10 fevereiro, 2010

Quinta-feira, 11, celebramos o 18º Dia Mundial do Enfermo

OS CUIDADOS COM OS DOENTES NA ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ
1. A Pastoral da saúde na Arquidiocese através de visitas periódicas e remédios caseiros tem marcado presença de carinho e amor aos enfermos nas casas.
2. A Pastoral da Criança e de maneira especial a Pastoral do Idoso, iniciativas de Dra, Zilda Arns, têm proporcionado aos idosos acamados ou sem poder de locomoção, uma qualidade de vida melhor. Através de ações bem concretas como o banho, a higiene da casa, acompanhamento dos visinhos, porque muitos deles vivem sem sozinhos. A presença é a maior manifestação de amor.
3. A assistência religiosa, através da visita dos sacerdotes, e dos ministros auxiliares da comunhão, que semanalmente levam aos doentes, nas casas e nos hospitais, a Eucaristia.
4. Os hospitais sempre abrem as portas para o atendimento, por parte dos sacerdotes fazendo oração, levando a Eucaristia e a unção com o óleo dos enfermos.
5. Aqui em Maringá contamos com a “Santa Casa de Misericórdia”, como uma instituição ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, para o atendimento dos doentes, seja por meio do sistema público ou privado. Hoje a Santa Casa atende em média 170 pacientes ao dia.
Ao celebrar o dia Mundial dos Doentes, quero recordar que o mais importante neste campo da saúde é o amor que todos nós devemos devotar aos doentes, seja em casa ou nos hospitais.
Nesta quinta-feira, 11, de maneira especial rezemos pelos doentes, mas também por todos os médicos e enfermeiras, por todos os agentes de saúde pública, pelos familiares dos doentes para que cada vez mais possam promover a vida desde o nascimento até a morte natural.
Deus vos abençoe sempre!

Dom Anuar Battisti – Arcebispo Metropolitano de Maringá

Licença-maternidade de seis meses

A comissão especial que analisou o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC), que aumenta de quatro para seis meses o período obrigatório da licença-maternidade aprovou por unanimidade a proposta. A PEC tem ainda que ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara e encaminhada à apreciação do Senado, onde também tem que ser aprovada em dois turnos para passar a integrar a Constituição. Atualmente, já existe a licença-maternidade de seis meses, mas ela é facultativa e depende dos empregadores adotarem ou não a medida.

Domingo: Tarde de Louvor na Catedral de Maringá com padre Eduardo Dougherty

Alegrai-vos no Senhor ( Filipenses 4,4).
Padre Eduardo Dougherty, fundador da TV Século 21 estará em Maringá no dia 14 de fevereiro de 2010, domingo de carnaval. Ele irá fazer pregações durante a Tarde de Louvor promovida pela TV 3º Milênio a partir das 13h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Santa Missa às 16h. O evento iria ser realizado no Dona Guilhermina, mas por causa da capacidade limitada do auditório, a equipe organizadora decidiu transferir o evento para a Catedral.
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Flamengo o clube mais valioso do Brasil

A consultora financeira Crowe Horwath RCS publicou recentemente os 12 clubes mais valiosos do futebol brasileiro. O flamento aparece no topo do ranking. Veja aqui os 12 clubes mais valiosos do Brasil.

Curiosidade

O Pontifico Conselho para a Pastoral da Saúde (PCPS), no marco de seu 25º aniversário de fundação, deu a conhecer que a Igreja Católica administra e serve 26% dos centros hospitalares e de ajuda na área da saúde que existem em todo mundo. Conforme assinala a nota de imprensa, a Igrjea tem “117 mil centros de saúde, incluindo hospitais, clínicas e casas de alojamento para órfãos”; assim como “18 mil dispensários e 512 centros” para a atenção de pessoas com lepra.

Vestibular agendado no Cesumar

O sistema vestibular agendado oferece sete datas para o candidato fazer a prova, até o final de fevereiro. Os interessados podem se inscrever e optar pelos dias 10, 13, 18, 20, 24 ou 27.
Para realizar a inscrição, o candidato deve entrar no site do Cesumar: http://www.cesumar.br/, ou se dirigir à Central do Vestibular, no térreo do bloco 6. É preciso preencher a ficha de inscrição, o questionário sócio-educacional e efetuar pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50. O resultado do vestibular agendado sai às 18 horas do primeiro dia útil após a prova e, se aprovado, o aluno poderá se matricular imediatamente no curso.A relação dos cursos com vagas disponíveis está disponível também no site da instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 44-3027-6360.

Para refletir

"Com sabedoria edifica-se a casa e com inteligência ela se firma"- Prov.24:3

Economia Solidária da região de Maringá realizará:

Plenária de Organização da Conferência Regional
Reunidos na sede da Associação de Reflexão e Ação Social, ARAS - Cáritas Maringá as organizações e movimentos sociais, empreendimentos, entidades e instituições públicas da Região de Maringá, decidiram realizar, no dia 12 de fevereiro, uma Plenária de Organização da Conferência Regional.
Na Conferência Regional serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual e esta, por sua vez, elegerá os representantes do Paraná para a II Conferência Nacional de Economia Soldária.
A plenária iniciará com uma apresentação dos participantes. Em seguida será apresentado um vídeo sobre economia solidária e depois será realizada a analise do regulamento e apresentação do texto de convocação da II Conferência Nacional de Economia Solidária.
Num segundo momento, haverá discussão em grupos, fomentando o debate e num terceiro momento da plenária, formação da Comissão de Organização da Conferência Regional, e definição da data e local, as subcomissões que trabalharão com a mobilização, infra-estrutura, finanças e comunicação.
Todas as entidades, conselhos, órgãos públicos e outras organizações e pessoas e que atuam ou simpatizam com a ECONOMIA SOLIDÁRIA são convidados para contribuir nessa construção.
Data: 12-02-2010
Hora: 9hs
Local: Centro Pastoral Arquidiocesano de Maringá.
Rua: Ver. Joaquim P. de Castro nº 267
Fone:3263-4887
Vila Santo Antônio - Maringá - PR – ao lado da Igreja Santo Antônio.
PROGRAMAÇÃO:
9h recepção
9h10- apresentação
9h20 – vídeo
9h40 – Analise do regulamento e apresentação do texto de convocação
10h – Grupos
10h 20 – Encaminhamentos da plenária: definição da comissão e subcomissões
11h – Encerramento.

ProUni serão encerradas hoje as inscrições

Hoje (10) é o último dia de inscrições no ProUni, que oferece 65 mil bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições particulares de educação superior em todo o país. Podem se candidatar os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, obtiveram a nota mínima de 400 pontos e que comprovem renda familiar per capita máxima de três salários mínimos para bolsas parciais e um salário mínimo e meio para bolsas integrais.
Até às 18h de ontem (9), 570.110 estudantes haviam feito inscrição no programa.
A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 13 e a comprovação e matrícula na instituição de ensino serão feitas entre os dias 17 e 26 de fevereiro.
Em seguida, o Ministério da Educação abrirá uma segunda fase de inscrições, para as bolsas remanescentes. As inscrições da segunda fase estarão abertas de 4 a 7 de março.

Fonte: Agência Brasil