23 setembro, 2010

Notícias da Igreja

Arquidiocese de Maringá uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida
1) - Hoje: 3º Milênio retransmite debate com presidenciáveis
2) - Tudo pronto para o Encontro de Liturgia e canto
3) - Coordenador do GDI é homenageado na Noite de Oração pela Paz em Maringá – evento contou com representantes de oito religiões
4) - Votar não é tudo - Por Dom Anuar Battisti
5) - Aprender a ser tolerante – Por padre Sidney Fabril

Para refletir

“Acerte em tudo que puder acertar. Mas não se torture com seus erros.” Paulo Coelho

Mortalidade materna caiu menos do que o esperado para atingir o ODM 5

A cada meio minuto morre uma mulher no mundo. A afirmação feita por Widney Brown, diretora geral de Direito Internacional e Política da Anistia Internacional comprova que um longo caminho ainda precisa ser trilhado até que as mulheres tenham seus direitos plenamente garantidos.
De 1990 a 2008, caiu 34% o número de mortes de mulheres por complicações na gravidez ou no parto. Passou-se de uma cifra aproximada de 546 mil mulheres para 358 mil vítimas. Apesar de significativa, a diminuição não representa grandes evoluções se pensarmos que o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nº 5 pede a redução da mortalidade materna em 75% até o ano de 2015. Para que a meta fosse cumprida, seria necessária uma redução anual de 5,5%, sendo que desde 1990 a redução anual só chegou a 2,3%.
Em apenas dez países dos 87 que precisam de ações urgentes para reduzir a mortalidade materna se registrou uma queda de 5,5% ao ano entre 1990 e 2008.
"Nenhuma mulher deveria morrer no parto, pois estas mortes são evitáveis. Os governos deveriam adotar muitas outras medidas para garantir que as mulheres mais marginalizadas e pobres tenham um acesso igual e oportuno a uma atenção que possa salvar vidas", declarau Widney Brown, da Anistia Internacional. Leia a matéria na íntegra

Vozes da Igreja: inscrições abertas para o concurso de canções

Estão abertas as inscrições para o concurso de canções em homenagem a Nossa Senhora. O evento realizado pela Rede Aparecida, lança uma proposta diferenciada nesta quarta edição do evento, intitulado Vozes da Igreja. Os participantes vencedores do concurso receberão 10 mil reais, que deverá ser investido nas necessidades da paróquia.
Para participar do “Vozes da Igreja”, a comunidade paroquial deve reunir músicos para composição e interpretação de uma música inédita em homenagem a Nossa Senhora. Além da canção, será avaliado a mobilização e o envolvimento das comunidades participantes
As inscrições devem ser feitas através do site www.vozesdaigreja.com até o dia 15 de outubro.

Dilma tem 49%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 13%, segundo o levantamento. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 47% a 51%. Serra pode ter de 26% a 30%, e Marina, de 11% a 15%. Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 5%. Foram realizadas 12.294 entrevistas em 444 municípios entre segunda-feira (20) e terça-feira (21). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31330/2010.

Jovens contam suas histórias de resistência


Vinte grupos de jovens - 10 do Rio Grande do Sul e 10 do Rio de Janeiro - lançaram ontem ( 22), na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS) o livro "Um diálogo entre juventudes e projetos sociais e o vídeo Histórias de protagonismo juvenil". A realização do projeto foi coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD RS), e contou com a participação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase/RJ).
"O livro e o vídeo são testemunhos da força de uma brava gente jovem brasileira colocada contra a parede por um sistema injusto - mas que muda sua história com ações e respostas bem claras e transformadoras", escreve o secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock, ao apresentar a publicação.
A ideia motivadora foi mostrar e sistematizar experiências desenvolvidas por-jovens-com-jovens, preenchendo uma lacuna em termos de registros formais do que está sendo feito pelas juventudes na área de projetos sociais. Quatro conceitos chave nortearam os relatos: protagonismo, mudança, rede e políticas públicas.
O livro e o vídeo serão distribuídos gratuitamente. Mais informações, pelo fld@fld.com.br

Mata do Planalto é defendida

Clic nos links, abaixo, e assista ao Progrrama Inconfidências Mineiras, da TV Comunitária de Belo Horizonte, MG, sobre Mata do Planalto, que está ameaçada de devastação pela Construtora Rossi.
O Programa está em 4 partes. Os links são estes:
- Link 1 = http://www.youtube.com/watch?v=lq28_GkSNWs
- Link 2 = http://www.youtube.com/watch?v=euJgA3QjJ1c
- Link 3 = http://www.youtube.com/watch?v=ESB1TXXuAjI
- Link 4 = http://www.youtube.com/watch?v=JW4fvi3k_80
Obs.: Você pode acessar o vídeo do programa sobre a Mata do Planalto, através do sítes
http://www.gilvander.org.br/ ou http://www.cptmg.org.br/

CNBB condena violência contra os Guarani Kaiowá

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, na tarde de ontem, quarta-feira (22) uma nota pedindo a demarcação das terras do povo Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. A CNBB repudiou a violência que os indígenas têm sofrido, especialmente nas comunidades Y’poí, no município de Paranhos, e Ita’y Ka’aguyrusu, em Douradina.
“São ataques a mão armada numa brutal intimidação aos habitantes dessas comunidades que se veem não só cerceadas no seu direito de ir e vir como também privadas de bens essenciais à vida como água, comida, educação e saúde”, diz a nota.
A CNBB afirma que a situação exige uma solução “rápida, urgente e eficaz” e “dirige um veemente apelo ao Governo para que faça cumprir os dispositivos da Constituição Federal de demarcar as áreas tradicionalmente ocupadas pelos Guarani-Kaiowá”. Leia na íntegra a nota de solidariedade aos povos Guarani-Kaiowá.

A terra está secando e cresce a luta pela água nos Andes

Mudança climática. O Peru é o país que mais sofre com o aquecimento global no mundo. O Equador não fica atrás. Sobe a temperatura, as geleiras estão derretendo, mas há repentinas quedas de temperatura. Ameaça plantações e estilos de vida milenares. Leia a reportagem