25 agosto, 2010

Eu apóio o MST: Dom Pedro Casaldáliga

Veja vídeo com depoimento de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sobre a importância da luta do MST.
Abaixo, leia trechos do depoimento.
"O MST é uma força alternativa. É uma força autônoma e estritamente popular, no sentido forte da palavra. Inclusive, mais do que um movimento, eu diria que deve ser sempre um estímulo, uma cutucada, para a movimentação.
"O MST poderia desaparecer, porque já deixou uma marca que não se apaga. Eu espero que por muitos anos ainda... A não ser que se acabe com o agronegócio e com o latifúndio. Aí não vamos necessitar do MST. Enquanto o diabo estiver solto aí, necessitamos do MST...
"[A luta vai continuar] enquanto houver latifúndio, produtivo ou improdutivo, no meu entender, porque latifúndio é sempre acumulação, sempre é exclusão, sempre é prepotência”.

TCU divulga informações de cerca de 10 mil contas irregulares de gestores públicos

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou informações sobre cerca de 10 mil gestores públicos que tiveram contas consideradas irregulares pelos tribunais de contas dos estados. A partir desta semana, com a implantação do Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos, será possível consultar dados sobre contas irregulares e condenações que foram encaminhadas à Justiça Eleitoral.
De acordo com o TCU, o cadastro promove a transparência dos gastos públicos e fortalece o controle social. O cadastro estará disponível na internet e poderá ser acessado pelo portal da Rede de Controle da Gestão Pública.
O sistema também permitirá a pesquisa de dados sobre condenados por improbidade administrativa e empresas inabilitadas para ter contratos com a administração pública. Segundo o tribunal, a implantação do sistema é uma das ações da Rede de Controle que tem como propósito intensificar, de forma coordenada, o combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos.
Com a Lei da Ficha Limpa, os políticos que forem condenados em decisões de colegiados, incluindo os tribunais de conta estaduais, não poderão se candidatar. Uma mudança promovida pela lei é a necessidade de comprovar que o político teve a intenção de lesar o patrimônio público para que seja considerado inelegível.
partir de agora, o político que tenha um cargo público e suas contas rejeitadas pelo TCU, precisa de uma decisão da Justiça que suspenda ou anule o entendimento do tribunal.

Fonte: Agência Brasil

Inteligência é Loucura

Tantas queimadas, pouca umidade do ar..., tantos descaso e despreso para com a natureza, vale apena refletir a letra da canção de Moacyr Franco.

"Eu vi a flor se agarrando
Às asas de um colibri
Ela implorava chorando
Vê se me leva daqui.
A vida vai se acabando
Ai, ai, ai,
Nesse planeta infeliz.
À boca grande do homem
A terra já não resiste
O bicho foge do incêndio
O passarinho está triste.
Guariba cega e queimada
Ai, ai, ai,
Pergunta se Deus existe.
Quando o Tietê tá espumando
Ou quando a baleia berra
Às vezes fico pensando
Quem sabe é melhor a guerra.
É hora de ir embora
Ai, ai, ai,
E deixar livre esta terra.
De que valeu o progresso?
Pra que as duas culturas?
Um mundo louco possesso
Doença ao invés de fartura.
Queria ser um morango
Ai, ai, ai,
Inteligência é loucura.
Que seja um homem feliz
Quem tem num bicho um irmão
Quem deite e acorde sorrindo
E ensine ao filho o perdão.
Que seja a minha riqueza
Ai, ai, ai,
O que couber nesta mão.”

Plenária sobre a Concessão de Água de Maringá.

O Partido dos Trabalhadores realizará uma Plenária sobre a Concessão de Água de Maringá, no dia 26, as 19 horas na ARCOM (Associação dos Funcionários da Copel de Maringá),Rua Caxambú, 388 - Vila Santo Antônio.
O evento contará com a presença do Assessor da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Edson. O objetivo é alcançar o posicionamento do PT de Maringá quanto ao vencimento do contrato de concessão de Água da Sanepar neste dia 27 com a prefeitura.