09 novembro, 2010

O prefeito

Enviado pelo leitor
Num comício em uma cidade, dizia o prefeito: - Queridos cidadãos e cidadãs, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do paletó com uma das mãos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante alguém grita: - Paletó novo, hein?

Cá Entre Nós


O CRCPR SEMPRE se preocupou com o desenvolvimento dos contabilistas, promovendo ou apoiando alternativas de atualização profissional. No passado eram as mesas-redondas. Hoje, são seminários e cursos. Nesse contexto é que desenvolvemos o +Saber Contábil, um programa de educação continuada formado por cursos de curta duração, que podem ser realizados de qualquer lugar, bastando um computador conectado à internet.
Os primeiros disponíveis são Contabilidade Gerencial como Instrumento de Decisão e Mudanças de Práticas Contábeis no Brasil com a lei 11.638/07 e, na sequência, outros serão ofertados.
Agora que você tem todas as facilidades, não precisa se deslocar, não deixe de se atualizar!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Juntando os cacos - Frei Betto

Campanha eleitoral, apurado o resultado das urnas, funciona como abalo sísmico: súbito, o que era findou, a estrutura política se encontra alterada e o que será ainda não se firmou (o que só ocorrerá após 1o de janeiro de 2011).
Após o bate-boca de quem foram os responsáveis pela derrota (a vitória é quase sempre exclusivamente do candidato), o prêmio de consolo de uns tantos é a tradicional boquinha assegurada por quem foi eleito. Não virei deputado ou senador mas, felizmente, o companheiro ali agora é governador; aquele se elegeu senador; o outro, deputado. Quem sabe me consolam com uma nomeação! O dinheiro não sai mesmo do bolso deles. Vem dos cofres públicos. Se for preciso, até topo assinar receber 5, embolsar 3 e deixar 2 para o companheiro que agora me estende a mão...
Muitos vitoriosos não se aguentam de tanto convencimento. Adeus patrão, adeus relógio de ponto, adeus rotina! Agora é não pisar em falso para não cair do palanque. O que mais importa, desde hoje, é tratar de garantir a reeleição daqui a quatro anos.
E nós, eleitores? Votamos por votar ou estamos dispostos a cobrar duro de quem elegemos? Leia na íntegra

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base - Primeira Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base
Documento da CNBB nº 92

Apresentação
A sociedade contemporânea, cada vez mais globalizada, tornou-se ambiente propício ao anonimato das pessoas, perdidas dentro dos mecanismos das macro-organizações, das burocracias e da conseqüente uniformização de comportamentos. O processo de globalização aproximou os povos, mas criou também grande padronização nos modos de ser, pondo em risco as diferenças culturais.

Apesar dessa forte tendência à homogeneidade cultural, articula-se, lenta e intensamente, uma reação, no sentido de criar comunidades nas quais as pessoas se conheçam e sejam reconhecidas, podendo ser elas mesmas em suas biografias, dizer sua palavra, ser acolhidas e acolher, atendendo pelo nome próprio. Assim, vão surgindo grupos e pequenas comunidades por toda parte.

Nas cartas paulinas, aparecem diversas referências à igreja que se reúne nas casas (cf. 1Cor 16,19; Rm 16,5; Fl 2; Cl 4,15). Para esses primeiros cristãos, o lar com seu ambiente familiar era a igreja. A partir daqueles lares, surgiram ministérios e estruturas que moldariam a Igreja, através dos séculos.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) representam, hoje, a continuidade desse mesmo fenômeno, nos seio da Igreja. Elas representam uma maneira de ser Igreja, de ser comunidade, de fraternidade, inspirada na mais legítima e antiga tradição eclesial. Teologicamente são, hoje, uma experiência eclesial amadurecida, uma ação do Espírito no horizonte das urgências de nosso tempo.

Nesta perspectiva, a 48ª Assembléia Geral da CNBB quis contemplar as CEBs, acolhendo-as e acompanhando-as como quem procura discernir, no hoje da história, o que o Espírito diz à Igreja. Certamente, isso não nos dispensa, enquanto pastores, da deligência necessária para a busca de lucidez e de melhores caminhos, com todo esforço de compreensão que deve instaurar-se no interior dessa contemplação teológica sobre o valor eclesial das CEBs.

Que Maria, mãe de Deus e da Igreja, abençoe todas as CEBs de nosso Brasil, para que elas floresçam ainda mais, em nossas paróquias e Igrejas Particulares, com sua riqueza carismática, educadora e evangelizadora (cf. DAp, nn. 99e, 178).

Brasília, 30 de maio de 2010.
Solenidade da Santíssima Trindade

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Para Refletir

É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê. Marcelo Camelo

1ª conferencia regional de Maringá sobre as atribuições dos Conselheiros Tutelares

Hoje(9) das 9 às 16hs, no Mercadão Municipal de Maringá
21 municipio confirmaram presença. As capacitações serão continuadas, acontecerão aproximadamente bimestralmente.
Conscientes de nosso dever como formuladores e fiscalizadores das políticas publicas voltadas para crianças e adolescentes, sendo que somos os principais agentes operadores do ECA, queremos com esta 1ª conferencia regional de Maringá, refletir acerca das nossas atribuições conforme sugeridas por Dr Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador Geral de Justiça, no manual de orientação aos gestores municipais.
Contudo, somos convictos de que com Conselheiros Tutelares Capacitados, Conselhos Tutelares estruturados e Rede de Proteção a infância e juventude integrada, os mais beneficiados são nossas Crianças e Adolescentes.
Focados na concretização dos nossos objetivos de aperfeiçoar nossa atuação, ampliar nossos conhecimentos e contribuir significativamente com a sociedade nos avanços em favor de nossas crianças e adolescentes, entendemos que devemos promover regularmente capacitações como esta conferencia regional de Maringá para Conselheiros Tutelares.
Atenciosamente,

Vandré Fernando
Conselheiro Tutelar de Maringá
Articulador da 1ª Conferência