02 fevereiro, 2010

O que sustenta as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

Pe Sidney Fabril, assessor das CEBs na Província Eclesiástica de Maringá conduzira no Seminário da CEBs a temática “troca de experiência da caminhada das CEBs”.
O seminário será nos dias 13 e 14, no centro de formação Bom Pastor, anexo ao seminário, na cidade de Maringá.
A dinâmica do seminário provincial das CEBs será Ecologia e troca de experiência da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), entre as quatro dioceses que compõe a Província que compreendem as dioceses de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama.
O que torna as Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) o braço da Igreja que alcança todo o povo de Deus é a territorialidade, não são pessoas que se reúnem, convivem, se relacionam no dia a dia
só por afinidade, mas porque pertencem a uma comunidade que está situada num território geográfico específico, que proporciona que se conheçam e que estabeleçam relações e contatos e se tornam “Base” porque é uma concentração de pessoas num condomínio, num edifício, num povoado ou num bairro. As experiências históricas mostram que, muitas vezes, foram essas comunidades que ajudaram a reivindicar serviços básicos, como água, luz e esgoto e a
reorganizar a vida do bairro.
O que sustenta as Comunidades Eclesiais de Base é o elemento...continue lendo...

Cadastro Nacional da Capoeira

O Cadastro Nacional da Capoeira já está sendo implementado através de fichas que podem ser encontradas nas Superintendências Estaduais do Iphan ou nos seguintes sites: http://www.iphan.gov.br/
O cadastro tem caráter preliminar, com o objetivo de mapear o universo da capoeira, identificando mestres, professores, instrutores, grupos, pesquisadores, instituições de pesquisa e entidades que agregam grupos de capoeira. Esta é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pró-Capoeira-GTPC, que está estruturando as bases do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira (Pró-Capoeira). Em 2010, o propósito é implementar uma base de dados pública que será construída a partir desse cadastro, além de lançar editais de apoio à capoeira e realizar encontros em todo o Brasil.

Bispos salvadorenho quer beatificação de dom Oscar Romero


A reportagem é do sítio da CNBB, 01-02-2009.
Segundo dom José Luis, houve consenso entre os bispos para que fosse escrita uma carta à Congregação das Causas dos Santos e já foi formada uma comissão para esse fim. "Esperamos que a assinatura de todos os nossos bispos ajude no processo de beatificação, que se encontra numa fase que nós não conhecemos, pois se trata de um procedimento reservado", enfatizou.
O episcopado de San Salvador já aprovou todos os eventos (culturais e religiosos) que lembrarão o 30º aniversário do assassinato de dom Romero, que será lembrado também em todas as Igrejas da América Latina a fim de atualizar a sua herança espiritual e pastoral.
Veja aqui quem foi Dom Romero

Concurso Público e Teste Seletivo - Prefeitura de Sarandi

Estão aberta na prefeitura de Sarandi via internet concurso público e também para o teste seletivo. Informações aqui.

UEM oferece vaga em residência em Pediatria

A Universidade Estadual de Maringá recebe inscrições para vaga remanescente da residência médica em Pediatria de 2 a 19 deste mês, pelo site www.dmd.uem.br. A documentação exigida deve ser entregue na secretaria do Departamento de Medicina, Av. Mandacaru, nº 1.590, até o dia 19, ou ser encaminhada por sedex com data de postagem máxima também do dia 19. As provas (objetiva, entrevista e análise de currículo) serão realizadas no dia 28. Outras informações pelo fone 3011-9119 ou e-mail sec-dmd@uem.br

Arcebispo de São Paulo confirma presença na ordenação episcopal do padre Edmar Peron


O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, será uma das autoridades da Igreja Católica que estarão em Maringá no dia 28 de fevereiro por causa da ordenação episcopal do presbítero Edmar Peron, eleito bispo auxiliar de São Paulo pelo Papa Bento XVI no final de 2009.
Padre Edmar Peron já manteve contato pessoalmente com Dom Odilo. A celebração deve chamar a atenção da mídia brasileira e principalmente dos veículos ligados à Igreja Católica. Empresas de comunicação da grande São Paulo já confirmaram presença na solenidade que será realizada domingo, 28 de fevereiro, às 15h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
Dom Edmar Peron irá substituir dom Pedro Luiz Stringhini, na Região Episcopal Belém em São Paulo.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá