28 julho, 2010

Fórum Educacional em Maringá terá participação de todos os candidatos ao governo do Paraná

Todos os candidatos ao governo do Paraná confirmaram presença no evento promovido pela Arquidiocese de Maringá. O projeto Fórum Educacional – Eleições 2010 propõe o debate de ideias, projetos e políticas públicas relacionados à educação, com TODOS os candidatos ao governo do estado do Paraná, por meio de entrevistas de 1 hora corrida, sem intervalo. As entrevistas vão ser individuais nas seguintes datas:
26 de agosto – Amadeu Felipe da Luz Ferreira
27 de agosto – Paulo Salamuni
30 de agosto – Luiz Felipe Bergmann
31 de agosto – Robinson de Paula
01 de setembro – Avanilson Araújo
02 de setembro – Beto Richa
03 de setembro – Osmar Dias
O anfiteatro do Marista, com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, será aberto ao público nas noites das sabatinas. Todas as sabatinas serão transmitidas ao vivo pela TV 3º Milênio e pela Rádio Colméia AM. As entrevistas terão 1h de duração.
O evento está sendo articulado pela TV 3º Milênio e Rádio Colméia AM, com o apoio da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá e do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas.

Silvio II perde direitos políticos, leva multa e vai ter que ressarcir cofres públicos

Resultado do julgamento, cujo acórdão (na íntegra) foi publicado ontem: Silvio Barros II, 'prefeito de Maringá', está com os direitos políticos suspensos por cinco anos (e com a Lei Ficha Limpa não poderá disputar as próximas duas eleições), terá que pagar multa e ressarcir os cofres públicos com o valor dos salários pagos aos três cargos comissionados durante o período em que receberam ilegalmente. Leia na íntegra
Leia também
: Improbidade administrativa: uma definição muito forte

O que é uma Nova Economia Sustentável? artigo de Mauro Schorr

Uma nova economia mundial ética e sustentável, que coisa estranha não, realmente uma utopia, um sonho, no mundo moderno, mas utopia é o que a gente chama de uma boa maré de calmaria, onde os bons ventos nos levam, para uma saudável e criativa evolução, então a utopia continua valendo, e muito, para que tenhamos um mundo mais justo e saudável
Para podermos alcançar uma economia sólida, duradoura e sustentável, temos alguns passos fundamentais, que infelizmente os nossos novos heróis da mídia, os candidatos a presidência, estão ainda longe de comentar qualquer assunto a respeito:
I – Economia sustentável tem algumas características: ...continue lendo...

Dez falsos motivos para não votar na Dilma

De uma forma interessante, Jorge Furtado em seu blog apresenta dez falsos motivos para não votar na Dilma. Confira

O Bispo e a Candidata (questão do aborto)

A Igreja da América Latina mudou muito desde a Conferência Episcopal de Medellín, em 1968. Ali aconteceu a tomada de posição em favor dos pobres do continente, com todos os desdobramentos experimentados nas últimas décadas.
Mais que construir uma outra doutrina social, os bispos levaram a sério a "evangelização integral, em todas as suas dimensões, inclusive a social". A integração entre fé e vida passou a ser uma expressão cotidiana de grande parte dos cristãos do continente. Em 1975 o Papa Paulo VI, na Evangelii Nuntiandi, incorpora definitivamente a dimensão social como essencial da própria evangelização.
Mesmo em anos mais recentes, quando houve grande recuo nessa linha de evangelização, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, tem feito declarações em momentos eleitorais, normalmente de forma genérica, mais em forma de princípios, para que os cristãos sejam responsáveis ao votar. Aí estão incluídas as dimensões mais próprias do mundo político, como a ética no trato do bem público, a ficha limpa do candidato, sua preocupação com a justiça social, a educação, a saúde e as populações mais pobres. Os documentos do episcopado não citam nomes, não execram publicamente nenhuma pessoa.
Por isso, é absolutamente fora dos padrões eclesiais a declaração do bispo de Guarulhos pedindo que os cristãos de sua diocese não votem em Dilma Roussef, por seu pressuposto apoio ao aborto.
O bispo erra em vários pontos. Primeiro, porque é uma atitude eclesialmente isolada. Nem sua aparente postura de defensor da vida lhe dá credibilidade. Leia na íntegra

Justiça Federal do Paraná suspende liberação de milho transgênico

De acordo com uma decisão da Justiça Federal do Paraná, proferida no dia 26/07, a Bayer deve deixar de comercializar o milho transgênico Liberty Link em todo o país, pela ausência de um plano de monitoramento pós-liberação comercial. A sentença também anula a autorização da liberação especificamente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil por não haver estudos sobre os impactos do ceral geneticamente modificado nos biomas dessas regiões. Mais informações