19 fevereiro, 2010

Pós Graduação em Trabalho Social com Famílias

Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Trabalho Social com Famílias, matrículas abertas e vagas Limitadas, Aulas na cidade de Londrina-Paraná.
Clique na imagem para ampliar e obter informações

Na Tvgirafa programa Conselho Tutelar

Convidamos a todos e a todas a assisterem na Tvgirafa:
todas as segundas-feiras às 9 horas o Programa Conselho Tutelar.

Deus e o dinheiro

A Campanha da Fraternidade nem tinha sido bem lançada e a mídia nacional, nas edições da Quarta-feira de Cinzas já havia publicado vários textos que revelavam uma posição defensiva, quando não antagônica, com o fito de tachá-la de polêmica e até anacrônica, visando desmerecer a reflexão proposta pela Igreja do Brasil, a partir da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A mídia do Brasil, capitalista ou a serviço de grupos econômicos não admite qualquer reflexão que contrarie seus ideários. Uma chamada de consciência como a da CF 2010 converte-se num insulto, quando não uma ameaça. Leia na íntegra o texto é de Antônio Galvão.

Anulado licenciamento ambiental para construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu

O Juízo Federal da Vara de Francisco Beltrão decidiu, nos autos da Ação Civil Pública nº 2008.70.07.001198-0, movida pelo Ministério Público Federal, pela nulidade do procedimento relacionado ao licenciamento ambiental do projeto de construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Segundo o magistrado, em virtude do aproveitamento hidrelétrico localizar-se na área de influência do Parque Nacional do Iguaçu a competência para o licenciamento ambiental é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e não do Instituto Ambiental do Paraná - IAP...continue lendo...

Mensagem de Dom Edmar Peron


Pe Edmar Peron da Arquidiocese de Maringá, que foi nomeado bispo no dia 30 de dezembro de 2009 pelo papa Bento XVI, grava uma mensagem à Arquidiocese. A celebração de Ordenação episcopal será no dia 28 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá. Assista aqui a mensagem

II Conferência Regional de Economia Solidaria da Região de Maringá

Caro (a) Amigo (a), estivemos reunidos hoje pela manhã (19/02/2010) na sede da ARAS, onde traçamos os passos seguintes para elaboração da II Conferência Regional de Economia Solidaria da Região de Maringá. Definimos alguns nomes para apresentar ao Fórum Estadual como comissão organizadora da II Conferencia Regional de ECOSOL, em reunião no dia 23 de fevereiro, na Sala dos Conselhos da SETP, à rua Pedro Ivo, nº 750, 5º andar, Centro de Curitiba. Esta reunião está aberta aos gestores públicos de órgãos federais, estaduais e municipais, entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários com atuação na construção da Economia Solidária no Paraná. No dia 25, já com as informações trazidas de Curitiba, daremos continuidade ao processo organizatório da conferência, em plenária com todos os interessados em discutir economia solidaria, na sede da ARAS, às 9 horas. É importante a participação do maior número de pessoas possível nesta plenária, por isso pedimos a gentileza de divulgar o mais que puderam esta plenária, através de convites pessoais ou encaminhando este a sua lista de contatos.
Att
Josimar

Fotos do Seminário Provincial das CEBs


Realizado nos dias 13 e 14 do corrente mês no Centro de Formação Bom Pastor, o Seminário das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Provincia Eclesiástica de Maringá tratou sobre ecologia e troca de experiência da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), entre as quatro dioceses que compõe a Província que compreendem as dioceses de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama.
Clica aqui e veja as fotos

“Um novo Estado, uma nova Democracia”

A Comissão Episcopal para o Laicato, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep) promovem, nos dias 5 a 7 de março, em Curitiba, (PR) o Seminário Regional Sul de “Fé e Política” para as dioceses dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com o tema “Um novo Estado, uma nova Democracia”, o seminário é destinado a cristãos e cristãs militantes dos diversos partidos, com ou sem cargo eletivo, membros das pastorais sociais, dos Grupos de Fé e Política, dos movimentos eclesiais, associações laicais, alunos e ex-alunos do Cefep, das Escolas Locais de Fé e Política e dos grupos que têm a cidadania e a política como preocupações básicas.
Para participar é necessário efetuar a inscrição no site:
Ou enviar um e-mail com todos os dados para:

“O Caderno” testemunho da vida e da obra Zilda Arns

Um caderno de anotações e duas câmeras fotográficas guardam os registros dos últimos dias de trabalho da fundadora da Pastoral da Criança, a pediatra brasileira Zilda Arns, morta em 12 de janeiro, no terremoto que atingiu o Haiti. Entregue ontem a familiares...continue lendo...

Dom Anuar feliz aniversário


Oi Dom Anuar
Feliz aniversário
Há cinco anos nos conhecemos, é... , muitas coisas acontecem e aconteceram, sei que sabes do que estou referindo, mas com seu jeito de ser, seus gestos de carinho, compreensão, sabendo ouvir, aceitar as verdades e corrigir de forma fraterna levou-me a amá-lo e respeita-lo.
Desejo muita paz e amor, que as verdadeiras amizades continuem, que as lágrimas sejam poucas e compartilhadas, que as alegrias estejam sempre presentes, que o carinho esteja presente em um simples "oi" ou em qualquer outra frase mesmo que digitada rapidamente, que Deus esteja sempre com sua mão estendida apontando o caminho correto, que a verdade sempre esteja acima de tudo, que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças. Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência em que os anos vividos concedem, Continue firme pelos caminhos da fé e das verdades.
Sempre que precisar de uma mão amiga, de um ombro para descansar pode contar comigo. Que o nosso Deus amigo e companheiro o abençoe.
Um beijo em sua face com todo carinho de “filha”

Vereadores de Maringá visitarão cooperativas da região

Em Maringá é crítica a situação das cooperativas de catadores de material reciclável; na Coopercanção, o barracão não tem cobertura.
Nesta sexta-feira (19), vereadores que participam da comissão especial de estudos sobre a reciclagem do lixo em Maringá farão uma visita nos municípios de Nova Esperança e Paranavaí para conhecer políticas adotadas na destinação do material reciclável.
“Estamos analisando dados da coleta seletiva em Maringá e agora vamos conhecer modelos utilizados na região para propor ações que resolvam este problema em nossa cidade”, explica o vereador Humberto Henrique (PT), relator da comissão.
Além de Henrique (PT), participarão da visita os vereadores Manoel Sobrinho (PC do B) e Flávio Vicente (PSDB). Em Nova Esperança eles conhecerão a cooperativa Cocamaré, e em Paranavaí a Coopervaí. A comissão foi criada no ano passado e conta também com a participação dos vereadores Mário Verri (PT) e Carlos Eduardo Sabóia (PMN).
Fonte: portal do vereador Humberto Henrique

Curso sobre cadastro de Bolsa Família na cidade de Maringá

O curso será no dia 25 de fevereiro, no auditório Hélio Moreira, em duas etapas: das 8 às 11h30 sobre "Descentralização do Programa Bolsa Família", e das 13h30 às 17 horas sobre "Trabalho com Famílias". O curso de capacitação dirigido a funcionários do Cadastro Único-Programa Bolsa Família-PBF é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) com objetivo de atualizar os procedimentos no atendimento aos beneficiários do programa, e será voltado a servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e assistentes sociais dos postos de saúde do município. As palestas serão ministradas por Denise Ferreira Neto, Letícia dos Reis e Márcia Mazaroto, do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Paraná (Cogemas).

Término do horário de verão

Termina à meia-noite deste sábado (20) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro.

Projeto de lei que obriga a presença de segurança em locais em caixas eletrônicos

Na tarde ontem, quinta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Maringá aprovou em segunda discussão o projeto de lei que obriga a presença de profissionais de segurança em locais onde estão instalados caixas eletrônicos ou serviços de autoatendimento. O projeto aprovado com dez votos favoráveis segue para sanção do prefeito Silvio Barros (PP). Tornando-se lei, todas as instituições bancárias e empresas que contam com o serviço serão obrigadas a disponibilizar seguranças armados no período entre as 6h e 22 horas.