24 maio, 2010

MCCE defende que emenda não altera mérito da Ficha Limpa

A incorporação de emenda de redação ao projeto de lei da Ficha Limpa gerou polêmica e diversas dúvidas. Para o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) a emenda não altera o mérito da Ficha Limpa. Leia aqui

Escola Latino Americana de Agroecologia leva novas técnicas a pequenos produtores e incentiva intercâmbio cultural - na Lapa (PR)

O incentivo à trocar das experiências que cada um traz do movimento a que pertence é uma das práticas da Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa (PR).
A escola faz parte da rede de Institutos de Agroecologia Latino Americanos (Ialas), que tem unidades no Brasil, no Paraguai e na Venezuela. Atualmente está sendo criada uma escola na Amazônia e há projeto para uma unidade no Haiti.
O projeto, implantado em 2005, surgiu como um dos resultados das Jornadas de Agroecologia, que há nove anos reúnem de 3 mil a 4 mil pequenos agricultores no sudoeste do Paraná. Também participam das atividades estudantes, técnicos, representantes de organizações sociais de vários estados e de países da América Latina...continue lendo...

Falta de mão-de-obra qualificada atinge 2/3 dos empregadores no Brasil, diz pesquisa

Quase dois terços dos empregadores brasileiros encontram dificuldades de encontrar pessoas qualificadas para preencher cargos disponíveis, segundo indica uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower.
Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países, a escassez de mão-de-obra qualificada no Brasil só não é maior do que a no Japão.
Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados. No Japão, esse percentual foi de 76%.
Na média dos 36 países pesquisados, 31% dos empregadores disseram ter dificuldades em encontrar profissionais qualificados. Leia na íntegra

1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promovem entre terça e quinta-feira, 25 e 27/5, o 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. A abertura do evento será realizada na terça-feira 25/5, às 19 horas, no auditório principal da Procuradoria Geral da República, em Brasília-DF. Na quarta-feira, 26/5, às 13 horas, haverá uma audiência na Câmara dos Deputados, para a entrega de um abaixo-assinado pedindo a urgente aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 438/01, que prevê o confisco de terras de quem utilizou trabalho escravo, e na quinta-feira, 27/5, os participantes do Encontro deverão realizar um ato público no gramado em frente ao Congresso Nacional, pedindo a aprovação da chamada “PEC do Trabalho” Escravo, em evento marcado para as 14h30.