05 fevereiro, 2010

Gripe A (gripe suina) fiquemos atentos

A Secretaria da Saúde divulgou hoje (5) boletim a gripe A no Estado
As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (15.347 pacientes), Londrina (8.730), Maringá (7.626), Cascavel (4.564), Cornélio Procópio (3.623), Pato Branco (3.533) e Francisco Beltrão (3.451).
A Secretaria da Saúde segue recomendando à toda a população que, apesar do verão, siga todas as medidas preventivas já amplamente divulgadas e que, além de prevenirem a nova gripe, podem evitar diversos tipos de doenças. É imprescindível a manutenção de ações que podem e devem ser incorporadas à rotina individual de cada um, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar tocar com as mãos nos olhos, bocas e o nariz sem os devidos cuidados de limpeza.

Teólogo faz memória dos ENPs e destaca desafios e compromissos dos padres

O teólogo padre Paulo Suess abriu o ciclo de conferências do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que teve inicio dia 3, em Itaici, interior de São Paulo. Participam encontro mais de 500 padres de todo o Brasil, além de 12 bispos, responáveis pelo acompanhamento dos presbíteros nos Regionais da CNBB.
“Onde está nosso lugar neste mundo dividido por pobres e ricos, devotos e secularizados?”, indagou o teólogo.
De acordo com Suess, os seminários não podem esconder a realidade dos futuros padres. “Hoje, muitos seminários procuram proteger seus seminaristas dessa realidade com algumas commodities, compensações estéticas e sociais, e com justificativas pedagógicas. Esses seminários não são e nem têm a pretensão de serem laboratórios dessa realidade. Não nos preparam para entrar nessa realidade sem ser dela ou para gostar dessa realidade”. Leia na íntegra

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

NOTA
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – rede integrada pelas 43 organizações sociais responsáveis pela realização da Campanha Ficha Limpa –, tendo em vista o resultado dos debates ocorridos no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados nesta semana, vem apresentar as seguintes considerações:
1. As mais de 1,5 milhões de assinaturas que apoiam o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos (PLP 518/2009) são apenas uma mostra da forte base social da Campanha Ficha Limpa;
2. A sociedade brasileira espera que não ocorram novos adiamentos na discussão e aprovação dessa matéria que está em primeiro lugar na pauta de interesses de todos os cidadãos e cidadãs;
3. O MCCE dispõe-se a participar de qualquer diálogo congressual que tenha por finalidade aprimorar o texto do projeto de lei, não aceitando que eventuais alterações redacionais venham a desfigurar os princípios que nortearam a iniciativa.

Brasília, 04 de fevereiro de 2010.
Dom Dimas Lara Barbosa - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Marcos Túlio de Melo - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea)

Fazendeiro que matou Irmã Dorothy Stang voltará para a prisão

Condenado a 30 anos de prisão pela morte da missionária americana Dorothy Stang, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, que estava em liberdade por força de um habeas corpus (HC), deverá voltar para o presídio. Hoje (4), quase cinco anos após o assassinato da religiosa, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (SJT) julgou o mérito do HC.
Dorothy Stang foi assassinada em 12 de fevereiro de 2005, próximo ao lote 55, da gleba Bacajá, no município de Anapu, sudeste do Pará. O caso, que teve repercussão internacional, ainda não foi concluído.

Prefeito de Sarandi tenta derrubar Comissão Processante

O Prefeito da cidade de Sarandi - Pr, Milton Martini entrou com mandado de segurança contra a comissão que investiga irregularidades em sua administração. Ele alega que a composição da CP foi feita de forma irregular.