22 janeiro, 2010

Ampliada licença-maternidade de quatro para seis meses

Instrução normativa publicada hoje (22) no Diário Oficial da União regulamentou a adesão das empresas privadas à licença-maternidade de seis meses. Aprovada em setembro de 2008, a extensão até agora só valia para funcionários do setor público.
As trabalhadoras grávidas já poderão contar com a licença-maternidade ampliada se o empregador aderir ao Programa Empresa Cidadã. Elas têm até um mês após o parto para fazer o pedido à empresa, que poderá fazer a adesão na página da Receita Federal na internet e fazer o desconto no Imposto de Renda. Para as funcionárias em licença-maternidade, no entanto, o prazo para pedir a prorrogação da licença-maternidade acabou hoje (22). Veja a informação na íntegra

Mosquito da dengue avança em cidades da região de Maringá

Em Doutor Camargo a cada 100 casas, 20 tem focos do mosquito. Um índice quatro vezes maior do que o registrado anteriormente.
Em Sarandi servidores públicos estão sendo remanejados para preparar o primeiro levantamento rápido de infestação realizado em seis meses .
Em Maringá o índice de infestação médio é de 3,8%. 9 casos da doença foram confirmados e 90 notificado, segundo a regional de saúde.
Ouça aqui a reportagem da CBN Maringá

Cultivo de cana-de-açúcar para produzir etanol não afetou cultivo de alimentos, segundo os estudos

A ideia de que há uma guerra por espaço acontecendo no interior do Brasil entre o plantio de comida e a produção de biocombustíveis é errada, dizem especialistas. A expansão do cultivo de cana-de-açúcar para produzir etanol não afetou, até hoje, áreas de cultivo de alimentos, segundo os estudos.
"Até aconteceram mudanças localizadas de cultura, mas no todo não foi significativo. Existem 200 milhões de hectares de pasto no Brasil. Não são os cinco milhões que a cana ocupa que vão fazer falta", diz Roberto Schaeffer, especialista em energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de um trabalho sobre o assunto na última edição da revista científica "Renewable Energy".
O Brasil tem 60 milhões de hectares dedicados à agricultura. Leia na íntegra

528 presbíteros inscrito para o 13º ENP

Itaici, município de Indaiatuba (SP) vai sediar, de 3 a 9 de fevereiro, o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). Já estão inscritos para o encontro 528 presbíteros de todo o país. O encontro acontece a cada dois anos.
Para celebrar os 25 anos, os organizadores do encontro escolheram o tema “ENPs, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral” e o lema “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a).
Divididos por regional, dos 528 presbíteros inscritos nove são do Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima); e 18 do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Dos regionais do Nordeste, o número é mais elevado. São 21 padres do Nordeste 1 (Ceará); 36 do Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); 37 do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); sete do Regional Nordeste 4 (Piauí) e nove do Regional Nordeste 5 (Maranhão).
No Leste, os regionais Leste 1 (Rio de Janeiro) e 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) serão representados por 30 e 68 padres, respectivamente. Os regionais do Sul terão a maior participação no encontro. Serão 98 do Regional Sul 1 (São Paulo); 32 do Sul 2 (Paraná) ; 40 do Sul 3 (Rio Grande do Sul); e 23 do Sul 4 (Santa Catarina).
O Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Tocantins, Goiás e parte do Mato Grosso) contará com a participação de 28 padres. Os regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso) contarão com 8 e 16 padres, respectivamente. E, por último, o Regional Noroeste terá a participação de nove presbíteros. O encontro contará ainda com 39 convidados, de organismos e assessores da CNBB.

CNBB elabora novo subsídio sobre leitura orante


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança um novo subsídio com o título “Leitura Orante, nos seminários e casas de formação”, elaborado e concebido pelas Comissões Episcopais para a Doutrina da Fé; para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada; a Liturgia e Bíblico-Catequética, para que os seminários e casas de formação.
“A intenção desse novo subsídio é contribuir para uma sólida formação, que tenha por base a Palavra de Deus, acolhida, meditada, rezada e, acuradamente, estudada”, afirma o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da CNBB, padre Wilson Luiz Angotti.
O subsídio tem 86 páginas e apresenta a maneira como Jesus utilizava as Escrituras e como a Igreja também o faz. Em seguida orienta como fazer a Leitura Orante da Bíblia e oferece dez temas, que acompanham o ano litúrgico, para orientar a oração individual e comunitária.
O material pode ser adquirido nas Edições CNBB, pelo telefone (61) 2103-8383, ao preço de 6 R$ o exemplar.

Brasil como a 5ª economia em 2013

Pelos cálculos da PricewaterhouseCoopers, divulgados ontem, em Londres, o Brasil será a quinta maior economia do mundo já em 2013. Até lá, o País terá ultrapassado gigantes como Alemanha, Reino Unido e França. Os prognósticos econômicos indicam ainda que até 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do grupo de sete maiores emergentes - chamado E-7 e formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia - será maior do que o do G-7. Cinco das 10 maiores economias, até 2030, serão países hoje tidos como emergentes.
Leia a reportagem é de Andrei Netto e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 22-01-2010.

A história do Haiti é a história do racismo

Por: Eduardo Galeano
A história do assédio contra o Haiti, que nos nossos dias tem dimensões de tragédia, é também uma história do racismo na civilização ocidental. Leia na íntegra