12 maio, 2010

13 de maio: Abolição inacabada

Neste ano completamos 122 anos de lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. Este processo foi lento, limitado, gradual e deve ainda hoje ser problematizado.
...para que possamos avaliar criticamente o processo de libertação dos escravos e a situação de seus descendentes. Quais as verdadeiras mudanças que ocorreram na sua condição estrutural nestes muitos anos? E por que são os negros homens, mulheres e crianças os com piores trabalhos, pior acesso a educação, a saúde, a moradia digna e segurança? Leia na íntegra

Para dom Benedito Beni dos Santos as CEBs é indispensável

Para o bispo de Lorena (SP), dom Benedito Beni dos Santos, participante da 48ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que começou dia 03 e encerra amanhã (5), as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) é fruto do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965.
As CEBs também foram pontuadas por dom Beni como “modelo de Igreja baseada na comunhão. “A Igreja não está organizada como democracia e ela não é democracia. Ela é comunhão e esse é um novo modo da Igreja educar as pessoas na sociedade. Essa é uma das contribuições que a Igreja pode dar à sociedade, levando o aspecto comunitário. A Igreja organizada no modelo das CEBs é indispensável para dar um novo impulso às comunidades de base, que são tão numerosas na Igreja”.

Carta dos Bispos aos Presbíteros e Declaração sobre o Momento Político Nacional - 48ª Assembleia Geral da CNBB

A 48ª Assembleia Geral da CNBB, que termina amanhã, em Brasília aprovou dois primeiros documentos: "Carta dos Bispos aos Presbíteros" e "Declaração sobre o Momento Político Nacional"
O primeiro documento teve 230 ‘sim’ de 249 votantes; já o segundo foi aprovado com 253 ‘sim’ de um total de 254 votos.
Carta aos padres
Na carta aos padres, os bispos enaltecem o trabalho dos padres. “Conhecemos de perto seus sacrifícios que, às vezes, alcançam o heroísmo, na busca cotidiana de fidelidade à missão evangelizadora”, diz a carta.
Numa referência aos abusos sexuais contra menores envolvendo padres, os bispos dizem que estes “comportamentos abusivos” de alguns presbíteros atingiram “a credibilidade dos sacerdotes e a grandeza do dom que nos foi confiado”. “Amargura e sofrimento, confusão e mesmo indignação, invadiram o íntimo de muitos cristãos e das pessoas que amam a justiça, a verdade e a coerência de vida”.
Os bispos reafirmam sua confiança nos padres. “Queremos reafirmar nossa satisfação e confiança pela multidão de presbíteros que, identificados com Cristo, compartilham as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias às comunidades que lhes são confiadas”.
Momento Político
Composta por 11 parágrafos, a Declaração sobre o Momento Político Nacional começa recordando fatos e eventos que marcam o cenário eclesial e nacional como a assembleia da CNBB, o jubileu de ouro da capital federal e da arquidiocese de Brasília, o Congresso Eucarístico Nacional e o da realidade política do país, como sua política internacional, o PNDH-3 e a votação do Projeto Ficha Limpa.
Na Declaração, a CNBB revela sua preocupação com “os grandes projetos, sobretudo na Amazônia” que não levam “devidamente em conta suas consequências sociais e ambientais”.
Os bispos afirmam que permanece o desafio “de uma autêntica reforma agrária” e destacam a urgência de uma “profunda reforma política, iluminada por critérios éticos, com a participação das diversas instâncias da sociedade civil organizada, fortalecendo a Democracia direta com a indispensável regulamentação do Artigo 14 da Constituição Federal, relativo a plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei”.
Para os bispos, a campanha eleitoral deste ano é oportunidade para “empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto nacional com participação popular”.
Ao final, os religiosos convocam o povo a expressar sua cidadania nas próximas eleições através do “voto ético, esclarecido e consciente” a fim de que sejam superados “possíveis desencantos com a política”.
Confira abaixo as duas cartas:
Carta dos Bispos aos Presbíteros - Leia aqui ou aqui
Declaração sobre o Momento Político Nacional - Leia aqui ou aqui

Detentos se graduarão como "Bacharéis em Teologia"

Graças ao Projeto "Uma alternativa para a reintegração social", promovido pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza e pela Faculdade Católica do Ceará, quatro detentos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), no Ceará, se graduarão, neste ano, como "Bacharéis em Teologia".
Segundo padre Luís Sartorel, diretor financeiro da faculdade, essa experiência é única no país. "Pelo que eu saiba, nós somos a primeira faculdade do Brasil que conseguiu entrar num presídio oferecendo um curso de nível superior para os presos", informou. "Se nos presídios, ao invés do clima de medo tivesse a possibilidade de estudar e aprender uma profissão, poderíamos resgatar muita gente. Hoje, os presídios são escolas de criminalidade", criticou. Leia a reportagem de Tatiana Félix da Adital.

Gripe Suína no Paraná - é preciso ficar atento

Conforme divulgado no dia 10 pela Secretariada Saúde, no Paraná 11 pessoas morreram por causa da Influenza A H1N1 (gripe suína). São 1.150 casos da doença confirmados.
De acordo com o boletim da secretaria, as regiões mais atingidas pela doença foram as de Londrina, com 379 casos e de Maringá, com 347. Em seguida vem a região metropolitana de Curitiba, com 129 casos registrados.
Da pessoas que morreram duas foram registradas na região de Ponta Grossa, três na de Maringá, três na de Curitiba, uma em Pato Branco, uma em Londrina e uma em Cornélio Procópio.
Segundo a Secretaria, dos casos de óbito, 64 % eram mulheres. A maioria das mortes foi registrada em pessoas de 20 a 49 anos.

Projeto Ficha Limpa aprovado na Câmara em definitivo

O Projeto Ficha Limpa de iniciativa popular foi ontem aprovado definitivo pela Câmara. Apresentado em setembro de 2009 à Câmara, o Ficha Limpa já conta com mais de 4 milhões de assinatura, segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. A proposta segue agora para o Senado. Líderes partidários já avisaram que pretendem aprovar o projeto rapidamente. Ainda não se tem parecer definitivo sobre o início da validade da proposta, a proibição da candidatura de políticos com ficha suja talvez não poderá ser aplicada nas eleições em outubro.