19 abril, 2010

Informação do Ministério da Saúde sobre "Informativo SAMU"

A respeito do recado enviado pelo leitor publicado neste blog como título "Informativo SAMU" (removido do blog) , o Ministério da Saúde informa:
Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde sobre esse informativo que circula na internet e e-mails orientando as pessoas a colocar em seus celulares contatos de parentes que devam ser localizados em caso de emergência.
O SAMU atende os casos cardio-respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidentes quando houver vítimas e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.
Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs

Arquidiocese de Maringá
Sabado demos inicio a preparação do 3º Encontrão Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que será realizado no dia 19 de setembro na cidade de Jandaia do Sul.
Com o tema: CEBs - "Redes de Relações Fraternas", o Encontrão das CEBs quer DENUNCIAR a sociedade que impõe a competitividade, o individualismo, o isolamento o descaso e a corrupção política e ANUNCIAR que as comunidades cristã são geradoras de relacionamentos fraternos, solidários, gratutivos, verdadeiros e de alegria. Também celebrará o ápice da vida da Comunidade Cristã a "Eucaristia" ( a missa será celebrada pelo arcebispo dom Anuar Battisti).

A foto abaixo é do 1ª Encontrão Arauidiocesano das CEBs

Bioética em Debate: Múltiplos Olhares - PUC Maringá

Inscrições aqui
Clique na imagem para ampliar

Esquema entre médicos e farmácias

O programa Fantástico denunciou o esquema entre médicos e farmácias. Uma vergonha. Veja aqui

Presidente Lula participa de festa indígena na Raposa Serra do Sol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (19), Dia do Índio, de uma comemoração que deve reunir 18 mil pessoas na comunidade do Maturuca, no coração da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Um ano após a confirmação da homologação da terra indígena pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingaricó e Patamona vão comemorar a retirada dos não índios que viviam na reserva, de 1,7 milhão de hectares.
Lula vai se reunir com lideranças da região, que deverão pedir recursos para a implantação de projetos de agricultura e pecuária que garantam a sustentabilidade dos índios que moram na reserva, além de mais investimentos em saúde e educação nas aldeias. Mais informações

Dia do Índio



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas.
"Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro."