31 maio, 2010

Plataforma Política para a Agricultura Brasileira

As transformações do mundo nas últimas décadas fizeram com que o centro de acumulação do capital fosse para a esfera financeira e para as corporações transnacionais. Isso trouxe graves consequências e promoveu um enfrentamento crescente entre dois modelos de produção na agricultura. O modelo dos capitalistas é uma aliança entre grandes proprietários de terras, empresas transnacionais e sistema financeiro. As empresas fornecem insumos, compram os produtos, controlam o mercado e fixam preços dos produtos agrícolas.
Os grandes proprietários (cerca de apenas 40 mil, que possuem mais de mil hectares) entram com a terra, destruindo a biodiversidade e superexplorando os trabalhadores, para repartir a taxa de lucro da agricultura das empresas. Esse modelo foi autodenominado de agronegócio. Adota a monocultura, para ampliar a escala de produção, com o uso intensivo de venenos e maquinaria pesada. O agronegócio ainda aumenta a concentração da terra. O Censo de 2006 aponta que a concentração da terra é maior do que na década de 1920.
Propomos outro modelo de agricultura, que priorize a produção diversificada, máquinas agrícolas adequadas a pequenas unidades, agroindústrias cooperativadas e técnicas agroecológicas. Em vez de priorizar o lucro de grandes empresas e fazendeiros, temos que respeitar o equilíbrio do ambiente, produzir alimentos sadios, fortalecer o mercado interno, aproximando produtores e consumidores. Nossa proposta de Reforma Agrária Popular é a adoção desse modelo, e não apenas distribuir lotes para os sem-terra...continue lendo...

PJ anuncia festival nacional de música e poesia


A Pastoral da Juventude do Brasil lança, pela primeira vez, um festival de música e poesia que pretende movimentar grupos de jovens em todo o país.
A interação será feita pela Internet com o lançamento de um site nos próximos dias.
O nome do festival foi escolhido por meio de uma pesquisa realizada na Internet. O termo mais votado foi “A Cor da Juventude”. Como tema ficou escolhido “Chega de violência e extermínio de Jovens”.
“Esse grande sarau pretende reunir poesia e música das juventudes de todo nosso país, abordando a vida dos jovens, suas conquistas, suas dificuldades e suas bandeiras de luta”, explica a coordenação do festival.
O regulamento e as inscrições estarão disponíveis no site oficial.

Semana e Dia do Meio Ambiente: pelo futuro do Planeta

Durante toda esta semana, até o próximo sábado, 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, estarão em andamento muitas ações pela recuperação e preservação ambientais do Planeta em vários países.
Neste “Ano Internacional da Biodiversidade”, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu Ruanda (África) para sediar as comemorações globais do Dia 5, conforme comunicado do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), que coordena anualmente o evento, realizado em 27/2, em Kigali, capital do país.
Com o tema "Muitas Espécies, Um Planeta, Um Futuro", a iniciativa de 2010 centra-se na importância da riqueza das espécies e dos ecossistemas para a humanidade.
No Brasil, diversos governos municipais elaboraram programações especiais para o período. Consulte a página eletrônica do seu município e participe.