26 janeiro, 2010

Via Campesina entrega a Lula carta com propostas para o Haiti

Durante a visita do presidente Lula ao Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, representantes da Via Campesina Brasil que vivem há cerca de um ano no Haiti irão formalizar um pedido de solidariedade internacional para ajuda em caráter emergencial à população do Haiti, após o recente terremoto que devastou o país. A carta solicita do governo brasileiro articulação institucional e infra-estrutura para a realização de ações nas linhas de acesso à água, assistência agrícola e recursos humanos especializados.
Leia a íntegra da carta que será encaminhada ao presidente.

Nota do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de São Paulo (MST-SP)

Nove militantes do MST são presos em Iaras (SP)
Na manhã desta terça-feira (26/1) recebemos, com extrema preocupação, a informação de que desde o final da tarde de ontem a polícia está fazendo cercos aos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária na região de Iaras-SP, portando mandados de “busca, apreensão e prisão”, com o intuito de intimidar, reprimir e prender militantes do MST. Neste momento já estão confirmadas as detenções de nove militantes assentados e acampados do MST, que estão na Delegacia de Bauru-SP. No entanto, há a possibilidade de mais prisões e outros tipos de repressão.
Os relatos vindos da região, bastante nervosos e apreensivos, apontam que os policiais além de cercarem casas e barracos, prenderem pessoas e promoverem o terror em algumas comunidades, também têm apreendido pertences pessoais de muitos militantes – exigindo notas fiscais e outros documentos para forjar acusações de roubos e crimes afins. A situação é gravíssima, o cerco às casas continua neste momento (já durando quase um dia inteiro), e as informações que nos chegam é que ele se manterá por mais dias...continue lendo...

Paraná ja arrecadou 20 toneladas de alimentos para o Haiti

Paraná solidario com o povo do Haiti, vítimas do terremoto ocorrido em 12 de janeiro e considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a pior catástrofe natural da história. De acordo com JM Online, desde quinta-feira, o Batalhão da Polícia Militar de Maringá já recebeu pelo menos 2,5 toneladas de leite, sucos, barras de cereais, entre outros alimentos.
Em entrevista à rádio CBN Maringá, o tenente Régis Gonçalves, da Defesa Civil, informou que as doações também vem de outras partes da região Noroeste do Estado, como Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Apucarana, entre outras cidades. “Temos uma expectativa muito positiva com relação a sensibilidade da população, que é colaborativa como já demonstraram na situação de emergência em Santa Catarina, quando Maringá foi um dos principais pontos de arrecadação do Estado”. Em todo o Estado, já foram arrecadadas 20 toneladas de alimentos. “As doações vieram de Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Os ‘Padres da Igreja na América Latina’ segundo Concilium: Mestres na Fé, Profetas e Mártires

Não é nada exagerado comparar vários bispos latinoamericanos da geração do Concílio Vaticano II, de Medellín e de Puebla aos "Padres da Igreja" orientais e ocidentais do IV e V século. Esta comparação é assumida pela prestigiosa revista internacional de teologia Concilium (Editora Queriniana, Itália; a versão portuguesa da revista é publicada pela Editora Vozes - nota da IHU On-Line), que dedica o último número de 2009 ao tema dos "Padres da Igreja na América Latina", com a convicção de que o ensinamento e o testemunho desses "mestres na fé" não pertençam a um período cronologicamente encerrado", mas sejam "fontes de inspiração de novos caminhos de seguimento evangélico não somente na América Latina". Estes novos Padres da Igreja se tornaram elementos fundamentais de referência "pelo ambiente de fé que criaram; pelos estilos e práticas que suscitaram; pela solidariedade que criaram; pelas heranças que deixaram para a sucessiva estação eclesial e teológica".
Leia a reportagem é de Claudia Fanti, publicada pela Agência Adista e traduzida por Lino Allegri para Adital, 25-01-2010.

Proibido novamente o Bronzeamento artificial com raios ultravioletas

Depois que liminar obtida pela Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (Abba) foi cassada a pedido da Advocacia Geral da União (AGU) novamente é proibido o uso de equipamentos para bronzeamento artificial baseado na emissão de radiação ultravioleta.
Pela liminar, obtida na 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Porto Alegre, estava suspensa resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso destes equipamentos. A AGU solicitou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a cassação da liminar alegando que a decisão de primeira instância ofendeu a ordem e a saúde públicas e argumentou que a Anvisa tem competência para proibir o uso de equipamentos e serviços que sejam nocivos à saúde pública. Os procuradores destacaram também que a resolução foi elaborada com suporte em sólidos dados científicos, como o recente estudo da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O tribunal suspendeu a decisão de primeira instância no último dia 22. Em sua decisão, o presidente do TRF da 4ª Região destacou que a liberdade de trabalho assegurada na Constituição não alcança o oferecimento de bens ou serviços de segurança duvidosa.