29 maio, 2010

Jesus em busca das mulheres prostituídas

...Jesus também foi. Andou, andou. Estava começando a escurecer, quando chegou num dos “hotéis de alta rotatividade” da rua Guaicurus, no centro de Belo Horizonte, região onde se concentra o maior número de mulheres que exercem a prostituição na capital mineira. Jesus viu prédios velhos e mal cuidados. Viu os quartos de alguns hotéis em péssimas condições, muito pequenos, e com pouca ventilação. Alguns não tinham sequer água encanada, em outros, apenas uma pia, ou um pequeno bidê e pia.
Jesus, manso e humilde, não viu apenas as condições físicas. Jesus viu centenas e centenas de mulheres que ali tentavam ganhar o pão de cada dia, quase todas mães, filhas pobres de famílias do interior e até de outros estados do Brasil. Jesus ouviu ali que certos saduceus, ricos piedosos, sem nunca ouvir as “mulheres da batalha”, as taxavam de promíscuas, de pecadoras e libertinas. Jesus ficou indignado com esse moralismo. Jesus viu o Deus da Vida, pai de infinito amor, presente nas mulheres prostituídas, pois encontrou muita humanidade no meio delas. Jesus viu que desde muito cedo aquelas jovens tiveram de buscar meios de promover o próprio sustento. Jesus viu nelas mães, que precisaram prover os próprios filhos desde a adolescência. Jesus viu que todas tinham no coração um grande sonho: melhorar de vida. “Sonhamos com dias melhores”, Jesus ouviu isso de várias. Leia na íntegra

Nem pó... só sobrou barros

Do Leitor
É lamentável..., o que esta família barros está fazendo com nossa cidade...não bastasse o Sr. Ricardo ser o responsável pela maior divida do municipio, contraida em sua gestão, "a tal da trimestralidade", fruto de sua imaturidade política. Agora seu irmão em conjunto com um grupo de "gananciosos" querem apagar a memória da cidade.
Acho tão bonito quando visito uma grande cidade e vejo os prédios antigos conservados mostrando a história e parte da cultura da cidade. Mas infelizmente em Maringá, estão destruindo nossa cultura, nossas lembranças e acabando com nossa história.
A troco de que? de mais ums hoping? já não basta o de Manaus da era Ricardo?Estou falando da rodoviária velha de Maringá e tanta historia que presenciamos ali.
O pior de tudo isto, é saber que há pouco tempo atrás havia oposição nesta cidade e que por muito menos estava lá na frente alertando apopulação e arrastando o povo para as ruas.
O que aconteceu? cadê a oposição? e os partidos de "esquerda", de "massa", do povo trabalhador? porque se calaram? onde estão os sindicatos comprometidos com as causas sociais? até quando vamos deixar fazerem e desfazerem em nome do dinheiro? O que vai ficar para a história?
É lamentável... muito lamentável e triste...

Plebiscito consultará sociedade sobre limite de propriedade de terra

Da Adital
Você acha que deveria haver um limite para propriedade de terra no Brasil? Entre os dias 1º e 7 de setembro deste ano, a sociedade brasileira terá a oportunidade de responder a essa pergunta através de um plebiscito popular. A iniciativa, promovida pelo Fórum Nacional Popular pela Reforma Agrária e Justiça no Campo juntamente com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pretende indagar a população se há necessidade de limitar ou não as propriedades de terras...continue lendo...

Carta da Bahia, uma análise da situação da juventude na região das Américas

Organizações sociais participantes da Pré-Conferência das Américas, realizada entre os dias 24 e 26 deste mês, em Salvador, reuniram uma série de propostas e recomendações para o Governo, parlamentares e sociedade civil, na "Carta da Bahia". O documento será apresentado oficialmente na Conferência Mundial de Juventude, marcada para o período de 31 de julho a 13 de agosto, no México.
O presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, explica que a elaboração da carta representa um momento histórico para todas as pessoas envolvidas com a agenda juvenil, pois reforça a importância do tema e contribui para que ele seja tratado como prioridade pelas políticas públicas dos 30 países presentes no encontro.
A carta propõe a realização de ações conjuntas entre Governo, parlamentares e sociedade civil nas áreas de: gestão das políticas nacionais de desenvolvimento; enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; trabalho e emprego; educação; acesso de pessoas jovens à tecnologia e inovação; saúde das pessoas jovens como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos direitos humanos; desenvolvimento sustentável; migração internacional; participação cidadã e associativismo; e cooperação internacional da juventude.
Para isso, o documento destaca como fundamental o desenvolvimento do protagonismo juvenil e a priorização da elaboração de políticas públicas voltadas aos jovens. Tais recomendações buscam estimular o engajamento da juventude na promoção do progresso, com ênfase das Metas de Desenvolvimento do Milênio, por meio de um sistema de cooperação e diálogo entre os países.
Além disso, a Carta propõe a elaboração de um Plano de Ação Mundial das Juventudes e a criação de uma Declaração Universal de Juventude.
Sobre a Conferência Mundial da Juventude
A Conferência Mundial do México, que vai acontecer entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, faz parte da programação das Nações Unidas para o ano de 2010, eleito como Ano Internacional da Juventude. O evento permitirá fortalecer os laços de cooperação entre os países e atores sociais ligados às políticas juvenis.
Para ler a Carta da Bahia na íntegra clique aqui