14 setembro, 2010

Para refletir

“A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.” Luís Fernando Veríssimo

Homilia no Encontrão das CEBs

Veja aqui a homilia de dom Anuar Battisti no 3º Encontrão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá, realizado no dia 12 com o tema: CEBs redes de relações fraternas.

Eleição e internet - por Pe. Pedro Odair Machado

Quando criança, eu ia muito com meu pai participar dos comícios nas grandes avenidas de Arapongas. Não perdíamos um. A participação da multidão nos comícios era o termômetro para perceber quem tinha ou não condições de ser eleito.
Com aparecimento da grande mídia, surgiram o markenting político com os “showmícios”. Os candidatos contratavam artistas famosos para atrair as multidões. E como sabia se o candidato estava bem ou não? Através das pesquisas. Dificilmente as pesquisas erravam. Em 1989, a vitória de Collor fez parte de ampla estratégia de markenting político para mantê-lo sempre bem nas pesquisas.
Nas eleições de 2006, por causa do “escândalo do mensalão” e com a grande mídia adversa, a vitória de Lula era considerada improvável. “O povo venceu a Mídia” (Lima, 2007). Leia na íntegra

Desigualdade está diminuindo

No Brasil, um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que, entre 2003 e 2009, a renda individual do 20% da população mais rica do País aumentou anualmente 3,14%, entre 2003 e 2009. Já os 20% mais pobres tiveram sua renda individual acrescida em 6,14% ao ano.
O estudo, feito pelo Centro de Políticas Sociais da FGV e divulgado na semana passada, aponta que a média de aumento na renda individual no geral foi de 3,86% ao ano, o que representa um ganho acumulado de 25,5% no período.
Como explicação para a variação, o relatório destaca os fatores expansionistas ligados ao nível de escolaridade do indivíduo, que cresceu 2,12% a.a. na população total – 0,89% a.a. entre os mais ricos e 5,19% dos mais pobres. No período estudado, a educação média cresceu quase um ano completo.
Jornada de trabalho
Também a quantidade de horas trabalhadas diminuiu mais entre os mais pobres que entre os mais ricos. No primeiro grupo, a redução foi de 0,93%, frente à diminuição de 0,36% no segundo grupo.
Na média, a jornada caiu 0,53% entre 2003 e 2009 – o que equivale à redução de 43,5 horas semanais para 42,1 horas semanais. “Sintetizando os três fatores salariais, a renda de cada ocupado cresceu em termos líquidos 3,07% ao ano”, conforme o estudo.

MST no Sul de Minas e 16o Grito dos Excluídos em Campo do Meio - MG

reportagem em vídeo sobre o MST Sul de Minas Gerais e o 16o Grito dos Excluídos em Campo do Meio, MG, dia 07/09/2010, reportagem Gilvander Moreira.
1) Parte 1 = http://www.youtube.com/watch?v=7rA235Nmod8
2) Parte 2 = http://www.youtube.com/watch?v=BZKf_K5h8nE