17 setembro, 2010

Brancos no ensino superior ainda é o dobro do de pretos

O número de brancos no ensino superior (62,6%) ainda é o dobro dos percentuais de pretos (28,2%) e de pardos (31,8%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora mais negros (pretos e pardos) têm entrado nas universidades, na última década.
Conforme os dados divulgado hoje (17) da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2009, em 1999, entre os estudantes de 18 a 24 anos de idade que cursavam universidade, 33,4% eram brancos, 7,5% pretos e 8% pardos.
Em relação à população com ensino superior concluído, o número de brancos é três vezes maior (15%), apesar de o número de pretos e pardos graduados ter crescido entre 1999 e 2009, passando de 2,3% (tanto para pretos quanto para pardos) para 4,7% e 5,3%, respectivamente.
No geral, os brancos têm mais acesso à educação em todos os níveis. As desigualdades se apresentam desde o analfabetismo, cuja a taxa nacional era de 13,3% em 1999 e passou para 9,7% em 2009. Apesar dos avanços registrados na última década, os pretos e pardos ainda apresentam o dobro da incidência de analfabetismo verificado na população branca: 13,3% dos pretos e 13,4% dos pardos são analfabetos, contra 5,9% dos brancos.
Os brancos, em média, estudam 8,4 anos, enquanto os negros, 6,7 anos. Embora o indicador tenha melhorado entre pretos e pardos, em 2009, ainda está abaixo da escolaridade dos brancos em 1999, que era de 7 anos.
Na última década, a pesquisa também registrou que a diferença de rendimentos entre os negros e os brancos é de pelo menos 20%. No segmento mais rico da população, a síntese chama atenção para o fato de a proporção de pretos e pardos ser de 1,8% e de 14,2%, respectivamente.
"Trata-se de uma cifra ainda bastante distante da representatividade da população. Pretos e pardos são 6,9% e 44,2% das pessoas no Brasil em 2009, o que corresponde a uma maioria de 51,1% da população", avalia a pesquisa.
O documento também alerta que a vulnerabilidade das pessoas negras diante dos indicadores requer "atenção para as políticas públicas", pois, famílias de cor preta e parda são maioria entre aquelas com filhos de até 14 anos.

Mandante do assassinato do padre Josimo é condenado a 16 anos

Osvaldino Teodoro da Silva, um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986 na cidade de Imperatriz (MA), foi condenado na quarta-feira(15), a 16 anos e 6 meses de prisão, em júri popular. Apesar da condenação, Osvaldino poder aguardar em liberdade o julgamento do recurso que seus advogados vão ajuizar.

Idosos brasileiros cada vez mais moram sozinhos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 divulgada na quarta-feira, dia 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, no Brasil, os domicílios com apenas um morador passaram de 10,04% em 2004 para 12% em 2009. Além disso, dos 58,6 milhões de domicílios particulares permanentes estimados em 2009, 18,3% tinham cinco ou mais moradores, enquanto em 2004 esse número era de 23,3%. Para Camarano, esse registro evidencia o processo de envelhecimento da população brasileira, que vem aumentando nos últimos 20 anos. Os domicílios com dois e três moradores aumentaram conjuntamente de 42,8% para 47,7% entre 2004 e 2009. Segundo a pesquisadora, a tendência são as pessoas morarem sozinhas, e há um aumento de “ninhos vazios” (domicílios com idosos). Leia a matéria na íntegra

Religião: chave para dialogar com o povo

“Jamais haverá participação popular nos processos políticos latino-americanos sem incorporar a religiosidade do povo”, é o que afirma sem titubear o frei dominicano, jornalista e escritor, Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto.
Para o histórico militante da Teologia da Libertação, na América Latina, longe de alienar, a religião é a chave para a transformação social. Leia aqui a entrevista

Calendário Eleitoral

23 setembro
Título: Último dia para o eleitor pedir a segunda via do título eleitoral
30 setembro
Rádio e TV: Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
Debates e campanha: Último dia para debates, comícios e propaganda por meio de aparelhos de som fixos (entre 8h e 24h) e de páginas institucionais na internet
1 outubro
Eleitor: Último dia para a divulgação para de propaganda eleitoral na imprensa escrita
2 outubro
Propaganda eleitoral: Último dia para a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som, distribuição de material de propaganda
03 outubro
Votação em primeiro turno em todo o Brasil, entre 8h e 17h
16 outubro
Rádio e TV: Data limite para o começo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
29 outubro
Rádio e TV: Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
Campanha: Último dia para propaganda eleitoral em veículos de imprensa escrita, em páginas institucionais na internet e para a realização de debates
31 outubro
Votação em segundo turno entre 8h e 17h

Projeto de lei quer estimular o uso de sacolas retornáveis

Tramita na Câmara Municipal de Maringá um projeto de lei para reduzir a utilização de sacolas plásticas de uso único. A proposta, que está sendo elaborada pelo vereador Humberto Henrique (PT) juntamente com a ONG FUNVERDE, foi apresentada nesta quinta-feira (16) para lideranças sindicais reunidas na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).
O projeto proíbe a distribuição gratuita das tradicionais sacolinhas e determina a oferta de alternativas como as sacolas retornáveis, com preços acessíveis, ou caixas de papelão. O consumidor ainda poderá optar pelas sacolas plásticas de uso único com ciclo de vida programado, mas deverá pagar pelo produto...continue lendo...

Lançamento do DNJ 2010 na Arquidiocese de Maringá

É neste sábado...
Lançamento do Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Maringá com Missa presidida pelo arcebispo Dom Anuar Battisti.
Será às 18h, na paróquia São José Operário, em Maringá.
Contamos com a sua presença!!!
Após a celebração serão distribuídos materias para celebração nas paróquias em preparação para a festa do Dia Nacional da Juventude, dia 24 de outubro.
Por isso, é muito importante a presença de jovens representando suas respectivas paróquias para recebimento do material e orientações.
Lançamento do Dia Nacional da Juventude
Data: sábado, 18 de setembro de 2010
Horário: 18 horas
Local: Paróquia São José Operário - Maringá
Leia também
Arquidiocese prepara festa para o Dia Nacional da Juventude
Acesse
www.pjmaringa.com/dnj e confira a programação completa do Dia Nacional da Juventude.