11 março, 2010

CNBB entra na luta contra a Hanseníase (Lepra)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá apoiar a associação Sociedade Cruz de Malta, para a realização do concurso artístico-literário a respeito do tema: “Hanseníase tem cura: abrace esta causa!”.
O concurso artístico-literário, que começa em outubro, consistirá na realização de desenhos artísticos e redação alusiva ao tema da Hanseníase, e terá como alvo, o público infanto-juvenil, de 6 a 15 anos, que cursa o Ensino Fundamental. As crianças, 6 a 10 anos, participam com desenhos, enquanto os jovens na faixa etária de 11 a 15 anos deverão redigir textos de 15 a 20 linhas expressando sua visão sobre a doença.
Segundo os organizadores do concurso, o objetivo é conscientizar a população para a necessidade de reconhecer os sinais, sintomas e formas de tratamento da doença.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em número de portadores de Hanseníase, perdendo apenas para a Índia.
A Hanseníase, também conhecida como Lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos à saúde do portador. Em 2008, foram detectados quase 40 mil casos da doença, dos quais 2.913 eram crianças e adolescentes, menores de 15 anos. A maior incidência concentra-se nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Piauí.
O projeto contará também com o apoio da entidade beneficente Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (PFICB), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e pelo ICC.

Fonte: CNBB

Vende-se Apartamento

Vende-se apartamento Reformado no Condomínio Ana Terra, Rua Men de Sá, 1805, bloco 8, apartamento 3. Contendo 3 quartos, sala, wc, cozinha / área de serviço e garagem. O apartamento é localizado no térreo com uma particularidade, área totalmente privativa.
Interessados ligar para: (44) 9124-1373 ou (44) 9946-9060

Ilha das Flores – Não deixe de assistir

Ilha das Flores é um documentário que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Neste local chamado "Ilha das Flores", não há flores. O que la existe é o retrato do descaso para com o povo pobre. Será que onde moramos também existe “Ilha das Flores”? O que estamos fazendo pelas “Ilhas das Flores” de nossa cidade e de tanta outras cidades? Uma das formas de acabar com as “Ilhas das Flores” é exigir politicas públicas.
Assista:

Economia e Vida: Solidariedade Fraterna


Por dom Anuar Battisti - Arcebispo de Maringá
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Vocês não pode servir a Deus a ao Dinheiro” (Mt 6,24). Como objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão” (Texto base n.16).
Como cristãos precisamos nos posicionar contra essa sociedade de mercado. “Na sociedade de mercado, paga-se pela troca de bens e serviço. Vende-se compra-se. Não se doa e não se agradece. A sociedade de mercado nos afasta das raízes da árvore da vida, que são o amor, dádiva, fraternidade e solidariedade. Tiranos dos lábios o agradecimento e do coração o sentimento de gratidão. Mas não somos mercadoria, e nossa vida não depende dos bens que possuímos” (Texto base n.23). “Desta forma as igrejas precisam fazer perceber que ser servidor do Reino não é só orar, é também testemunhar no mundo os valores do Evangelho” (Texto base n.110). “ O mandamento novo do amor de Deus ao próximo precisa ser compreendido em toda a sua amplitude, pois inclui, entre outras coisas: Optar por uma economia do bem comum...reutilizar com gratidão os dons de Deus e doar com generosidade serviços e bens para socorrer os mais necessitados” (Texto base n. 112). Que esta quaresma seja uma oportunidade para rever a nossa economia a abrir-nos para uma verdadeira economia solidária a serviço da vida.

Brasil o primeiro país a ser visitado pelo novo presidente do Chile

Toma posse hoje (11) o novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, de centro-direita e tudo indica que o Brasil deverá ser o primeiro país visitado. Logo que foi eleito, em janeiro, Piñera disse que o Brasil e a Argentina estão entre suas prioridades nas relações internacionais. Mas o novo presidente chileno admitiu que se inspira politicamente no presidente da França, o conservador Nicolas Sarcozy.

Brasileiros participam na Inglaterra de conferência sobre pobreza

Da Agência Brasil
Representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e da Presidência da República participam hoje (11) da conferência Agenda 2010: O Ponto de inflexão contra a Pobreza, organizada pelo Ministério de Desenvolvimento Internacional (Dfid) do Reino Unido. O evento vai discutir ideias e ações a serem levadas à Cúpula de Revisão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que será realizada na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, em setembro.
Cerca de cem especialistas vão discutir ações para alcançar as Metas do Milênio, nas áreas de fome e nutrição, educação e saúde, além de condições necessárias como o crescimento econômico e a promoção da igualdade de gênero.
O relatório da conferência será entregue ao secretário-geral das Nações Unidas. O objetivo é iniciar posteriormente discussões e negociações visando a desenvolver um plano de ação abrangente para ser aprovado na cúpula.

Grupo encena peça de rua sobre Marighella nesta sexta feira


O grupo "Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz", de Porto Alegre (RS), apresenta nesta sexta-feira (12/3) em Curitiba o espetáculo de rua "O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella".
O início da peça está marcado para as 16 horas, na Praça Rui Barbosa. Em caso de chuva forte, o espetáculo será transferido para o sábado, no mesmo horário e local.
Com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto percorrerá ao todo doze cidades brasileiras.
Na sequência de cenas da peça, o público assiste a diversas passagens da trajetória de Marighella: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, democracia, constituinte, clandestinidade, ditadura militar, luta armada, morte em emboscada.
"É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções", diz a sinopse. "Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões. Viveu, lutou e morreu por esse sonho." Mais informações