28 setembro, 2010

Oração pelas Eleições

Deus da vida e da justiça,
Em busca de um Brasil melhor, nós, teus filhos e tuas filhas, vamos mais uma vez às urnas, para escolher as lideranças que governarão nosso país nos próximos anos.
Sabemos que tu nos sondas e nos conheces. Tu penetras no mais profundo de nossos desejos, nossas intenções e nossos pensamentos. Tu nos fizeste entender que o coração humano é limitado e frágil. De ti aprendemos que a missão é tua e que nossas obras são humilde colaboração. Dá-nos a graça de deixar-nos conduzir por teu Espírito.
Com tua ajuda, o sábio Jetro mostrou a Moisés que, mesmo fora do Egito, ele se tornaria um novo faraó se não exercesse o poder de forma partilhada. Quando Tiago e João, os filhos de Zebedeu, intercederam por privilégios junto a teu filho, ele nos mostrou que "entre nós não pode ser assim". E, depois de ungido por Maria de Betânia, teu filho também nos mostrou, no lava-pés, que o poder só tem sentido quando colocado a serviço.
Queremos fazer de nosso voto um gesto de humildade e de profecia, ó bondoso Deus!
Ajuda-nos a entender que as soluções vêm de tuas mãos, mas que precisamos fazer a nossa parte, cada vez com mais fé e entusiasmo.
Ajuda-nos a exercer, sob a luz do teu Espírito, o direito do voto, mas também o dever do acompanhamento permanente das pessoas e partidos a quem elegermos.
Ajuda-nos a entender a importância da democracia, mas também os seus limites, num modelo de sociedade em que o poder está muito mais nas mãos de quem detém o capital.
E livra-nos do mal de nos corrompermos, vendendo nosso voto. Livra-nos da tentação de esquecermos os teus ensinamentos. Convence-nos a cada dia de que "não é possível servir a Deus e ao dinheiro".
Que cada vez mais apenas a tua graça possa habitar em nós e em nossa nação brasileira.
Assim seja! Amém!

(Edmilson Schinelo e Ildo Bohn Gass)
Textos bíblicos inspiradores:
Sl 139; Gn 6,5; Ex 18,13-27; Mc 10,43; Jo 12,1-8; Jo 13,1-20; Lc 16,13.

Para refletir

"Escolhe do meio do povo pessoas capazes, tementes a Deus, seguras e inimigas do suborno" . (Ex 18,21)

Vamos lá gente...

Vou aproveitar que hoje acordei com a macaca, isso geralmente acontece em dias de chuva, visto que sou movida a energia solar, e vou escrever umas coisinhas simplezinhas, vindas de uma mulher normal. Daquelas que busca as crianças na escola e cria as danadas sozinha, sem marido e de vez em quando toma uma cervejinha com as amigas em um canto qualquer aí!
Vcs ficam escrevendo cartinhas às famílias paranaenses, vcs ficam mandando gente enfiar panfleto na minha cara quando estou no sinaleiro, tem até gente telefonando na minha humilde residência pra me pedir votos.
Sem falar que eu eu estou bem cansada de ver a cara de vcs em tudo que é cruzamento da cidade e sinto uma pena terrível daqueles pobres porta bandeiras ridículos que ficam com aquela cara de bunda segurando a vossa cara estampada. Tomara que sejam bem pagos porque tenho um dó...continue lendo...

Inscrições para o Curso de Teologia para Leigos/as

Mais informações aqui

Para refletir

No começo do milênio, em 2001, o Fundo das Nações Unidas para a População escreveu em seu Informe Anual: “a raça humana está saqueando a Terra de forma insustentável. Dar às mulheres maior poder de decisão sobre o futuro pode salvar o planeta da destruição”.

Cadastramento escolar para 2011 encerra na próxima sexta-feira (1)


Pais ou responsáveis por alunos que vão ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental pela rede municipal de ensino, em 2011, devem procurar uma das escolas e creches da rede municipal de ensino até a próxima sexta-feira (1) e realizar o cadastramento.
O cadastramento está sendo realizado das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas nas escolas e creches do município. O cadastramento vale para crianças que completam 6 anos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011.
Os responsáveis deverão levar uma cópia da certidão de nascimento da criança e a última fatura da Copel. Caso a fatura da Copel não esteja no nome do pai ou responsável, apresentar documentação que comprove moradia anexada na fatura da Copel.

II Feira Educacional começa sexta-feira no teatro do Colégio Marista

Será realizado entre os dias 1 (sexta-feira) e 2 (sábado), no teatro do Colégio Marista, a II Feira Educacional, que abordará o tema "Novas Metodologias para a Aprendizagem". A Feira tem como objetivo fomentar maior desenvolvimento na área da educação de nossa região. Os interessados em participar da Feira, devem se inscrever através do site http://www.sinepenopr.com.br/. Durante a Feira estão previstos para acontecer também o XIII Congresso de Educação e Cidadania e o XI Seminário de Educação Infantil. O encontro contará com debates, palestras, oficinas e cursos nas mais diversas áreas. O público alvo são diretores, professores e demais profissionais ligados à educação. A Feira será promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe-NOPR) e conta com apoio da Secretaria de Educação de Maringá, Colégio Objetivo, Colégio Paraná, Cesumar, Faculdade Maringá, Faculdade Ingá, Instituto Paranaense de Ensino e Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná – Insep e Coc.

Horário eleitoral, comícios e debates terminam na quinta

Quinta feira, dia 30 é o último para veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Até sexta-feira, a dois dias da eleição, os candidatos podem publicar anúncios pagos nos jornais e revistas impressos. Com isso, o horário eleitoral termina com a propaganda dos candidatos a presidente da República. No caso dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital, a propaganda cessa na véspera, já que é veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras. A campanha eleitoral nas ruas, entretanto, está liberada até o dia 2 de outubro, véspera da eleição. Até sábado, os candidatos podem sair a campo para distribuir panfletos, participar de carreatas e passeatas e divulgar seus jingles por meio de carros de som. Sábado também é o prazo final para que a Justiça Eleitoral entregue a segunda via do título de eleitor. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores que perderam o documento poderão requerer a segunda via até o dia 30, mas a entrega do documento pode ser feita até o dia 2. Os eleitores vão às urnas no dia 3 de outubro. Eventual segundo turno - hipótese válida para candidatos a presidente da República e a governador - será realizado no dia 31 de outubro.