25 fevereiro, 2010

Para refletir

A cada instante precisamos de profetas que não se calam e através de sua ação e da pregação da fé em Deus que devem ser acompanhada da defesa da justiça e do sustento da dignidade das pessoas.

Começam preparativos para plebiscito sobre limite de propriedade da terra

Com a intenção de manter o debate sobre a reforma agrária no centro das discussões políticas e sociais, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) realizará no mês de setembro o Plebiscito de iniciativa popular pelo Limite de Propriedade da Terra. A ação, que acontecerá nacionalmente durante o Grito dos Excluídos, faz parte da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar. Leia a matéria na íntegra

Texto da CNBB defende continuidade da gestão Lula e diz que eleição de Serra será retorno da política neoliberal

Com uma ideologia explícita de esquerda, um texto que está sendo debatido esta semana por um dos principais conselhos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Pastoral, rachou o episcopado brasileiro ao defender a continuidade do governo Lula, e por consequência, a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Numa clara politização da campanha de 2010, o texto intitulado "Análise de Conjuntura" afirma que a eleição do governador José Serra (PSDB-SP) significará a volta da política neoliberal ao país. Leia na íntegra

Arquidiocese de Maringa uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida


Notícias da Igreja
saiba tudo sobre a ordenação de Dom Edmar Peron

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Um vídeo interessante

Assista ao vídeo da Homenagem às mulheres do Brasil e aos 30 anos do PT. O vídeo foi apresentado no dia 20 de fevereiro de 2010, durante o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

A (des)qualificação da mulher na política

Vivemos em uma sociedade culturalmente machista, o que se reflete em todos os setores de nossas vidas tanto em nível profissional como pessoal. Homens e mulheres (também) machistas agem em nosso cotidiano com atitudes e posturas que desqualificam a mulher.
Na política, a situação não é diferente, pelo contrário, a cultura machista impera de forma contundente, dentro e fora dos partidos políticos.
No Brasil, mesmo com a lei das cotas de 30%, as mulheres continuam sem ocupar os espaços políticos ora por...continue lendo...

Alerta contra pedofilia em embalagens de produtos infantis

"Denuncie a Pedofilia. Disque 100"
Esse alerta deverá estar obrigatoriamente em embalagens de produtos infantis, segundo projeto (PLS 284/08) aprovado ontem (24) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O texto determina que os órgãos federais competentes, em conjunto ou separadamente, devem definir que produtos vão ser rotulados e de que forma essa expressão deve ser exposta no rótulo. Estabelece também que o descumprimento da lei implicará o recolhimento do produto no mercado até sua adequação, podendo o órgão fiscalizador aplicar multa pelo não cumprimento da norma. Amplia ainda de 180 dias para um ano o prazo para que a lei decorrente do projeto entre em vigor, dando um período maior para que empresas do setor e órgãos do governo se adaptem às normas. Saiba o que é Pedofilia aqui

Ordenação episcopais de monsenhor Edmar Perón e monsenhor José Luiz Majella Delgado


Monsenhor Edmar Peron, será ordenado domingo (28) , às 18h30, na catedral basílica menor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá. O bispo ordenante será dom Jaime Luiz Coelho, 93 anos, arcebispo emérito de Maringá. Dom Anuar Battisti, arcebispo da Arquidiocese de Maringá e o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, serão os consagrantes.
Monsenhor José Luiz Majella Delgado, será ordenado sábado (27), às 18h, em Aparecida (SP).O bispo ordenante será o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha. Os consagrantes, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida; e o bispo emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Waldyr Calheiros de Novas.

Por Pe João Caruana

Pe João fez uma divisão em partes do discurso de Dilma Rousseff - IV Congresso Nacional do PT - e adicionou os negritos e itálicos. Veja aqui

Promessas para as cooperativas de catadores já têm mais de cinco anos

Melhorar a qualidade de vida, ampliar o apoio oferecido pela prefeitura, fazer um grande projeto e oferecer condições para agregar valor. Essas foram algumas das promessas feitas pelo atual prefeito de Maringá durante a campanha eleitoral de 2004 para fortalecer as cooperativas de material reciclável e a coleta seletiva. Passados mais de cinco anos, as promessas não foram cumpridas, duas cooperativas já encerraram as atividades e as demais lutam para continuar os trabalhos.
“Podem ficar tranqüilos, vocês vão ter uma qualidade de vida muito melhor”, garantiu o então candidato. A crítica feita durante o debate eleitoral tinha o objetivo de atacar a administração municipal daquela época que, além de investir na coleta seletiva, tirou os catadores do lixão e iniciou todo o processo de organização das cooperativas.
Por outro lado, diferente do prometido diante das câmeras, o atual gestor não melhorou a situação das cooperativas. No ano passado, por exemplo, o rendimento médio mensal dos cooperados chegou a despencar para R$ 195. Alguns necessitaram, inclusive, de ajuda para não passar fome. Contaram com a solidariedade de organizações ligadas à Igreja Católica que doaram cestas básicas...continue lendo...

SISMMAR: Seminário sobre Seg. Pública e o Papel da Guarda Municipal

Clique na imagem para ampliar