07 maio, 2010

48ª. Assembléia Geral dos Bispos do Brasil

Durante a sessão de ontem (6) da 48ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece em Brasília e que começou na terça-feira (4) e se estende até a quinta-feira da semana que vem, dia 13, os bispos tratou do tema prioritário, as Comunidades eclesiais de Base (CEBs). Os bispos avaliaram a experiência da Igreja com as comunidades de base. O bispo de Registro (SP), Dom José Bertanha comentou que os bispos discutiram o rosto múltiplo da Igreja Católica. “Existe a diocese, a paróquia e a comunidade, mas há muitas formas de comunidades: as eclesiais de base, por exemplo, são uma forma estrutural cultivada à luz da Palavra, da Eucaristia e da oração e conscientização que envolve o nosso povo. Essas faces da Igreja foram muito bem discutidas ontem para entendermos melhor a diversidade da Igreja na unidade. As CEBs são um exemplo dessa face múltipla”, destacou o bispo.
O bispo recordou o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, “CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”, que aconteceu em Porto Velho (RO), em julho do ano passado.
De acordo com dom José Bertanha, o Intereclesial foi realizado com o tema Ecologia e Missão, para chamar a atenção do país para a preocupante biodiversidade da Amazônia. “A Amazônia é uma terra cobiçada, rica com seu chão, sua terra e sua água de tantos rios e florestas, hoje derrubadas para o plantio da agricultura e para o gado. O evento aconteceu para que a sociedade saiba que a Igreja também se preocupa com a região”, disse.
Dom Bertanha afirma que a presença das CEBs são importantes na região porque buscam viver a cultura amazônica voltadas para a Palavra de Deus, a partir da cultura regional. “As comunidades de base fazem parte da Amazônia buscando cultuar a dignidade da vida na Palavra de Deus, na Eucaristia e na conscientização sobre a realidade que está lá: realidade da água, da terra e da natureza rica”.

Projeto que permitiria "contratação mascarada” é rejeitado

O Projeto de Lei proposto pela Prefeitura para regulamentar o serviço voluntário em âmbito municipal foi derrubado pelos vereadores. Humberto Henrique (PT) avaliou que a proposta permitiria a "contratação mascarada” de voluntários para realizar tarefas dos servidores públicos.

A ideia do Executivo abordava a atuação de pessoas físicas como voluntárias em qualquer setor da prefeitura, inclusive com a possibilidade de pagamento de despesas que fossem necessárias para a realização das atividades.

”Isso aqui está me parecendo uma contratação mascarada de servidor público. Nós estamos votando um tipo de voluntário para exercer serviço publico, para substituir o servidor público”, frisou Henrique aos vereadores durante o debate sobre o projeto...continue lendo...

Vereadores fiscalizam irregularidades apontadas pela CGU

No mês de março a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou relatório apontando possíveis irregularidades em 14 licitações e obras executadas pela Prefeitura de Maringá com recursos federais. Para investigar o caso, ontem (6) os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento 1527/2010 de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) e dos vereadores Mario Verri (PT), Marly Martin (DEM) e Manoel Sobrinho (PC do B).

Conforme os dados do relatório, os problemas encontrados em Maringá causariam prejuízo superior a meio milhão de reais para os cofres públicos. Mais informações

Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

Das 185 milhões de crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade que vivem na América Latina, seis milhões sofrem de violência extrema e 80 mil morrem em suas próprias casas a cada ano, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Fortalecer uma cultura de bons tratos, contribuindo para a prevenção e o combate à violência, e desafiar a Igreja para uma comunicação mais saudável com a criança, por meio de ensino bíblico, modelos de trabalho e promoção da infância, são objetivos do Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, agendado para os dias 4 a 6 de junho.
“Ame o seu próximo – bons tratos para a infância” reza o tema do Mutirão da Oração de 2010. No ano passado, 242 igrejas, 184 projetos sociais e 45 outras organizações de 21 Estados da federação envolveram-se na campanha, coordenada no Brasil pela Rede Mãos Dadas.
Dados do UNICEF apontam que a cada ano morrem no mundo 27 mil crianças por causa da fome ou de doenças evitáveis e 100 milhões de crianças vivem ou trabalham nas ruas. Estima-se que 2,2 milhões de crianças vivam em abrigos e das 700 milhões de crianças em idade escolar, 121 milhões estão fora das salas de aula.
Por isso, o Mutirão incentiva fiéis de igrejas, de congregações, militantes de organismos sociais e pessoas de boa vontade a orarem para que a sociedade civil responda às adoções, para que famílias dediquem tempo para ensinar, orar, brincar e abençoar seus filhos, para que governos mantenham o compromisso de prover educação universal para todas as crianças em idade primária.
Pede, ainda, que governos criem leis em favor das crianças, assim que elas tenham condições de fugir da pobreza e da falta de oportunidades. O Mutirão vai orar em favor das crianças que sofrem de abuso físico ou verbal dos pais e de adultos, em favor das crianças que se encontram em situação de perda, provocada por guerras, doenças, catástrofes ou pelo HIV-Aids.

Trabalhadores/as da Agricultura Familiar protestam contra a Corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná

A campanha contra a corrupção no Legislativo do Paraná ganhou o apoio de membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) – Região Sul. Cerca de 300 pessoas realizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta quinta-feira (6). Agricultores de várias cidades do Paraná se reuniram na Praça Santos Andrade, às 13 horas, e caminharam até a Casa de Leis.
Durante a manhã, os manifestantes saíram da Avenida Marechal Deodoro e passaram pelas ruas Barão do Rio Branco, Riachuelo e Cândido de Abreu, no Centro da cidade. A Diretran informou que houve bloqueio parcial dessas ruas.
De acordo com a Fetraf, os agricultores também querem marcar posição contra a corrupção na Assembleia. Eles levaram faixas e cartazes de protesto para a Casa. “Queremos mostrar a indignação contra este escândalo dos funcionários fantasmas”, disse o secretário geral da Fetraf, Diego Sigmar Kobalt.
A manifestação se encerrou, por volta das 15h, depois que os agricultores cantaram em conjunto o hino nacional brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Homenagem às Mães

Terço na praça Raposo Tavares

Terço na praça Raposo Tavares, procissão e adoração ao Santíssimo, dia 13 de maio, Arquidiocese de Maringá. Assista aqui ao convite