16 março, 2010

CEBs, Igreja no meio do Povo

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no formato geográfico não seria o espaço para a formação das “pequenas comunidades”?
As CEB é uma forma de organização paroquial. As paróquias se constituem em espaço geograficamente “grande” e centralizado na “Igreja Matriz”, que geralmente fica localizada no centro da paróquia.
Essa estrutura paroquial leva a refletir e a buscar resposta para a pergunta:
Será que os pobres, os sem esperança, os que vivem na incerteza do amanhã; as pessoas angustiadas, depressivas e com medo; as pessoas que acreditam na transformação das estruturas opressoras e lutam por essas, olhando para a Igreja vê motivo para acreditar? Para ter esperança?
É preciso ter a certeza que a Igreja precisa ter o rosto de seu Povo. Leia na íntegra texto de minha autoria.

Prefeito de Ivatuba é cassado por courrupção ativa

Conforme o Blog do Rigon, prefeito de Ivatuba, Vanderlei Santini (PSB), que cumpre o quarto mandato, foi cassado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, cuja decisão foi publicada no final de semana. O prefeito de Ivatuba é cassado por corrupção ativa. Mais informções

Hoje tem sessão na Câmara de Vereadores de Maringá

Todas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, participe ou acompanhe "ao vivo" a sessão da Câmara de vereadores de Maringá. Acesse www.cmm.pr.gov.br e clique no banner "TV Câmara".

II Conferência de Economia Solidária Macrorregional Noroeste do Paraná

Inscrições abertas
A Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS) da Arquidiocese de Maringá, convida para participar da II Conferência de Economia Solidária Macrorregional Noroeste do Paraná.
Será na cidade de Maringá no dia 27 de março, das 8h às 18 horas, no salão da Paróquia Santo Antônio.
Simultaneamente haverá a feira de economia solidária onde serão expostos artigos de artesanato, reciclagem, produtos da agricultura familiar, plantas medicinais e outros.
Na conferência haverá a discussão de eixos temáticos visando a criação de políticas públicas para a economia solidária. Mais informações

Judiciário interpreta mal a Lei Maria da Penha

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon disse que existe uma incompreensão por parte da sociedade e da Justiça sobre a Lei Maria da Penha, que pune crimes de violência doméstica.
“O Poder Judiciário interpreta a Lei Maria da Penha como protetiva à mulher em detrimento do homem, mas ela protege a família brasileira. Isto se chama política pública, ações afirmativas do Estado com as quais se protege o grupo mais fragilizado”. Leia na íntegra

Dom Oscar Romero mártir da extrema periferia

"Se João Paulo II foi um 'libertador' no coração europeu da Guerra Fria, Romero foi um mártir na extrema periferia desse confronto."A opinião é de Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, em artigo para o jornal dos bispos italianos Avvenire, 14-03-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Eis o texto

Falta de acesso à água potável e ao saneamento mata anualmente 1,5 milhão de crianças no mundo, diz OMS

Da Agência Brasil
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
O mundo deverá alcançar o Objetivo do Milênio de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável. A cinco anos do prazo para a meta, que vence em 2015, 87% da população mundial dispõem de fontes de abastecimento de água potável, de acordo com o relatório divulgado ontem (15) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Apesar do avanço em relação ao acesso à água potável, os números sobre o saneamento básico ainda são ruins. Mais de 2,6 milhões pessoas – 39% da população mundial – continuam sem esse serviço. De acordo com o documento, o problema ainda mata anualmente 1,5 milhão de crianças de até 5 anos. As crianças e mulheres, segundo a OMS/Unicef são as mais atingidas pelas dificuldades no acesso á agua e à falta de saneamento básico.
O estudo monitorou dados de 209 países. Em algumas regiões, houve mais avanços, como no Sudeste da Ásia. O relatório cita, por exemplo, que defecar ao ar livre caiu consideravelmente no continente. Em todo o mundo, essa prática diminuiu de 25%, em 1990, para 17% em 2008, o que significa que 168 milhões passaram a ter acesso a sanitários.
As populações rurais também são consideradas mais vulneráveis ao problema. Segundo o informe, sete em cada dez pessoas sem serviços de saneamento e mais de oito de cada dez sem acesso à água potável vivem em zonas rurais.
O documento cobra ações imediatas das instâncias governamentais e não governamentais para acelerar o acesso à água potável e garantir condições de saneamento a todas as populações do mundo.

Arquidiocese de Maringá combatendo a “Dengue”

O arcebispo da Arquidiocese de Maringá, Dom Anuar Battisti e os padres se reúne na próxima sexta-feira com o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi na preparação da campanha Páscoa sem Dengue. O objetivo é definir a mobilização de todas as paróquias da Arquidiocese na campanha de combate ao mosquito transmissor da doença. “A única forma de acabarmos com a dengue é eliminar o mosquito”, reforça Nardi.
Até esta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde contabilizou 1779 notificações e 474 casos confirmados. “A evolução no número de casos mesmo diante das ações realizadas pela Vigilância Ambiental, pelo Comitê de Mobilização contra a Dengue e tantos outros setores, mostram a falta de envolvimento da comunidade”, lamenta o secretário.
A mobilização das igrejas no combate à dengue envolve também o Movimento Ecumênico de Maringá (Mecum), que reúne as igrejas cristãs. A presidente do Mecum, Solange Depieri de Souza, expressou em um artigo distribuído nesta segunda-feira, o sentimento diante da falta de envolvimento da sociedade no combate ao mosquito da dengue.
Leia na íntegra o artigo de Solange Depieri de Souza

Campanha Ficha Limpa


O resultado do grupo de trabalho especial da Câmara dos Deputados criado para analisar o projeto de lei de iniciativa popular que torna inelegíveis os candidatos condenados em primeira instância por crimes graves deve ser apresentado hoje (16) durante audiência pública. O grupo deve encaminhar amanhã (17) um texto substitutivo ao presidente da Câmara, Michel Temer. A seguir, o projeto deve ser votado em plenário e depois seguir para o Senado. Lançada em 2008, a Campanha Ficha Limpa apresentou um projeto de lei sobre a vida pregressa dos candidatos, juntamente com 1,6 milhões de assinaturas de eleitores, coletadas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conheça o PLP e as sugestões do MCCE ao GT da Câmara no site http://www.mcce.org.br/.