19 março, 2010

Cinco cidades brasileiras estão entre as 20 mais desiguais do mundo

Relatório apresentado nesta sexta-feira (19), na abertura do 5º Forum Urbano Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio, revela que Goiânia (10ª), Belo Horizonte (13ª), Fortaleza (13ª), Brasília (16ª) e Curitiba (17ª) são as que apresentam as maiores diferenças de renda entre ricos e pobres no País. O documento "O Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido" também informa que o Brasil é o país com a maior distância social na América Latina. O Rio de Janeiro, na 28ª posição, e São Paulo, na 39ª, também são cidades consideradas com alto índice de desigualdade, de acordo com o relatório da ONU. Nove municípios na África do Sul lideram o ranking. As capitais da Nigéria, Etiópia, Colômbia, Quênia e Lesoto também estão entre as mais desiguais. No total, 138 cidades de 63 países em desenvolvimento foram analisadas. O relatório baseia suas conclusões no coeficiente Gini - cujos indicadores medem a concentração de renda de um país.
Em termos de favelização, o estudo da ONU apresenta resultados paradoxais para o Brasil. Apesar de ter sido o país que apresentou o maior número absoluto de pessoas que deixaram de viver em condições de favelização na América Latina - 10,4 milhões -, a pesquisa mostrou que o desempenho relativo ficou abaixo dos vizinhos. Enquanto as condições de moradia melhoraram para 16% da população brasileira, este índice ficou em 40,7% na Argentina, 39,7% na Colômbia, 27,6% no México e 21,9% no Peru. Mais informações

"Que os fascínoras corruptos da Assembléia Legislativa do Paraná sejam punidos"

Do promotor Fuad Faraj, via twitter:
- Da Assembléia Legislativa do Paraná ou do Tribunal de Contas e por vezes o próprio TJ sempre tive nojo. Instituições que atraiçoam o povo. Mas do Ministério Público eu nunca esperei nada mais nada menos do que a mais abnegada coragem para lutar contra a corrupção e lealdade ao povo, povo que paga os altos salários de cada integrante do Ministério Público. Sempre abominei ver um integrante do Ministério Público abraçado com qualquer piltantra do Executivo, do Legislativo e mesmo do Judiciário. (…) Andar de mãos dadas com facínoras, reconhecidamente ladrões do dinheiro público em todas as esferas de governo, nunca foi papel do MP. Vamos nos manifestar, individual e coletivamente, e pressionar para que os fascínoras corruptos da Assembléia Legislativa do Paraná sejam punidos. Se não houver a força popular, o engajamento da sociedade, nada, absolutamente nada acontecerá. Não confio mais, e isso é uma profissão de fé, nas instituições que deveriam representar e defender o povo. Em nenhuma instituição.
Fonte: site do Rigon

Hoje é o dia de São José

São escassos os textos bíblicos relativos a José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. É Mateus que dá particular atenção à figura do esposo de Maria e nos brinda com um belo retrato de José. De fato, o evangelista descreve como José agiu diante da Anunciação. Teve dúvida, decidiu abandoná-la em segredo, mas, diante do anúncio do anjo retomou Maria como esposa. Deixou sua história para assumir a história divina, sendo um pai e esposo, zeloso e protetor...continue lendo...

"Hora do Planeta"

No dia 27 de março, das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília), será realizado a Hora do Planeta 2010. Milhares de pessoas em todo o mundo vão passar uma hora com as luzes apagadas na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
Promovida pelo Instituto WWF, a iniciativa tem como principal objetivo dar exemplo aos líderes sociais e mostrar a preocupação mundial com o planeta.
“A Hora do Planeta 2010 constitui a evidência de que a comunidade mundial quer adotar hábitos e um estilo de vida de baixo carbono”, declarou o diretor-executivo e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley.
O evento foi organizado pela primeira vez em 2007, em Sidney, mas no ano passado ultrapassou expectativas, contou com a participação quatro mil cidade de 88 países, inclusive o Brasil. Muitos monumentos e locais simbólicos passaram uma hora as escuras: Cristo Redentor, Torre Eiffel, Coliseu, Times Square.
“A Hora do Planeta é uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas”, explicou a secretária-geral do WWF-Brasil (instituição organizadora do evento), Denise Hamú.

Pós-Graduação em Maringa - Faculdade Cidade Verde

Diocese de Umuarama lança Plano da Ação Evangelizadora

O lançamento do 15° Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Umuarama-Paraná aprovado em Assembléia em setembro do ano passado, será neste domingo(21), as 9 horas na Catedral Divino Espírito Santo durante Celebração Eucarística. São esperado 1.500 pessoas de toda a Diocese.
Os Projetos
São 3 âmbitos de ação e para cada um é proposto um projeto, como ação concreta, para realizar os desafios que foram propostos, durante a preparação do plano, que são: no âmbito da pessoa, Projeto Emaús: Por uma Igreja Bíblica; no âmbito da comunidade, Projeto AME (Ação Missionária Evangelizadora): Por uma Igreja em estado permanente de Missão; e no âmbito da sociedade, Projeto 3: Projeto Bom Samaritano: Por uma Igreja da Caridade.
Para o Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Wilson Alexandre Pintenho, o ano de 2010, será de preparação das equipes de formação e elaboração dos materiais para serem utilizados. “Um grande desafio é tornar o plano conhecido, fazer com que todos o conheçam, saibam como funcionam os projetos e quais são as ações contínuas de cada um dos âmbitos”, concluiu ele.

Fonte: CNBB Reginal Sul II

O Anel de Tucum


No blog "Henrique Pejoteiro" o Anel de Tucum