15 novembro, 2010

Para Refletir

"Sonha e serás livre de espírito...luta e serás livre na vida." Che Guevara

Curso de Verão

O CURSO DE VERÃO é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.
O curso é organizado para um grande número de participantes vindos de todas as regiões do Brasil e mesmo de países da América Latina, do Caribe e de outros continentes. Oferece, ao mesmo tempo, uma atenção muito pessoal a cada participante que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da Educação Popular, que combina reflexão e criatividade, arte e celebração.
Em 2011, o XXIV Curso de Verão volta-se para a atual revolução no campo da biologia e da genética humana, mapeando os avanços da ciência, no sequestramento do genoma humano, nas promessas de terapias genéticas, nas técnicas de clonagem de plantas e animais, no combate biológico a pragas e doenças. Volta-se também para os relatos bíblicos da criação, no diálogo com os novos dados da ciência e as antigas e renovadas perguntas sobre o sentido da vida cósmica e humana, da existência pessoal e coletiva, em sintonia com a Campanha da Fraternidade: CF-2011, sobre a vida no planeta.
Aqui ficha de inscrição
Aqui informações de assessores, conteúdo, preço e etc.

21º Encontro das CEBs da Diocese d e Paranavaí

Programação do 21° Encontro Diocesano de Confraternização e Ação de Graças das Comunidades Eclesiais de Base - dia 21 de novembro de 2010.
paróquia santuário santo antonio de pádua;
Local: Escola Chapéuzinho Vermelho - centro, Alto Paraná;
· acolhida: das 7h às 8h – café – local: refeitório da escola acolhida no local do encontro: avisos praticos e encaminhamentos;
· apresentadores: paulo michotec e coordenadora diocesana;
· 9h – solenidade de abertura;
· boas vindas: pároco, coordenadora diocesana paroquial, padres e demais autoridades presentes;
· espiritualidade (orações, cantos e procissão do padroeiro santo antonio);
· apresentações das paróquias;
· momento mariano: responsabilidade: (par. nossa sra. de fátima – sumaré; nossa sra. do carmo- jd são jorge; nossa sra apararecida- paraíso do norte
· reflexão do tema e lema – equipe paroquial: josé natal, nilza mulatti, maria luiza e zelinda.
· encenações integrando a assembléia;
· celebração eucarística – 11h – celebrante: assessor diocesano da cebs, padre antonio avelino e demais sacerdotes presentes;
· almoço (lanchonete e marmitex)
· 13:30h tarde cultural –momento descontraído;
· momento de brincadeiras;
· participação de algumas pessoas;
· show de prêmios (rifa);
· encerramento16: 30h. (no santuário da rosa mística);
· benção final.

Diabetes mata mais em países pobres e em desenvolvimento, diz OMS


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que quase 80% das mortes por diabetes no mundo ocorrem em países pobres e em desenvolvimento. Em 2005, 1,1 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. A estimativa é que o número de mortes dobre na próxima década.
O número de diabéticos no mundo passa de 250 milhões, diz a Federação Internacional de Diabetes. A entidade, ligada à OMS, alerta: se não forem implantadas políticas de prevenção eficientes, em 2025, o número pode a chegar a 380 milhões. No Brasil, estima-se em 10 milhões o número de diabéticos, sendo 7,6 milhões os acometidos pelo tipo 2 da doença, o mais comum e o único que pode ser evitado.
Na edição deste ano da campanha do Dia Mundial do Diabetes (14), organizações médicas internacionais garantem que é possível prevenir a doença. O diabetes tipo 2 consiste no aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Os principais sintomas são sede e fome excessivas, vontade constante de urinar, perda de peso, cansaço, infecções regulares, visão embaçada, dificuldade de cicatrização de feridas e formigamento nos pés. Mais informações

Rio de Janeiro homenageia Dom Helder com estátua de bronze

A arquidiocese e a prefeitura do Rio de Janeiro inauguraram, no sábado, 13, uma estátua de Dom Helder Câmara no Largo de Pilares. A homenagem é uma extensão das comemorações do centenário de seu nascimento, celebrado no ano passado. Dom Helder exerceu seu ministério por 28 anos na capital fluminense. Ele faleceu em 1999, como arcebispo emérito de Recife e Olinda, e ficou conhecido em todo o mundo por suas ações em favor dos pobres e como defensor dos direitos humanos.
Feita em bronze pelo escultor Otto Dumovich, medindo 1,80 metros de altura e pesando cerca de 250 quilos, a estátua foi instalada na esquina entre as avenidas João Ribeiro e Dom Helder Câmara, antiga Avenida Suburbana, Zona Norte do Rio.