03 novembro, 2010

Brasileiros continuam otimistas com economia do país, aponta Ipea

As famílias brasileiras continuam otimistas com o comportamento socioeconômico nacional, tanto para o período de um ano como para prazo até cinco anos. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir do Índice de Expectativas das Famílias (IEF) relativo ao mês de outubro, que foi divulgado hoje (3). O otimismo, segundo o estudo, não abrange apenas as classes de menor renda ou grau de instrução.
A proporção dos que esperam uma melhor situação econômica do país nos próximos 12 meses varia de 55%, para quem recebe até um salário mínimo, a 64,7%, para quem recebe entre quatro e cinco salários mínimos. As demais faixas encontram-se entre esses percentuais, sendo que 59,5% dos que recebem mais de dez salários mínimos acreditam que a situação econômica melhorará nos próximos 12 meses.
Se o recorte levar em consideração a escolaridade, a variação da expectativa para o mesmo período fica entre 57,6% (para quem tem nível superior incompleto) e 64,4% (para quem tem nível médio incompleto).
Já a expectativa sobre a situação financeira da família daqui a um ano é bastante homogênea. O percentual de otimistas varia de 73,8%, para aqueles que ganham até um salário mínimo, a 85,9%, para aqueles que recebem de cinco a dez salários mínimos. A situação é similar quando o critério é o de escolaridade. O índice de otimismo para o período vai de 76,1%, no caso da parcela sem escolaridade, a 85,6%, para os que têm nível superior incompleto...continue lendo...

Hoje comemoramos os 80 anos de vigência do voto feminino

Que graça de Deus,
Na semana em que o Brasil elegeu a primeira mulher presidente “Dilma Rousseff”, o direito ao voto feminino completa hoje (3), 80 anos de vigência no país.
A luta mundial pela democracia feminina teve início no século XIX, em Nova Zelândia, especificamente em 1893. No Brasil, a Lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, em novembro de 1930.
Através do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, é instituído o Código Eleitoral Brasileiro, e o artigo 2 disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do código. Mas no artigo 121, dispunham que os homens com mais de 60 anos e as mulheres em qualquer idade podiam isentar-se de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Logo, não havia obrigatoriedade do voto feminino.
O alistamento eleitoral foi realizado no Brasil inteiro. Em alguns Estados o número de mulheres que havia se inscrito ficou aquém do esperado. A motivação era pouca, mas havia exemplos dignificantes, como o caso da moradora de Itabira, em Minas Gerais, Virgínia Augusta de Andrade Lage, que fez questão em se inscrever perante a justiça apesar de contar com a idade de 99 anos.
Em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembléia Nacional Constituinte, a mulher brasileira pela primeira vez, em âmbito nacional, votaria e seria votada e voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Com a promulgação da Constituição de 1934, a idade mínima para o exercício do voto seria alterada para 18 anos, mantida até o advento da Constituição de 1988, que facultou para os maiores de 16 anos o direito ao voto. A legislação eleitoral vigente, garante as mulheres brasileiras a participação efetiva nas eleições.

Salário Mínimo

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) disse ontem à noite, em entrevista ao Jornal da Band, que o governo vai discutir, ainda este ano, um acréscimo maior que o previsto para o salário mínimo em 2011. Segundo a fórmula definida durante o governo Lula e usada atualmente, o salário mínimo é reajustado pela soma da inflação do ano mais o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. Em 2011, como PIB de 2009 foi de zero, sobrariam apenas 5% de aumento, relativos à inflação.
Porém, a presidente eleita disse que pretende manter o aumento do consumo, com a valorização do salário mínimo. Segundo ela, isso foi feito no governo Lula, com expansão do crédito e a geração de empregos. “Pretendo de forma sistemática valorizar o salário mínimo”, declarou. Pela conta, o reajuste em 2012 chegará a 12%, somando 5% de inflação com o PIB de 7% de 2010.

4,6 milhões de candidatos são esperados para fazer o exame Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no fim de semana (6 e 7) e são esperado 4,6 milhões de candidatos para fazer o exame. Mais informações

Trabalho análogo à escravidão: Fiscalizações libertam 98 de áreas de extração de madeira

Em quatro fazendas da Madepar, 67 pessoas foram encontradas em condições análogas à escravidão. Fiscalização posterior libertou outros 31 de uma propriedade da Guararapes, e de outra da Palmasplac e do Grupo Estrela
O grupo móvel de fiscalização libertou 98 pessoas de trabalho análogo à escravidão em propriedades localizadas nos municípios de General Carneiro (PR) e Palmas (PR). A situação foi encontrada em áreas dedicadas à extração de madeira (pinus) sob responsabilidade de quatro empresas: a Madepar Agroflorestal; a Palmasplac Agropastoril Ltda., o Grupo Estrela Indústria de Papel Ltda., e o Grupo Guararapes. Mais informações

Maioria dos brasileiros desconhece sintomas do AVC, alertam especialistas

A cada cinco minutos, um brasileiro morre por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com base em informações do Ministério da Saúde. São quase 100 mil mortes por ano no Brasil. No Dia Mundial de Combate ao AVC, 29/10, especialistas alertaram que a maioria dos brasileiros desconhece os sintomas da doença e não procura o médico.
s sintomas de um AVC são fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.
Para o neurologista e coordenador da pesquisa, Octávio Marques Pontes, o brasileiro não encara o AVC como uma doença que necessita de imediato atendimento médico, porque acha que não existe tratamento. “A doença está presente na vida das pessoas, mas a maioria vê como sem tratamento”, disse. Pontes informou que, desde 2001, está disponível na rede pública e privada o tratamento trombolítico, que consiste na aplicação de remédios para desobstruir a artéria e restabelecer o fluxo sanguíneo, considerado o método mais eficaz. Leia a matéria na íntegra