17 março, 2010

Alteração no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), pelo governo federal

De acordo com ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, já é decisão do governo federal alterar três ações programáticas no PNDH3.
Duas das alterações atendem a reclamações da Igreja Católica, são elas:
- Serão retirados o apoio a projeto de lei que descriminalize o aborto; e o
- Impedimento à ostentação de símbolos religiosos, tais como crucifixos nas paredes, de prédios públicos.
A outra alteração diz respeito a proposta de mediação de conflitos agrários, retirando a exigência de audiência prévia com os envolvidos antes de decisões judiciais como a reintegração de posse.

Emprego com carteira assinada bate recorde

Em fevereiro o Brasil registrou saldo positivo de 209.425 empregos com carteira assinada. Esse é o melhor resultado para meses de fevereiro da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 1992.
O número de contratações foi de 1.526.321 e o de demissões, de 1.316.896. Na comparação com janeiro, quando foi registrado saldo de 181.419 novos empregos, houve crescimento de 0,63%.
Os números foram divulgados hoje (17) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Pesquisa revela avaliação positiva do governo Lula

Conforme pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresenta que 75% dos entrevistados avaliam como positivo (ótimo ou bom) o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2009, esse percentual era de 72%.
De acordo com a pesquisa apresentada hoje, 83% aprovam a maneira de Lula governar, o mesmo índice registrado há três meses.
A pesquisa também mostra que 77% dos entrevistados têm confiança no presidente, resultado 1 ponto percentual inferior ao verificado em dezembro (78%).
Outro dado do estudo é que 49% consideram o atual mandato de Lula melhor do que o primeiro. Em dezembro, esse percentual era de 46%.
Foram ouvidos 2.002 eleitores de 16 anos ou mais em 140 municípios, no período de 6 a 10 de março.
Fonte: Agência Brasil

Diocese de Penedo de Alagoas divulga nota s/ três padres envolvido em pedofilia

Dom Valério Bredad, bispo da diocese de Penedo, no estado de Alagoas, divulgou nota em que manifesta a posição da diocese a respeito das denúncias de pedofilia envolvendo três padres da cidade de Arapiraca. Através do programa Conexão Repórter, do SBT as denúncias vieram a público na quinta-feira (11). Entre as medidas tomadas pelo bispo está o afastamento dos padres de suas funções eclesiásticas e a instauração de um Processo Administrativo Penal, de acordo Código de Direito Canônico. Leia a nota

2º Peregrinação Nacional das Famílias em Aparecida

Tema: Família, Formadora de valores humanos e cristãos
Faça suas inscrições, organize em suas paróquias romarias.
Segundo os coordenadores da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Maringá Jairo e Liege, nos dias 29 e 30 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida, acontecerá a 2º Peregrinação Nacional das Famílias. A orientação é para que as paróquias organize sua romaria. As pessoas interessadas em participar também poderão fazer suas inscrições nas secretarias paroquiais , onde haverá sugestões para o transporte. Mais informações

UEL abre teste seletivo para professor colaborador

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizará teste seletivo para o cargo de professor colaborador. Os interessados podem realizar a inscrição de 22 a 26 de março. O edital do teste seletivo está disponível no endereço http://www.uel.br/prorh/.
Há vagas nas seguintes áreas: Anatomia e Anatomia Humana, do Departamento de Anatomia; Enfermagem e Fundamentos de Enfermagem, Departamento de Enfermagem; Educação Física, Aspectos Sócio Culturais do Movimento Humano, Dança, Programas Acadêmicos Interdisciplinares e Supervisão de Estágios, do Departamento de Educação Física.

Fonte: UEL

Norte-americanos lembrarão martírio de Dom Oscar Romero

O trigésimo aniversário do assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero será comemorado também nos Estados Unidos. No próximo final de semana, a comunidade salvadorenha no país, a maior fora de El Salvador, realizará, em Los Angeles, procissões, projeções de filmes, fóruns sobre o pensamento do religioso e escutarão suas homilias.
O governo do presidente Funes instituiu, oficialmente, o 24 de março como Dia de Monsenhor Romero. Reforça-se ainda o movimento que quer a canonização do mártir.

Ficha Limpa alteraram o texto original

Será entregue hoje ao presidente da Casa, Michel Temer, pelo grupo especial da Câmara dos Deputados criado para analisar a projeto Ficha Limpa o relatório de seus trabalhos.
Os deputados alteraram o texto original apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral para estabelecer que os candidatos se tornarão inelegíveis somente após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância. O projeto original estabelecia a inelegibilidade já a partir da condenação em primeira instância.

Cutrale se aproveita de quase cem anos de abandono para grilar terras

A chamada grande mídia, chefiada pela Rede Globo, utilizou, recentemente, todo seu arsenal para criminalizar os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por este ter ocupado e destruído pés de laranjas, em setembro do ano passado, em uma fazenda na região de Iaras, interior de São Paulo. Mas não disse que a área – denominada Núcleo Monção – é pública e que a empresa Cutrale está lá ilegalmente...continue lendo...