01 novembro, 2010

Agora chegou a vez, vou cantar...

Como de costume, depois de votar no Colégio Pe. Machado, na 68ª secção da 6ª Zona Eleitoral do Recife, no bairro de Casa Amarela, eu dava meu plantão político-patriótico, indo e vindo pela Rua da Harmonia, de tempos em tempos, arrodeando pela Avenida Norte, na altura da tradicional Farmácia Bom Jesus... Os maldosos chamam isto de “boca-de-urna” e, realmente, os “serristas” incomodados, no mínimo, franziam a testa; alguns chegavam a agredir-me verbalmente:
-- Vai dormir, veio!
Trajando blusa vermelha, com os adesivos de DILMA, eu tinha ido pegar um dinheirinho no banco para poder pagar uma garrafa de água mineral, já que a jornada iria demandar a ingestão de muito líquido, em meio ao calor desidratante... De repente, e não menos que de repente, uma senhora me reconhece, sai do carro correndo e me entrega, na saída do banco, uma bandeira vermelha:
-- Foram as crianças que fizeram. Faço questão de entregar uma ao senhor!
Na bandeira, bordada com capricho, a inscrição: EU QUERO DILMA!, encimando um colorido coração.
Daí por diante, aquela bandeira ...Continue lendo....

Dilma Presidenta, e o Brasil vai seguir mudando

Olá,
Mais um capítulo da história do Brasil foi escrita neste domingo. Um capítulo chamado Dilma Presidenta!
Estou muito feliz pela vitória da nossa querida companheira. Dilma é uma mulher que tem fibra, competência e coração do tamanho do nosso imenso Brasil.
Dizer sim à nossa candidata foi um gesto de infinita sabedoria da nossa população, que reconheceu o valor da verdade em detrimento à mentira.
Tenho absoluta convicção de que ela vai ser uma excepcional presidenta.
Dilma não vai apenas continuar, mas vai melhorar o projeto de desenvolvimento econômico e social do presidente Lula, que “devolveu o sorriso ao povo brasileiro”, como disse Oscar Niemeyer, com a simplicidade que só os gênios possuem.
Vamos em frente, com a certeza que o Brasil será cada vez mais um País cada vez mais forte, justo e humano.

Um grande e fraternal abraço,
Enio Verri
Deputado Estadual e Presidente do PT/PR

Negras e negros na Bíblia? - Por Edmilson Schinelo


Os evangelhos sinóticos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23, 26). Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu em prédica ou sermão, na catequese, na escola dominical ou no ensino confirmatório, que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz? Estudiosos dirão que se trata de um judeu da diáspora, visto que no norte da África havia várias colônias judaicas. Mas com que argumentos ou intenções fazem esta escolha na interpretação?
Por contrariar os interesses da corte de Jerusalém, pouco antes da destruição da cidade pelas tropas babilônicas, o profeta Jeremias foi preso e lançado numa cisterna. Um africano, funcionário do rei (seu nome, Ebed-Melec, significa "ministro do rei"), liderou um movimento para libertar Jeremias (Jr 38,1-13). Quantas vezes você se lembra de ter estudado este texto, dando atenção a este "detalhe"? Leia na íntegra

Íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff


Dilma promete honrar as mulheres, erradicar a miséria e fortalecer a economia
Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil,
É imensa a minha alegria de estar aqui. Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida. Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso país: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade.
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!
Minha alegria é ainda maior pelo fato de que a presença de uma mulher na presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania. Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país:
- Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social.
- Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa.
- Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto.
- Zelarei pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados em nossa constituição.
- Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da presidência da República.
Aqui a íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff (PT)

Programação de missas e cultos no Cemitério Municipal de Maringá

Confira a programação de missas e cultos religiosos para o Dia de Finados (2):
09h - Paróquia Menino Jesus / São Francisco Xavier
10h - Paróquia nossa senhora de Guadalupe
11h - Paróquia Divino Espírito Santo
12h - Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier
13h - Igreja Adventista
14h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
15h - Paróquia Santa Rita de Cássia
16h - Catedral Nossa Senhora da Glória
17h - Paróquia São Silvestre

Inesquecível

Dilma, a primeira mulher presidente do Brasil


Dilma Vana Rousseff, foi eleita ontem. (31) presidente da República para o período de 2010 a 2014. Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país. Economista, ex-ministra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma teve a eleição definida quando atingiu 55,43% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 44,57% do candidato do PSDB, José Serra.
Na campanha, Dilma destacou as conquistas dos dois mandatos do governo do presidente Lula, que a indicou para concorrer à Presidência. O seu mote de campanha foi a necessidade de o Brasil continuar crescendo na economia com inclusão social. A presidente eleita ressaltou que 28 milhões de pessoas deixaram a situação de miséria ao longo desses quase oito anos e prometeu trabalhar para erradicar definitivamente a pobreza no país.
No comando da Casa Civil, a presidente eleita conhecida por seu estilo durona, coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais marcas do governo Lula, com ações em praticamente todas as áreas, desde infraestrutura até segurança pública. Dilma também foi responsável pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, de forte apelo social.
Mineira de nascimento, Dilma começou na política no movimento estudantil, em Belo Horizonte. Combateu a ditadura militar (1964-1985), o que a levou à prisão, onde foi torturada. Em liberdade, recomeçou a vida em Porto Alegre, ao lado do ex-deputado Carlos Araújo, com quem era casada à época. Na capital gaúcha, participou da fundação do PDT de Leonel Brizola. Em 2000, deixou a sigla, junto com alguns trabalhistas históricos, como o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise, e se filiou ao PT.
Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, em uma família de classe média alta. Filha da professora Dilma Jane Rousseff e do advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro com quem adquiriu o gosto pela leitura. De acordo com pessoas próximas, Dilma era uma devoradora de livros, tendo construído uma sólida formação intelectual. Até os 15 anos, estudou no tradicional Colégio Sion, atual Colégio Santa Doroteia, escola onde eram educadas as filhas da elite da capital mineira. Ao ingressar no ensino médio, passou para o Colégio Estadual, escola pública mista, mais liberal, onde surgiram muitos dos líderes da resistência à ditadura em Minas.

Reportagem de Luciana Lima, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/11/2010