11 novembro, 2010

Percentual de famílias chefiadas pela mulher avança 8 pontos de 2001 a 2009

Agência Brasil
O número de famílias chefiadas por mulheres aumentou nos últimos nove anos segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad). No estudo, divulgado hoje (11), concluiu-se que o número de famílias nas quais a mulher é a chefe subiu de 27% em 2001 para 35% em 2009, o que representa 21.933.180 famílias.
De acordo com a chefe de Pesquisa do Ipea, Natália Fontoura, esse fenômeno tem a ver com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. "O mais importante talvez seja a participação das mulheres no mercado de trabalho. Mas também a forma como as mulheres estão se inserindo nos diferentes espaços públicos e as mudanças culturais em relação aos lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade".
Com o nome Primeiras Análises: Investigando a Chefia Feminina de Família, o estudo é o quarto da série de análises do Ipea sobre a Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento das famílias chefiadas por mulheres teve crescimento em todas as regiões: na Sul, foi constatado o maior avanço, passando de 24,4% para 33%, de 2001 a 2009. No Sudeste, a região com o segundo maior crescimento no número de famílias chefiadas por elas, o avanço foi de 28% para 36%.
Grande parte dessas famílias é composta por mulheres sem cônjuge, o que representa 49,3%. As famílias chefiadas por elas são 17,3 % do total das famílias brasileiras. A Região Nordeste foi a que apresentou a maior proporção desse tipo de família, 19,5%, seguido pela Região Norte, com 18,8%. A Região Sul apresentou o menor percentual, 13,9%. No caso dos casais com ou sem filhos chefiados por mulheres, a Região Norte tem 10,4%, o que supera a média nacional, de 9,2%.
A análise mostra ainda que, nas famílias chefiadas por mulheres sem cônjuge, 59,1% delas têm emprego e as mulheres chefes de família com cônjuge e que estão empregadas representam 55,6%. Na comparação com os homens chefes de família, mais de 80% deles, em ambos os casos, estão trabalhando.
Outro dado destacado pelo Ipea é o de que 50,4% das mulheres chefes de família sem cônjuge têm ocupações de melhor qualidade do que os homens. Enquanto nas famílias chefiadas por mulheres que têm cônjuge, 43,9% delas têm uma ocupação de melhor qualidade.

Notícias da Igreja

1) Papa Bento XVI fica surpreso com notícias da Arquidiocese de Maringá
2) Pastoral Afro da Arquidiocese de Maringá prepara atividades para a Semana Nacional da Consciência Negra
3) Jovem empreendedor de Maringá destaca importância da religião na vida familiar e empresarial. Veja entrevista com Charles Piveta
4) PR 323: Na rádio CBN, padre Julinho fala sobre campanha liderada pela TV da Arquidiocese de Maringá
5) Padre Marcos Roberto, de Doutor Camargo, também pede pela duplicação da PR 323
6) Pela Vida. Por mais desenvolvimento: Pais que perderam filho em acidente clamam pela duplicação da PR 323
7) A minha fala em Roma 2* - Artigo semanal de Dom Anuar Battisti
8) Dom Eugênio Sales é homenageado pelo Senado

Conflitos e perseguições levam milhões de pessoas a deixar país de origem

Todos os anos, conflitos e perseguições obrigam milhões de refugiados a reconstruir suas vidas longe de casa. Fica ainda mais difícil quando há pela frente barreiras culturais e linguísticas. O processo de adaptação é longo.
No Brasil, há mais de 4 mil refugiados. O refúgio é concedido quando há perseguição no país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões; quando a pessoa não tem mais nacionalidade e está fora do país onde antes teve sua residência habitual; ou quando há grave violação de direitos humanos e o cidadão é obrigado a deixar seu país.
O jovem paquistanês Imran* está no Brasil há um ano. Com 27 anos, ele sofreu grande perseguição religiosa em seu país natal. Imran faz parte da minoria cristã que é oprimida por muçulmanos, que correspondem a 97% da população do Paquistão. Em agosto de 2009, o bairro dos cristãos da cidade de Gojra foi invadido e destruído por muçulmanos. Leia na íntegra

Diocese de Cornélio Procópio

A Diocese de Cornélio Procópio convida para a tradicional concentração diocesana que acontecerá no dia 28, com inicio às 08 horas com o café da manhã
O evento contará com a presença ilustre do assessor do Setor CEBs da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, de Brasília, Professor Sérgio Ricardo Coutinho. Ele irá falar sobre o documento 92 da CNBB.

Semana Nacional da Consciência Negra - No dia 20 de novembro, um bom vídeo pra ser passado nas celebraçõs

Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens


Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das ações da Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens.
no lado direito do site tem um item com o nome Boletim Virtual
2. insira seu nome e seu e-mail
3. clique em assinar... e pronto!