28 outubro, 2010

Denúncia de desvio de dinheiro público em Maringá

Do site do Rigon
A mais nova denúncia de desvio de dinheiro público em Maringá envolveria a participação da prefeitura na organização da Prova Rústica Tiradentes, uma das mais tradicionais do estado. O levantamento feito pelo Observatório Social de Maringá, e até agora não tornado público, traz dados de arrepiar. O desvio se daria pela adulteração de dados em notas fiscais, inclusive na área da alimentação (refeições servidas e até cardápio); os números teriam sido majorados. Há desconfianças sobre o(s) beneficiados(s).

A 20ª edição Agenda Latino-Americana Mundial aborda Deus e religião

Questionamentos como: 'Que Deus? Que religião?' são o tema da Agenda Latino-Americana Mundial, que em sua próxima edição, em 2011, completa 20 anos de existência. Sempre com temas atuais e que levam à reflexão, a próxima agenda abordará um assunto que não se restringe apenas aos interessados em religião, mas a todos que se colocam como construtores da paz e acreditam em ‘um outro mundo possível'.
Durante 20 anos, a Agenda Latino-Americana Mundial ofereceu reflexões sobre temas atuais e pertinentes. Na edição de 2011, o chamado é para uma conversa sobre Deus e religião, temas que, segundo Dom Pedro Casaldáliga, podem levar dúvidas sobre sua atualidade, pois "pensando em certas áreas do Primeiro Mundo" "Deus e a religião já eram".
Contradizendo isto, em texto introdutório, Dom Pedro revela que "na realidade, dá-se a contradição desconcertante de ver e sentir mais religiosidade do que nunca, e mais descrença também; com todas as ambigüidades e todas as oportunidades".
A partir de fragmentos como este, é possível compreender que a ‘Latino-Americana' não é apenas uma agenda como as outras, para ser rabiscada com anotações e lembretes durante o ano. Para Frei João Xerri, organizador do lançamento e da agenda Latino - Americana Mundial e Vice-provincial dos Dominicanos, este é um material de "consistência", que surgiu "para mudar o conceito de agenda". Mais informações

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil escolhe novo presidente

O pastor Nestor Paulo Friedrich, secretário geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é o novo pastor presidente da denominação. Ele foi eleito no pelo 27º Concílio Geral, que esteve reunido de 20 a 24, em Foz do Iguaçu, obtendo 55 dos 89 votos da plenária.
O pastor Carlos Möller, que também é presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), foi eleito primeiro vice-presidente, e a pastora Sílvia Genz é a segunda vice-presidente. Como presidente do Concílio foi escolhido Nivaldo Klister.
O Concílio tratou da "Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso", que será tema da reunião do IECLB para 2011. A mensagem do Concílio às comunidades destacou a reflexão e a prática missionária como espaço fundamental "na afirmação de nossa identidade e unidade luterana".

Fonte CEBI

Estatuto da Igualdade Racial entra em vigor

Na quarta feira passada, 20 de outubro entrou em vigor o Estatuto da Igualdade Racial. O novo regulamento define uma nova ordem de direitos para os/as cidadãos negros/as e brasileiros/as. O estatuto possibilitará de forma legal a correção de desigualdades históricas que atinge mais de 90 milhões de brasileiros.
No Brasil os descendentes de escravos ainda não possuem seus direito plenamente desfrutados e encontra-se em situação desprivilegiada, tanto no mercado de trabalho, quanto no que diz respeito à escolarização, às condições de moradia, à qualidade de vida e saúde, de segurança e de possibilidades de ascensão social.