23 dezembro, 2010

Um Negro Natal

A comunidade negra de uma região do Rio de Janeiro desejava, no ano de 2010, realizar uma mostra de seus principais símbolos e elementos religiosos. Numa atitude de abertura e acolhida, a reverenda da Igreja Anglicana abriu as portas da congregação para o evento, gesto concreto de diálogo inter-religioso. Mas o que a reverenda não esperava era a reação de alguns fiéis.
Na visão deles, o templo tinha sido profanado, uma vez que representações dos orixás haviam sido introduzidas no espaço sagrado! Esse grupo de fiéis exigiu a purificação e reconsagração do templo, como nos tempos da Idade Média ou na época de Josias (2Rs 23)! Imagens negras adentrando um templo de um "deus branco"! ...continue lendo...

Feliz Natal

Companheiras, companheiros....
Hoje nesta semana de natalna dor de muitos paira no ar a esperança de celebrar o espirito natalino.
Enquantos muitos compram presentesmuitos esperam o presente que não se compra, mais e conquistae este depende de cada um de nòsfazer este presente se espalhar como esperança quevai brotando de dentro, bem de dentro.
Pois a alegria de muitos não se reflete em quem esperaver a luz do sol um novo dia.mais que nossos pensamentossejam unicos para fazer a energia da vida florescer neste natal.

Feliz Natal
Jair

Para Refletir

"Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização". Ernesto Che Guevara

Reportagem sobre julgamento de assassinato de dois sem-terra no Paraná

“A Justiça é o pão do povo
Às vezes bastante, às vezes pouca”, Bertolt Brecht

Leia aqui uma reportagem sobre a impunidade no julgamento do assassinato de dois sem-terra, em Laranjeiras do Sul (PR), ocorrido em 1997. O julgamento terminou no dia 16 com absolvição dos acusados, Antoninho Valdecir Somenzi, 57 anos, e Jorge Dobinski da Silva, 69 anos, o júri alegou falta de provas para atribuir os crimes aos suspeitos.