02 dezembro, 2010

Notícias da Arquidiocese de Maringá pelo Twitter

A Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Maringá passa a postar as notícias da Igreja também via Twitter. Siga @arquimaringa

Novena de Natal 2010 a partir do Ofício Divino das Comunidades


Clique aqui para ler ou imprimir
Luís Henrique Alves Pinto, desenhista, do CEBI/MG, de Varginha, Sul de Minas, preparou uma NOVENA DE NATAL 2010 preparada por ele a partir do Ofício Divino das Comunidades. Trata-se de um ótimo subsídio de preparação para não apenas termos Natal, mas para sermos Natal: presença terna de Deus, mistério de amor que nos envolve, que está em nós, no próximo, nos pobres e em toda a biodiversidade.

Recursos para reduzir fila do SUS em Maringá estão parados

O dinheiro devolvido pela Câmara Municipal de Maringá para a prefeitura diminuir a fila do atendimento da saúde pública no município ainda não foi aplicado. A informação veio à tona depois de questionamentos feitos pelo vereador Humberto Henrique (PT) durante a sessão da última terça-feira (30).
Em agosto deste ano os vereadores aprovaram um projeto de lei autorizando o Executivo a utilizar R$ 3,5 milhões, referentes à economia feita na Câmara em 2009, para ampliar a oferta de consultas e exames médicos especializados e as cirurgias para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi criada uma comissão especial de vereadores para acompanhar e fiscalizar a aplicação da Lei.
Depois da cobrança, na tarde de hoje a Secretaria Municipal de Saúde se reuniu com a comissão de vereadores para explicar que o problema está na dificuldade de contratar profissionais para atender as especialidades. Segundo o vereador Humberto, o município está negociando valores com os prestadores de serviço e encaminhará uma proposta para análise dos vereadores.
Consultas e cirurgias
Levantamento realizado pela prefeitura, anexado ao projeto de lei, mostra a fila existente no sistema em várias especialidades como, por exemplo, dermatologia 3.812, neurologia adulto 3.863, angiologia/vascular 2.760.
Dados de julho de 2010 mostram que na fila de cirurgia são 534 na área ginecológica; 184 nas cirurgias infantis; 634 nas cirurgias gerais; 436 cirurgias vasculares e 1.021 cirurgias de cataratas.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique

Concluindo minha Missão de 26 anos – por Pe João Caruana


“Um dia aprendi que Deus nos fala também pelas circunstâncias!”
Neste mês de dezembro completo 26 anos servindo a Igreja no Brasil através da Arquidiocese de Maringá no Paraná, à qual muito devo, sendo que, nos últimos dois anos servindo à paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Guajará-mirim, com o Bispo dom Geraldo; no Projeto Igrejas Irmãs entre a Arquidiocese de Maringá e a Diocese de Guajará-mirim.
Tenho uma idade bonita, quase 70 anos. Por causa dessa idade bonita que há dois anos atrás dom Anuar, atendendo ao meu desejo, enviou-me para servir a Igreja da Amazônia, antes de pendurar minhas “botas” pastorais. Leia na íntegra

Para Refletir

"A paz exige quatro condições essenciais:verdade, justiça, amor e liberdade" Papa João Paulo II

Natal: a festa da vida e da paz - Dom Anuar Battisti

Nossa cidade já está ficando toda enfeitada com símbolos do Natal. Os meios de comunicação veiculam mensagens natalinas cada vez mais contagiantes provocando o consumismo, muitas vezes sem necessidade. É neste clima que eu quero refletir com vocês sobre o verdadeiro símbolo do Natal e sobre sua verdadeira mensagem. O símbolo cristão do Natal é o...continue lendo...

Livro do padre Chiquinho será vendido nas paróquias de Maringá no próximo final de semana

do site da Arquidiocese de Maringá
No próximo final de semana em todas as paróquias de Maringá estará sendo vendido o livro O Padre Sorriso, que conta a trajetória do padre Francisco Roble, scj. O livro, escrito por Pedrina Souza, também pode ser adquirido por R$15 na secretaria da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, na TV 3º Milênio e Livraria Rainha da Paz.

Exigência de diploma de curso superior de jornalismo representa restrição inconstitucional às liberdades de expressão e de informação

A 8ª turma do TRF da 1ª região determinou que a autoridade coatora procedesse ao registro profissional da solicitante, na área de jornalismo, sem ressalvas, para o livre exercício de seu ofício.
A parte deseja registrar-se no Ministério do Trabalho na condição de jornalista, sem diploma em curso superior nessa área.
A União defende a constitucionalidade da exigência de diploma do curso superior em jornalismo feita pelo inciso V do art. 4.º do decreto-lei 972/69 .
A relatora, desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso, explicou...continue lendo...

MST ganha medalha Paulo Freire do Ministério da Educação

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade premiou o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) com a medalha Paulo Freire, durante a abertura da 2ª Semana EJA.
A homenagem é um reconhecimento pelas experiências em educação básica de jovens e adultos (EJA) em acampamentos e assentamentos, além da participação na formulação de políticas públicas para o setor, através da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de jovens e adultos (CNAEJA).
As experiências do MST com a EJA tiveram início com a Campanha de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, realizada em 1991, no assentamento Conquista da Fronteira em Bagé, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, esteve presente Paulo Freire, que empresta seu nome à medalha recebida.
Em 1996, uma parceria com o MEC e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) levou o projeto para 18 estados. Foram formadas 550 turmas e 8.000 educandos. Depois o projeto continuou por meio de parcerias entre secretarias de educação e universidades nos estados. Em cada ano, o MST alfabetiza cerca de 30 mil educandos, envolvendo 2 mil educadores.
A 2ª Semana EJA acontece até o sexta-feira, na Academia de Tênis, em Brasília.

"O governo dos Estados Unidos é o maior terrorista do mundo na atualidade''

O documento da inteligência norte-americana vazado pelo website Wikileaks e que menciona o MST (Movimento dos Sem-Terra) é, para um dos maiores líderes da entidade, uma prova da ingerência dos Estados Unidos nos assuntos internos do Brasil e da América Latina.
Para João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do movimento, a mensagem diplomática que trata os sem-terra como um "obstáculo" para a criação de uma legislação antiterrorista no Brasil "revela, infelizmente, como o governo dos EUA continua tratando os países da América Latina como meras colônias que devem obedecer e serem orientadas". Leia na íntegra