03 setembro, 2010

Pesquisa Ibope para presidência

Vantagem de Dilma sobre Serra se mantém em 24 pontos, diz Ibope
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a vantagem sobre José Serra (PSDB) e aparece com 24 pontos percentuais à sua frente, de acordo com pesquisa do Instituto Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, e divulgada hoje (3) no Jornal Nacional.
Dilma tem 51% das intenções de voto e Serra aparece com 27%. Marina Silva, do PV, subiu de 7% para 8% da preferência dos eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Ibope, os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto. A pesquisa registrou 6% de votos brancos ou nulos e 5% de eleitores indecisos.
A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a hipótese de segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB. Dilma venceria a disputa com 55% e Serra teria 33%. A diferença entre os dois candidatos caiu dois pontos percentuais em relação a pesquisa anterior do Ibope.
A pesquisa Ibope, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 77% dos brasileiros e ruim ou péssimo por 4%.
O Ibope ouviu 3.010 pessoas entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro em 173 cidades de todas as regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27597/2010.

Fonte: Agência Brasil

Para refletir

"Os que se amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens" (Lutero)

PIB do primeiro semestre tem crescimento recorde de 8,9%

A economia brasileira teve, no primeiro semestre deste ano, um crescimento recorde desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996. Nos seis primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 8,9% em relação ao primeiro semestre de 2009.
No semestre, a formação bruta de capital fixo (investimentos) cresceu 26,2%. A indústria e a agropecuária tiveram expansão de 14,2% e 8,6%, respectivamente.
Entre as atividades que tiveram destaque está a construção civil, que teve uma alta de 15,7%, impulsionada por um crescimento nominal do crédito com recursos direcionados, tanto por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresas de construção quanto de créditos habitacionais para pessoas físicas.
Outros destaques ficaram com a indústria de transformação (alta de 15,4%), indústria extrativa mineral (13,9%) e comércio (13,5%). As atividades de intermediação financeira e seguros, que chegaram a manter seu crescimento mesmo durante a crise, tiveram alta de 9,4% no semestre.
O IBGE também divulgou um comparativo do PIB do segundo trimestre de 2010 do Brasil com os dos outros países do Bric (grupo integrado pela Rússia, Índia e China, além do Brasil). O crescimento brasileiro de 8,8% no segundo trimestre deste ano ante o mesmo período do ano passado foi igual ao da Índia, inferior ao da China (10,3%) e superior ao da Rússia (5,2%).

Fonte: Agência Brasil
Vitor AbdalaRepórter da Agência Brasil

Na reta da chegada, seria possível uma onda vermelha?

Duas observações iniciais. Não tenho militância partidária. Aposto, antes de tudo, num processo de mutações sócio-políticas a largo prazo e na caminhada das forças populares. Acompanho com interesse os movimentos sociais e sinto que eles são determinantes, como mediadores das forças que atuam na sociedade, ainda que alguns deles, presos a análises ideológicas abstratas, tenham descolado do povo real. Já adianto que isso não se deu no MST, sempre ligado às bases. Além disso, em certas ocasiões, principalmente no começo de novos processos históricos, os partidos e o governo também podem chegar a ter especial importância, dando oportunidade às forças sociais e a seus movimentos de se manifestarem e crescerem. É aí que o Estado, como sociedade política, pode assumir um papel relevante. No caso do Brasil, ele esteve presente em momentos de construção da nação e daí os esforços de alguns para desconstruí-lo e reduzi-lo a um Estado mínimo...continue lendo...

Semana Nacional do Trânsito

Slogan “Segurança no banco de trás evita acidentes fatais”
Será lançada hoje campanha sobre a Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano é Cinto de Segurança e Cadeirinha.
A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da utilização dos dispositivos de retenção no transporte de crianças e do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. A intenção é também mostrar as consequências do não uso desses equipamentos em uma colisão e com isso, disseminar a noção de que a segurança de cada um está diretamente relacionada à segurança de todos.
Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o uso dos dispositivos de retenção reduz o risco de morte de bebês em 70% e de crianças pequenas entre 54% e 80% no caso de colisão. Já o uso do cinto de segurança pelo condutor e passageiro do banco dianteiro reduz o risco de morte em torno de 40% a 50%, já no banco de trás esse risco é reduzido em até 75%.
De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos utilizam o cinto de segurança. No banco traseiro, esse número é reduzido a 11%. Pesquisa realizada pelo Denatran em 2009 também revela que apenas dois em cada dez jovens, de 15 a 17 anos, utilizam sempre o cinto de segurança no banco de trás.
A campanha começa a ser veiculada nacionalmente a partir de domingo (05/09). A Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro, ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste período, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito promovem campanhas e ações educativas de acordo com o tema estabelecido pelo Contran.

Opção sexual não aparece no dicionário do Senhor, diz pastor

Na Nicarágua, anteprojeto de lei permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que deverá aportar no Parlamento da Nicarágua nos próximos dias, desatou uma enorme polêmica em círculos religiosos, políticos e homossexuais. Leia a reportagem

IX Forum de Informática e Tecnologia de Maringá

No período de 13 a 17 de setembro, no campus da UEM acontecerá o IX Forum de Informática e Tecnologia de Maringá (FITEM) realizado pelo Departamento de Informática da UEM.
O IX FITEM traz palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de temas atuais da área de computação, visando inclusive à integração entre os temas que compõem a computação.A primeira palestra (dia 13/09) será ministrada pelo Diretor do Softex, Arnaldo Bacha, o qual tratará sobre o tema "Empreendedorismo na área de software". O tema "Nanotecnologia : uma visão multidisciplinar" será a segunda palestra (dia 15/09), ministrada pela professora Renata Anton, da UFRJ. A terceira palestra (dia 17/09) será ministrada pelo professor Marcelo Walter, da UFRGS e vice-presidente da Sociedade Brasileira da Computação que abordará os "Desafios da Computação para os próximos anos". Veja toda a progamação