05 agosto, 2010

Revista Maringá Missão

Nas paróquias da Arquidiocese de Maringá ja se encontra a Revista Maringá Missão de agosto, que substitui o jornal Maringá Missão. O responsável pela revista é o padre e jornalista, Luiz Azevedo.
Em seu artigo publicado no primeiro exemplar da revista, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti destacou: “A bonita e laboriosa “Maringá Missão”, que nasceu como informativo paroquial na Paróquia Santa Maria Goretti, sob a coordenação do Mons. Orivaldo Robles, passou a ser, depois de alguns anos, um instrumento de comunicação de toda a Arquidiocese, em atenção ao pedido de Dom Murilo Krieger, que desejava ter em mãos um instrumento de comunicação para atingir todas as paróquias.
Hoje estamos colocando nas mãos de vocês esse histórico meio de comunicação como “Revista Maringá Missão”. É o início de uma face nova para uma fase que perdurará por muitos anos, comunicando a Boa Notícia, formando opinião, oferecendo informação e doutrina para os leigos e leigas de nossas comunidades.”
O lançamento oficialmente será no dia 15 de agosto, na festa de Nossa Senhora da Glória, padroeira da Arquidiocese e da cidade de Maringá.

Celebração da padroeira de Maringá

Amanhã, sexta-feira (6), a Catedral Basílica Menor dará início à novena de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade e da arquidiocese de Maringá. A novena será encerrada dia 14, sábado. Já no dia 15, domingo, haverá a grande festa de Nossa Senhora da Glória com missa campal na praça da Basílica às 18h e logo após padre Reginaldo Manzotti.

Para que você foi chamado? Artigo de dom Anuar Battisti

Como criaturas humanas, nosso primeiro chamado foi à vida. Feitos à imagem e semelhança do Criador, somos a obra mais bela da natureza e fomos colocados no mundo para uma missão:“ Crescei-vos e multiplicai-vos e aperfeiçoai a terra” (Gn 1,28). Olhando ao nosso redor, vemos que estamos longe da perfeição e nos distanciando da multiplicação.
A cada dia que passa o desafio de um mundo melhor, de famílias melhores, de sociedade melhor, se torna cada vez mais...continue lendo...

Para refletir

Enquanto viveres, dela [da terra] te alimentarás com fadiga. A terra produzir-te-á espinhos e ervas daninhas, e comerás a erva dos campos. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes para a terra, pois dela foste tirado. Tu és pó, e ao pó voltarás.
Essa vida, essa luta, essa bênção é nossa. É hora de pegar nossas enxadas e afirmar isso com uma gratidão e uma energia iguais à beleza do dom. (Kent Hayden)

Cresce em 6,7% no trimestre a massa salarial

Nos últimos meses o ritmo de crescimento da massa salarial ganhou força, com a alta expressiva tanto do nível de emprego quanto da renda dos trabalhadores. Na média do segundo trimestre, a massa aumentou 6,7% na comparação com os mesmos meses do ano anterior, já descontada a inflação. É uma taxa bem superior aos níveis registrados no começo do ano, como a alta de 2,1% de janeiro .

Alimentos e fé: a agricultura como um ato teológico

Opinião de Kent Hayden
"Nosso erro foi um velho erro. Nossos ancestrais nos alertaram sobre os perigos de tentar polarizar o trabalho e o prazer. Assim como Adão e Eva, nós definimos o bem e o mal em termos da nossa própria conveniência, dividindo aquilo que tem o seu ser na unidade. Em nossa tentativa de viver apenas naquela metade suave do ser que chamamos de bem, negamos a nós mesmos a experiência total, nos colocamos para fora do jardim." Leia na íntegra

Governo impõe critérios para impedir avanço do capital estrangeiro sobre terras brasileiras

Com objetivo de impedir o avanço do capital estrangeiro sobre as terras do país, o governo decidiu alguns critérios. As aquisições de áreas por investidores do exterior terão que passar por um processo de aprovação prévia no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). E os cartórios terão que informar a compra dessas terras por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras antes de emitir qualquer tipo de registro oficial.
"As medidas, que abrangem o conceito de "consentimento informado", farão parte de um projeto de lei a ser enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional até o fim do ano. O presidente Lula reafirmou a seus auxiliares a determinação de impor "limites claros" às investidas externas sobre as terras brasileiras. O governo quer reagir a um "novo padrão de especulação fundiária", garantindo a produção de alimentos por brasileiros e protegendo a água e a biodiversidade da Amazônia. De 2002 a 2008, houve uma avalanche de investimentos estrangeiros em terras no Brasil. O Banco Central registrou aportes de US$ 2,43 bilhões nesse período. Cadastro do Incra mostra que, até 2008, havia 4,04 milhões de hectares registrados por estrangeiros. São 34.218 imóveis concentrados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Fundos internacionais de "private equity" e "hedge", cuja carteira global supera US$ 10 bilhões, têm sido cada vez mais agressivos em seus investimentos em terras no Brasil. Um quarto dos 120 maiores investidores corporativos globais já tem um pé no país, revelou a ONG espanhola Grain. Leia na íntegra a reportagem de Mauro Zanatta publicada pelo jornal Valor,05-08-2010."

Mortalidade materna: cerca 536 mil mulheres morrem, por ano, no mundo

"A mortalidade materna continua sendo um problema grave de direitos humanos que afeta dramaticamente as mulheres no mundo".
De acordo com dados da CIDH, por ano, cerca 536 mil mulheres morrem em todo o mundo, por complicações na gravidez e no parto. Já o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas estima que, em média, 1,5 mil mulheres e crianças morram diariamente, em consequência de complicações evitáveis durante a gestação e na hora do parto. Só nas Américas, o índice de mortalidade materna atinge um total de 22.680 mortes por ano. As principais causas de morte, afirma o comunicado, são evitáveis. Leia na íntegra

O Poder Emana do Povo, 1ª Parte, artigo de Ana Paula de Carvalho

Muito escuto ultimamente: “não darei meu voto a fulano ou a sicrano”, “não voto em político porque todo político se não é ladrão, é corrupto”, “voto nulo por que não acredito em políticos”. Dito isto precisamos rever alguns conceitos e pré-conceitos em suas raízes para o melhor entendimento de cada um deles, imprescindíveis para entendermos o nosso papel (do cidadão) na política.
A família é o primeiro grupo social que apresentamos e fazemos parte, com o seu...continue lendo...