19 novembro, 2010

Dia Nacional da Consciência Negra



Neste sábado, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra. É uma forma de lembrar o sofrimento das negras e dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão das negras e negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o branco. O Dia Nacional da Consciência Negra, é um bom momento para refletirmos sobre a importância da cultura e do povo africano na formação cultural do Brasil.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O quilombo era onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos. Localizava-se na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

Assembléia de Revisão do 22° Plano de Ação Evangelizadora

Amanhã (20) a Arquidiocese de Maringá realiza assembléia de Revisão do 22° Plano de Ação Evangelizadora, será no Colégio Santo Inácio, das 8 às 13 horas (encerramento com almoço).

Presidente Lula é premiado na Índia por ações envolvendo o desenvolvimento do Brasil e a paz

Escolhido hoje (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Lula foi escolhido por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. Lula é elogiado pela “excepcional” contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. O prêmio inclui o recebimento de dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. O prêmio é concedido desde 1986. Foram agraciados o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e o ex-primeiro-ministro da República Tcheca Václav Havel, entre outros.

9ª edição da Festa da Família

Domingo (21) acontece a 9ª edição da Festa da Família
Costela ao fogo de chão é o prato principal da Festa da Família que acontece neste domingo no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. O evento é organizado pela Adascel, instituição sem fins lucrativos, para manter projetos sociais voltados para adolescentes e jovens em desvantagem social. Convites e outras informações pelos telefones 3028-9368 ou 9996-4426.
Criada em 2005, a entidade fundou a primeira Biblioteca Digital Comunitária de Maringá. Só nesse projeto são mais de três mil usuários cadastrados para utilizar, gratuitamente, de computadores com acesso a Internet.
Entre outras atividades, também são oferecidos cursos de capacitação para jovens que buscam o primeiro emprego ou estão fora do mercado de trabalho. A instituição está localizada na Avenida Osires Guimarães, 882, Jardim América.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique

Campanha da Fraternidade (CF) de 2001

O Texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) de 2001 será lançado no próximo dia 26, em São Paulo. A Campanha de 2011 traz o tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”.

Livro sobre Padre Chiquinho terá lançamento em Jussara neste sábado


O livro O Padre Sorriso, sobre a vida do padre Chiquinho será lançado amanhã em Jussara, cidade onde o padre serviu à Igreja por muitos anos. A Santa Missa de lançamento está marcada para este sábado, dia 20, às 19h30 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em seguida haverá noite de autógrafos com a escritora Pedrina Souza.
Na segunda-feira, dia 22, Pedrina Souza vai autografar os livros na missa de Santa Rita de Cássia na paróquia São Judas Tadeu em Maringá, às 15h e às 20h. À noite a autora estará autografando a partir das 19h.
Na segunda-feira, quem comprar o livro irá concorrer a duas passagens para a caravana que vai acompanhar a missa com o padre Reginaldo Manzotti no dia 03 de dezembro em Tupãssi. Na ocasião serão celebrados os 30 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti.
Você também pode adquirir o livro O Padre Sorriso por R$15 na Catedral de Maringá, livraria Rainha da Paz e na TV 3º Milênio.

Fonte: Blog de dom Anuar

Dilma escreve carta para o papa


A presidenta eleita, Dilma Rousseff, enviou uma carta ao papa Bento XVI, na qual pede sua bênção para o novo governo e assegura que deseja manter amplo diálogo com o Vaticano.
O emissário da correspondência será Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarcou ontem à noite para Roma. Carvalho vai se encontrar na segunda-feira com o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Dominique Mamberti, que receberá a mensagem endereçada ao papa.
Na carta, Dilma promete se dedicar, nos quatro anos de seu mandato, à erradicação da miséria e à redução da desigualdade social. "A intenção dela é fazer uma saudação ao papa e garantir que as relações do próximo governo com a Igreja continuarão sendo as melhores possíveis", disse Carvalho, que vai representar Lula, no fim de semana, na cerimônia em que o arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno, será nomeado cardeal.

II Mostra Social de Maringá...Participe!

Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.

Boa noite a todos!
Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!
Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!
Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!
Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!
No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!
Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.
Seu nome é Jesus.
A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

GRAÇA E PAZ
JESUS FOI TUDO PARA NOSSA VIDA E CONTINUA SENDO FIEL E INTEIRO PARA NOS.
AMEM

O Tiririca não sabe o que um Deputado Federal faz. Será que todos nós sabemos? artigo de Lélia Barbosa de Sousa Sá


Descobriram que o candidato Tiririca não é alfabetizado, somente após o resultado das urnas. Porque não contestaram esse fato no momento do registro da sua candidatura? Porque não é exigível, para candidatar-se, a qualquer cargo eletivo, o diploma de no mínimo o ensino fundamental? Porque os analfabetos podem votar, mas não podem ser votados? Porque alguns “fichas sujas” podem e o Tiririca não pode? Porque não mudamos as leis e definimos critérios mais claros e objetivos, cujas exigências sejam comprovadas no ato do pedido de registro? Porque convidaram o Tiririca para se candidatar? São tantos os porquês sem respostas que me motivam a apresentar alterações na legislação eleitoral, quem sabe via Tiririca? Leia na íntegra o argigo é de Lélia Barbosa de Sousa Sá.

Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta população para excesso de sal nos alimentos

A hipertensão conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Segundo a entidade, o excesso de sal na alimentação é uma das causas do problema. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Décio Mion afirma que o brasileiro tem consumido mais que o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais informações