23 julho, 2010

Carta da 1ª Ampliada Nacional das CEBs Rumo ao 13° Intereclesial

Os coordenadores da ampliada nacional das CEBs estiveram reunidos na cidade de Crato do dia 17 a 20 de julho. Foram três dias de, oração reflexão e estudo, e encaminhamentos de questões especificas da caminhada de CEBs, em preparação ao XIII Encontro Intereclesial das CEBs que irá acontecer nos dias 23 a 27 de julho de 2013 na cidade de Juazeiro do Norte Diocese de Crato, com o tema: Justiça e Profecia a Serviço da Vida e o lema: CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade.
Leia aqui a carta da 1ª Ampliada Nacional das CEBs Rumo ao 13° Intereclesial.

Mari Tenório no Sallut Bar

Clique na imagem para ampliar e confira o endereço e outras informações

Hoje debate - Programa Projeto Popular


Nesta sexta-feira0 (23), às 20h15, o Programa Projeto Popular exibido pela TV Educativa do Paraná traz o debate sobre o limite da propriedade da terra.
Participam do debate, Dom Ladislau Biernaski (presidente da Comissão Pastoral da Terra e bispo de São José dos Pinhais - PR) e Horácio Martins de Carvalho (engenheiro agrônomo e assessor dos movimentos sociais do campo).
O debate antecede a realização do Plebiscito Nacional Popular do limite da propriedade da terra - uma ação conjunta de várias organizações e que ocorre na Semana da Pátria - 01 a 07 de setembro deste ano.
obre o Programa Projeto Popular
Produzido, elaborado, e conduzido pelos movimentos sociais brasileiros, o programa Projeto Popular se dispõe a debater os grandes temas da sociedade mundial, latino-americana e brasileira de forma interdisciplinar a partir do movimento social brasileiro com vistas à elaboração de um projeto popular de nação é o objetivo desse programa.
O Programa Projeto Popular é exibido às sextas-feiras, sempre às 20h15. A iniciativa é fruto da parceria dos movimentos sociais brasileiros com a TV Educativa do Paraná (Canal 9 da TV aberta - somente naquele estado -, ou 115 da SKY).
Os programas também podem ser vistos pela internet:
Ou

12º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo será em Maringá

Está confirmada para os dias 26, 27, 28 e 29 de agosto a 12ª edição doCampeonato Sul Brasileiro de Balonismo, que será disputada em Maringá(PR). A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 15 pilotos devários Estados brasileiros participem da competição. Segundo o pilotoAdriano Perini, presidente da Federação Paranaense de Balonismo, Maringá,que recebe eventos de balonismo desde 1996, tornou-se uma referência parao balonismo nacional pelo alto nível das competições.
Durante os quatro dias do campeonato, o antigo aeroporto da cidade serátransformado no Parque do Balonismo. No local acontecerão as decolagenscoletivas, o nigthglow e diversos shows que serão uma atração a parte parao público.
Outras informações:
Federação Paranaense de Balonismo
(44) 3224-1700 (Adriano Perini)(44)
9116-4031 (André)
(44) 9943-4958 (Zuba)

Maioria do eleitorado tem baixa escolaridade

Mais da metade do eleitorado brasileiro (53,56%) são pessoas com nenhum ou poucos nível escolar: 33,09% têm primeiro grau incompleto, 14,57% apenas leem e escrevem e 5,9% são analfabetos.
Os dados do eleitorado divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a Região Nordeste tem o maior número de eleitores analfabetos,11,05%. Os que apenas leem e escrevem – chamados de analfabetos funcionais - são 24,19% dos eleitores. Em segundo lugar, está a Região Norte, com 8% de analfabetos e 18,29% de pessoas que leem e escrevem. A Região Sul é a que apresenta o menor índice de analfabetos e analfabetos funcionais, mas tem o maior número de pessoas com o ensino fundamental incompleto, 36,36%.
As pessoas com ensino superior completo são minoria no eleitorado brasileiro. O Sudeste é a região em que essa parcela da população aparece em maior número, 4,9%, seguida do Centro-Oeste, com 4,39%. Entre os eleitores que ainda não concluíram o ensino superior, a maioria está na Região Sul, 3,82%. Em segundo lugar, vem a Região Centro-Oeste, 3,38%.
Os números, no entanto, são inversos quando se analisa o nível de escolaridade dos 200 mil eleitores que votam no exterior, 31,16% têm nível superior completo e 13,88% ainda estão cursando faculdade ou universidade. Apenas 0,12% se registrou como analfabeto, 1,86% como analfabetos funcionais e 7,75% têm primeiro grau incompleto.
A Constituição brasileira determina o voto facultativo para os analfabetos – pessoas que não sabem ler nem escrever. Entretanto, elas são inelegíveis, não podem ser candidatos a cargos eletivos.
Os dados do TSE, no entanto, por não serem atualizados, não refletem a situação de hoje do grau de instrução do eleitor, que pode ter mudado depois dele estar de posse do título.
Fonte: Agência Brasil

Noticia da Igreja

Arquidiocese de Maringá, uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida

- Documentário “A Paixão de Cristo”, de Maringá, será premiado nessa sexta-feira pela CNBB
TV da Arquidiocese de Maringá transmitirá entrega do prêmio ao vivo de Aparecida. Início às 21h. Mais informações
- Domingo: Benção dos veículos na Catedral de Maringá
Domingo, 25 de julho, quando a Igreja celebra São Cristovão, o patrono dos motoristas, haverá benção dos veículos em frente à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, das 7h30 às 17h. Leia mais
- Arquidiocese de Maringá promove Fórum Educacional com os candidatos ao governo do Estado
Arquidiocese de Maringá por meio da TV 3º Milênio e da Rádio Colméia, juntamente com a Ação Evangelizadora e o Conselho de Leigos, irá promover o Fórum Educacional com os candidatos ao governo do Estado. Será nos dias 26, 27, 30 e 31 de agosto e 01, 02, 03 de setembro. Leia mais
- Dom José Antonio Peruzzo escreve carta aos catequistas do Paraná
Mais uma vez, no mês vocacional, no dia do Catequista 29 de agosto, a Igreja no Brasil orienta suas atenções para estes grandes agentes da Evangelização que são vocês...continue lendo...
- Padre Renato Quezini convida para o Encontro Arquidiocesano de Liturgia e Canto
Queridos irmãos e irmãs que fazem parte das equipes de liturgia e canto de nossa Arquidiocesem participem do Encontro Arquidiocesano de Liturgia e Canto, que se realizará no dia 26 de setembro, no Colégio Santo Inácio das 8h00 às 17h00. Mais informações