19 maio, 2010

Quem mais perde

Do site do Rigon
Se a Lei Ficha Limpa entrar mesmo em vigor nestas eleições, o PP maringaense será o maior prejudicado. Dois dos três pré-candidatos a deputado estadual terão a candidatura barrada; escapa apenas Ulisses Maia (que, por sinal, está perdendo pontos junto aos servidores municipais por conta de uma espécie de “assédio eleitoral” que a máquina pública municipal está fazendo junto aos CCs e FGs; quem não admitir fazer campanha pra ele é “ameaçado” de perder a boquinha na administração cidadã).
Belino Bravin e Zebrão, dois nomes tidos como possíveis candidatos, estariam enlinhados com a lei em vigor, pois têm condenações por improbidade em segunda grau. Mesmo assim, estariam em situação melhor que seu grande chefe, Ricardo Barros, que tem até condenação transitado em julgado pelo mesmo motivo.

Projeto Ficha Limpa é aprovado no Senado

O Projeto Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade no Senado com 76 votos. O texto deve agora ir direto a sanção presidencial, sem precisar voltar para a Câmara dos Deputados.
Para o coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, o projeto vai afastar da vida política algumas pessoas que jamais deveriam se candidatar, além de dar mais transparência ao Poder Legislativo.
“Nos últimos anos, o legislativo foi tomado por gente com condenações em crimes que vão de homicídios à desvio de dinheiro público. Tornando-se lei, o Projeto Ficha Limpa vai evitar que pessoas como essas entrem no cenário político”, avaliou Angélico.
O principal benefício do Projeto Ficha Limpa é a ajuda que o Poder Judiciário vai dar aos cidadãos na hora de escolher os candidatos. A avaliação é do pesquisador de Ciência Política da Universidade de Brasiília (UnB), Leonardo Barreto.
O Projeto Ficha Limpa, aprovado hoje (19) pelo Senado, impede a candidatura de pessoas condenadas pela Justiça em órgão colegiado.
Segundo o pesquisador, ainda não há estimativa de quantos parlamentares serão atingidos pelo projeto, pois falta a verificação dos critérios que serão colocados em prática. “Estima-se que 30% dos deputados federais teriam problemas com a Justiça”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Em Maringá 1ª Jornada Estadual de Formação do PT

A I Jornada Estadual de Formação do PT tem por objetivo de propiciar aos militantes e filiados o conhecimento da história, das lutas, bandeiras e do projeto político do Partido dos Trabalhadores – PT, desde sua origem, até os tempos atuais.
Data: dia 29
Horário: 8h 30 à 17 h
Local: A Confirmar
Nº de vagas: 50 (Maringá e Região)
Coordenação: Iraides Fernades Baptistoni – Formadora da Micro Região Norte Novo
PROGRAMAÇÃO:
Manhã: Palestra: Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir – Reginaldo Dias;
Debate;
Tarde: Palestra: Governando sem medo de ser feliz;
Palestra: Semeando o Brasil que queremos;
Debate.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até sexta feira (21), na sede do Partido com a Stefany (3031-8313).

Liberdade de expressão para quem?


O recente episódio da demissão do jornalista Felipe Milanez, editor da revista National Geographic Brasil, publicada pela Editora Abril, por ter criticado, via Twitter, a revista Veja, é revelador da hipocrisia geral que envolve as posições públicas dos donos da mídia sobre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Leia aqui

Condenado por morte da Irmã Dorothy Stang vai aguardar julgamento de recurso em liberdade

A desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), decidiu que Reginaldo Galvão, condenado pela morte da missionária Dorothy Stang, vai aguardar em liberdade o recurso de apelação da sentença. A decisão ainda será analisada nas Câmaras Criminais do TJPA.
Gouveia considerou que o fazendeiro, conhecido por Taradão, preencheu os requisitos legais e o concedeu ontem (18) a medida liminar. “O direito do réu de apelar em liberdade não lhe pode ser denegado se permaneceu solto durante a instrução criminal”, afirmou a desembargadora.
No dia 1º de maio, Reginaldo Galvão foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato da missionária de 73 anos. O crime ocorreu em fevereiro de 2005 em Anapu, no Pará. Dorothy Stang, que defendia a criação de assentamentos sem-terra, teve a morte encomendada por fazendeiros.

“Todos ficaram repletos do Espírito Santo…”

“No dia 23 de maio, celebramos a solenidade da 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Foi ele que desceu sobre Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo, capacitando-os para continuar a obra evangelizadora começada por Jesus. (“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo…” At, 1-13). É Ele que continua hoje com os seus dons levando a Igreja a cumprir a sua missão.
O Espírito Santo é sinal de unidade na diversidade, por isso ele inspira as mais diversas pastorais, movimentos e serviços no coração da Igreja.
O Espírito Santo e a Igreja
O Espírito Santo é a fonte dos carismas que se manifesta como dom de Deus para colocar a serviço de seu povo. Carismas vão surgindo e renovando a Igreja e a sociedade toda. Junto com os carismas aparecem os ministérios que na sua diversidade, variedade e unidade, renovam e fortalecem a vida da Igreja.
O Espírito Santo é a força de Deus que se manifesta nos momentos mais cruciais e necessários, tornando clara a presença e a ação de Deus na história como Senhor.

Dom Francisco Javier Delvalle Paredes – Bispo da Diocese de Campo Mourão

Idoso é condenado por abusar de criança de três anos

O pedreiro Daniel Moskalevski, de 63 anos, foi preso, na tarde desta terça-feira (18), por molestar sexualmente uma criança de três anos, em Curitiba.
Ele foi condenado a 6 anos e 8 meses, em sentença expedida pelo juiz Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior, da 12ª Vara de Crimes Contra a Criança e Adolescente. O mandado de prisão foi cumprido por volta das 15 horas desta segunda, por uma equipe do 6º Distrito Policial (DP). Moskalevski estava em sua casa, no bairro Capão do Imbuia, quando foi abordado pelos policiais. “Nós mostramos o mandado e anunciamos a prisão. Ele não reagiu. Parecia já estar esperando”, disse o superintendente do 6º DP, Carlos Roberto do Amaral.
Em março de 2009, o idoso esteve preso preventivamente pelo crime, a pedido do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Em dezembro do ano passado, ele conseguiu o direto de responder em liberdade, mas acabou sendo condenado em fevereiro deste ano.
Segundo o superintendente do 6º DP, Moskalevski disse que molestou a criança na casa dos pais dela, quando prestava serviços como pedreiro. O idoso teria dito aos policiais que abusou da criança inúmeras vezes, durante o tempo em que trabalhou na residência. O condenado foi encaminhado ao Centro de Triagem II, em Piraquara.