pela triste e chocante realidade do povo Haitiano depois do inesperado e violento terremoto que não só destruiu a capital Porto Príncipe, mas matou milhares de seres humanos, entre eles a nossa querida Zilda Arns, o mundo todo tem demonstrado uma solidariedade impressionante, capaz de unir todas as nações no mesmo sentimento. Acabaram-se, ainda que momentaneamente, até as diferenças políticas de alguns países. Toda essa sensibilidade humana, que levou a inúmeras iniciativas, não pode acabar tão cedo.
O país, que já estava entre aqueles com a maior população vivendo abaixo do nível da pobreza, agora certamente nem classificação social possui. Mas se mantém vivo através...continue lendo...

Falecimento



A pedido do leitor
Lamentamos informar o falecimento do nosso companheiro JOSE LUIZ ROCHA RODRIGUES.
O velório será hoje, dia 21/01, a partir das 21:00 horas e o enterro acontecerá amanhã, às 10:00 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

DM do PT de São Carlos

Pesquisadora diz que terremotos ocorrem todos os dias e não há como evitá-los

O tremor sentido ontem (20) no Haiti, de 6.1 graus na escala Richter teve intensidade bem menor do que o ocorrido há uma semana, 7 graus, que destruiu inúmeras construções, causando dezenas de milhares de mortes.
A diferença de um ponto, de 6 para 7 por exemplo, significa que a amplitude de seu chão aumentou 10 vezes”, explicou a pesquisadora do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Mônica Von Huelsen.
A pesquisadora disse que os terremotos ocorrem todos os dias e não há como evitá-los porque as placas tectônicas estão em constante movimento. Alguns países, no entanto, sabem que estão propensos a terremotos e têm uma infraestruta específica para reduzir os danos entre seus habitantes, como é o caso do Japão. Outros, como o Brasil, são menos afetados por estarem distantes das bordas das placas tectônicas. Leia na íntegra

Para refletir

“A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância e se transforma em fraternidade e responsabilidade social”.
A paz é uma conquista coletiva.
Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas do bem comum”.

Zilda Arns
(último parágrafo do discurso que ela faria no Haiti).

Somos Feias, Mas Estamos Aqui

Nou lèd, nou la! Somos feias, mas estamos aqui
Uma das primeiras pessoas assassinadas em nosso país foi uma rainha. Seu nome era Anacaona e ela era uma índia Arawak. Ela era poeta, dançarina e pintora, também. Ela governava a parte oeste de uma ilha tão exuberante e verde que os Arawaks a chamavam de Ayiti, terra de grandeza. Quando os espanhóis chegaram pelo mar à procura de ouro, Anacaona foi uma de suas primeiras vítimas. Ela foi estuprada e morta e sua aldeia foi saqueada. A terra de Anacaona é agora frequentemente chamada de o país mais pobre do hemisfério ocidental, um lugar de contínua conturbação política. Assim sendo, para alguns, é fácil esquecer que esta nação foi a primeira república negra, terra dos primeiros afrodescendentes a extirparem a escravidão e a criarem uma nação independente, em 1804.
Eu nasci no Haiti durante o regime ditatorial de Duvalier. Quando eu tinha quatro anos, meus pais deixaram o Haiti à procura de uma vida melhor nos Estados Unidos. Eu tenho que admitir que a motivação deles era mais econômica que política, mas como sabem todos que conhecem o Haiti, economia e política estão intrinsecamente relacionadas; em geral, quem está no poder é quem determina se as pessoas terão ou não o que comer.
Eu hoje tenho...
Leia com atenção este belo texto da escritora americana-haitiana EDWIDGE DANTICAT