20 agosto, 2010

CNBB Lamenta a não aplicação plenamente da Lei da Ficha Limpa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou na quinta-feira (19) que quatro dos 27 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) não tenham aplicado plenamente a Lei da Ficha Limpa.
“A conquista da Lei da Ficha Limpa mobilizou o povo brasileiro na esperança de ver banidas as práticas da corrupção no cenário político do País. Nesta perspectiva, a sociedade almeja a sua plena aplicação nas eleições de 2010”, afirma o texto da presidência da CNBB.
Segundo a CNBB, é “histórico o fato de que 25% dos pedidos de impugnação tenham sido acatados pelos Tribunais Regionais Eleitorais”.
Até o momento, foram 169 negações de registros de candidaturas que alcançaram candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual e Distrital.
Ao lamentar que quatro TREs não tenham aplicado plenamente a Lei da Ficha Limpa, os bispos afirmam estar “seguros de que seus eventuais equívocos serão reparados pela posição segura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.
A CNBB diz esperar “das instâncias do Poder Judiciário que têm a missão institucional de arbitrar as controvérsias em torno da aplicação da lei, marcadamente do Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, o mesmo empenho efetivo que houve no Congresso Nacional na aprovação da iniciativa popular”.
Leia a nota divulgada após reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), entre os dias 17 e 19, em Brasília.

CNBB x Possível alteração do Código Florestal

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)discutiu em sua reunião desta semana a possível alteração do Código Florestal Brasileiro, cuja proposta foi apresentada em junho à apreciação da Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que “o atual Código Florestal Brasileiro responde melhor do que as emendas que estão sendo propostas pelo Congresso Nacional”. Leia a nota divulgada pela CNBB

Arqui/diocese Maringá e Umuarama - Abaixo-assinado pela duplicação da PR 323


A partir deste fim de semana as paróquias da Arquidiocese de Maringá começam a se mobilizar pelo abaixo-assinado que pede a duplicação imediata da PR 323, uma das principais rodovias da região e também uma das mais perigosas.
As 55 paróquias da Arquidiocese serão mobilizadas, além da diocese de Umuarama que também já aderiu ao movimento. A lista pedindo pelas assinaturas também será distribuída pela Associação Comercial de Umuarama e demais entidades que se uniram em torno do mesmo objetivo: a duplicação imediata da rodovia.
O aumento considerável no tráfego de veículos na PR 323 nos últimos anos, também provocou o aumento do número de acidentes e mortes. Leia na íntegra

Dengue e Gripe Suína na cidade de Maringá

Casos de Dengue e Gripe A (H1N1) acompanhados pela Secretaria de Saúde de Maringá até hoje(20 de agosto)
Gripe A (H1N1)
Notificados - 1098
Casos Positivos – 18
Óbito – 1
Dengue
Notificados - 6251
Positivos - 3.651*
Óbito – 1
*Obs: os 55 casos confirmados positivos em relação à semana passada são referentes aos exames coletados nos meses de abril, maio e junho que estavam em andamento no laboratório da UEM (Lepac).

Para refletir

"Todo entusiasmo é a essência da vida, porque a essência da vida não é a vida é a vitalidade da Vida, é a energia que faz a Vida Viver!" Leonardo Boff

Brasil novos empregos com carteira assinada

Conforme divulgado ontem (19) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Brasil gerou 81.796 novos empregos com carteira assinada no mês de julho, aumentando o saldo acumulado do ano para 1.655.116 postos, o que mantém 2010 como o ano em que mais se gerou empregos na história do país. A marca é 5,8% acima do recorde anterior, verificado em 2008 (1.564.606). Com o resultado do Caged de julho, o país chega à marca de 14.178.749 brasileiros com emprego formal em atividade no país.