10 novembro, 2010

Diocese de Paranavaí - 2ª Semana da Vocação Cristã Leiga

A Diocese de Paranavaí promove de 14 a 21 de novembro a 2ª Semana da Vocação Cristã Leiga.
A 2ª Semana da Vocação Cristã Leiga será marcada pelo 2º Simpósio Sobre a Vocação Cristã Leiga, com o tema central “A iniciação à vida cristã na ótica do profeta Jonas”, e o lema “Levante-se e vá” (Jn 1,2 e 3,2), que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 19h30 às 22 horas, no Cosdipa – Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí.
O Simpósio tem por objetivo despertar nos cristãos leigos a consciência da sua vocação como evangelizadores.
A 2ª Semana da Vocação Cristã Leiga terá encerramento no dia 21/11, Solenidade de Cristo Rei e Dia dos Leigos e Leigas, durante o Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base.

Salgadinho tipo chips produzido com mandioca é alternativa mais saudável de consumo


Uma alternativa de consumo aos salgadinhos tipo chips existentes hoje no mercado está a caminho. Trata-se do chips de mandioca, em desenvolvimento na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O projeto, iniciado na UEFS e em fase de finalização na FZEA, faz parte da tese de doutorado da engenheira de alimentos Eliane Ferrarezzo. Segundo ela, o novo produto é mais saudável que muitos produtos tipo chips, pois é frito em gordura natural, livre de gorduras trans.
Para fritar os chips é utilizada a gordura de palma, livre de gordura trans e rica em vitaminas A e E. obre o valor nutricional, o chips de mandioca é uma fonte de energia por ser rico em carboidratos. Mais informações

Tentativa da família Barros de comandar a água e esgoto de Maringá

Do site do Rigon
As aventuras do Leitão Vesgo
Ontem, numa das mensagens pelo Twitter, contra a tentativa da família Barros de comandar a água e esgoto de Maringá, o senador eleito Roberto Requião escreveu: “Primeiro o Leitão Vesgo se meteu de sócio na água rara do Peninha, agora ele quer pôr a mão na água do resto dos maringaenses”.
Referia-se, claro, ao deputado federal Ricardo Barros, que inovou no esquema que outrora chamavam propina: passou a ser sócio (na marra, claro) das empresas que dependem daquela força política junto aos escalões do governo federal. No caso em questão, a água do Peninha dependia do DNPM, assim como o inventor Divino Bortolotto precisou do Detran para liberar seu semáforo de ciclo visual. Num país sério, um homem desse seria proibido de exercer atividades políticas, mas, em governos que não prezam pela probidade, seria convidado para ser vice-líder, com certeza.

Vais morar onde?


Do blog do Pualo Vidigal
Foi aprovado hoje durante sessão da Câmara de vereadores o projeto do vereador Belino Bravin que proíbe a destinação das áreas públicas reservadas à construção de equipamentos comunitários para a implantação de programas habitacionais, doação ou concessão de uso para entidades ou órgãos diversos. Sob essa ótica, pode-se dizer que o projeto é coerente. Mas existem questões importantes.
Partindo do princípio que nesse espaço não poderão ser construídas casas populares, é necessária uma política pública de habitação que atenda as pessoas que não tem casa própria. E não são poucas.
E como ficam aqueles que não podem construir uma casa que não se enquadra nos padrões impostos? E aqueles que não ganham o suficiente para pagar as prestações de um terreno em Maringá?
Curiosos foram os argumentos de alguns vereadores que disseram que foram procurados por moradores que são contra a construção de casas populares porque isso desvaloriza seus imóveis. (!)
Qual a resposta para o estigma: com a atual política para construção de casas populares e a especulação imobiliária, pobre não pode morar em Maringá?

Abertas inscrições para curso de formação de agentes de Ater na Região Sul

O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) abriu inscrições para o Curso de Aprendizagem e Ação Participativa: teoria e prática sobre diagnóstico, planejamento e ação participativa em extensão rural. Este é o primeiro dos quatro cursos que estão sendo promovidos pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar(SAF/MDA).
O objetivo é formar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para apoiar o desenvolvimento rural sustentável da Região Sul, dentro dos princípios da Agroecologia.
As inscrições estão abertas até o dia 29 de novembro. O curso terá 88 horas/aulas e será realizado de 06 a 17 de dezembro de 2010, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Florianópolis (SC). São 35 vagas para técnicos de nível médio e/ou superior, vinculados a uma instituição de Ater governamental ou não governamental do Estado. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.agroecologia.ufsc.br/cursos/aap/.

A repressão policial aos estudantes da UEM

A história recente da repressão policial aos estudantes da UEM
Durante os últimos anos, os estudantes da UEM tem sofrido uma campanha de repressão policial intensificada, em que muitos acadêmicos foram agredidos. Durante os 3 dias de cada vestibular...continue lendo...