15 julho, 2011

Separe o lixo

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve em tamanha evidência, seja nas manchetes jornalísticas, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. O que antes era “papo de ambientalista” está cada vez mais presente nas escolas, nas rodas de conversas entre amigos/as e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Tais mudanças podem ser justificadas também pelos números do estudo elaborado pelo Ipea, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.
O hotsite Separeolixo, http://separeolixo.com/, propõe uma reflexão de como cada um pode fazer a sua parte e ajudar a reverter este quadro. Também faz um convite à conscientização de que forma e porque devemos participar da campanha lançada em maio de 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, Separe o Lixo e Acerte na Lata.
Navegando pelo hotsite você irá conhecer mais da riqueza ambiental e social do lixo, aprender a forma correta de separação dos resíduos úmido e seco. Também entenderá melhor sobre os impactos no meio ambiente, a prática do consumo consciente e a importância da redução do volume de lixo.

Nenhum comentário: